Exploradores de Histórias

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Interpretação

Nesta atividade, chamada 'Exploradores de Histórias', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a desenvolver suas habilidades de escrita, leitura, criatividade e trabalho em equipe através da criação de histórias em quadrinhos. A atividade terá início com uma roda de debate para discutirem sobre os elementos que tornam uma história atraente, abrangendo aspectos como coerência, coesão narrativa e engajamento do leitor. Serão levantadas questões sobre o que faz uma história ser interessante e como os elementos visuais e textuais podem ser combinados para contar uma narrativa envolvente. Em seguida, cada grupo de alunos será encarregado de elaborar um roteiro para sua história, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, a finalidade do texto e onde ele circulará. Este planejamento inclui a decisão sobre os personagens, o cenário, o enredo e as mensagens que desejam transmitir. Posteriormente, os alunos colocarão 'mão na massa', criando as histórias em quadrinhos, focando na originalidade, ortografia e caligrafia. Para concluir, as histórias serão trocadas entre os grupos para um processo de revisão colaborativa, onde todos terão a oportunidade de dar e receber feedback, visando à melhoria dos aspectos técnicos da escrita antes da edição final do trabalho.

Objetivos de Aprendizagem

Ao participar da atividade 'Exploradores de Histórias', os alunos serão capazes de aprimorar sua capacidade de planejar textos de maneira organizada, levando em consideração a situação comunicativa e a finalidade do texto. Eles também desenvolverão habilidades de revisão e edição de textos, essenciais para a produção de uma escrita coerente, coesa e livre de erros ortográficos. Além disso, os estudantes aprenderão a trabalhar em equipe, respeitando as ideias dos colegas e contribuindo com sugestões construtivas durante o processo de criação e revisão dos textos. Esta atividade também visa estimular a criatividade dos alunos na combinação de elementos textuais e visuais para a narrativa de histórias, promovendo o desenvolvimento de competências importantes para a comunicação eficaz em diversos contextos.

  • Desenvolver habilidades de planejamento texto, considerando diversos aspectos da situação comunicativa e o propósito.
  • Aprimorar habilidades de revisão e edição de texto, focando na ortografia, pontuação e coesão.
  • Stimular o trabalho em equipe e o respeito pelas ideias alheias.
  • Desenvolver a criatividade na elaboração de narrativas que combinem elementos textuais e visuais.
  • Incentivar a prática de dar e receber feedback construtivo para a melhoria contínua dos trabalhos.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF15LP05
  • description": "Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas." }, { "code": EF15LP06
  • description": "Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação." }, { "code": EF15LP07
  • description": Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

A base desta atividade está nas estratégias ativas de aprendizado, que engajam os alunos na produção criativa e colaborativa de conteúdos significativos. Ao introduzirem elementos da narrativa, como enredo, personagens, cenário e conflito, e ao combinarem esses elementos textual e visualmente, os alunos exploram diferentes formas de expressão. Isto contribui não apenas para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mas também para o aprimoramento de competências sociais e criativas. Ao final, os estudantes terão uma compreensão mais aprofundada de como as histórias são construídas e de como podem melhorar suas próprias habilidades de escrita através de processos de revisão e feedback.

  • Elementos de uma narrativa
  • Planejamento de texto
  • Processo de revisão e edição de texto
  • Trabalho colaborativo e feedback
  • Criação de histórias em quadrinhos

Metodologia

Utilizando metodologia ativa, como Roda de Debate e Atividade Mão-na-massa, os alunos serão encorajados a participar ativamente em todas as etapas da atividade, desde a discussão inicial até a produção final das histórias em quadrinhos. A Roda de Debate servirá como uma maneira de compartilhar ideias, enquanto a Atividade Mão-na-massa permitirá aos alunos assumirem um papel ativo na construção de suas histórias. Isso promove uma aprendizagem significativa, onde o conhecimento é construído coletivamente e de forma prática.

  • Roda de Debate
  • Atividade Mão-na-massa
  • Trabalho em Grupo
  • Revisão Colaborativa

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a roda de debate e o planejamento das histórias. Na segunda, os alunos criarão as histórias em quadrinhos e realizarão a revisão colaborativa.

  • Aula 1: Roda de Debate e Planejamento dos Roteiros.
  • Aula 2: Criação das Histórias em Quadrinhos e Revisão Colaborativa.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação ativa em todas as fases da atividade, a capacidade de trabalhar colaborativamente, a criatividade e originalidade dos quadrinhos produzidos, e a atenção dada à correção linguística e visual das histórias. Além disso, será considerado o envolvimento dos alunos no processo de revisão, tanto na capacidade de realizar correções efetivas em seus textos quanto na qualidade do feedback fornecido aos colegas. Exemplos de aspectos a serem avaliados incluem a coerência da narrativa, a adequação ao público-alvo, a originalidade e inovação, bem como a correção ortográfica e gramatical.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como papel, lápis, borrachas, régua, canetas coloridas ou lápis de cor, além de acesso a exemplos de histórias em quadrinhos para inspiração. O uso de computadores ou tablets com softwares de desenho pode ser incorporado, caso esteja disponível, para a etapa de edição das histórias.

  • Papel
  • Lápis e borracha
  • Canetas coloridas ou lápis de cor
  • Computadores ou tablets (opcional)
  • Exemplos de histórias em quadrinhos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo