Falando sobre Direitos na Roda

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Direitos Humanos

A atividade 'Falando sobre Direitos na Roda' tem como objetivo inserir os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em discussões críticas sobre questões de direitos humanos que afetam sua comunidade escolar ou bairro. Para tal, propõe-se uma metodologia ativa por meio de uma Roda de Debate, onde cada estudante contribuirá com textos, como notícias ou artigos de opinião, relacionados a direitos humanos. Inicialmente, os alunos apresentarão os textos selecionados, compartilhando o contexto de produção, público-alvo e propósito. Este momento propiciará a exploração da função social dos textos e estimulará a comunicação oral efetiva. Na sequência, provocar-se-á um debate sobre como os direitos humanos são percebidos e vivenciados por eles no dia a dia, além de discutir ações práticas para promoção desses direitos em seus contextos. A atividade visa, portanto, desenvolver a capacidade crítica, a empatia e a responsabilidade social dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver o senso crítico dos alunos sobre questões de direitos humanos e suas implicações sociais, estimulando a prática da cidadania ativa. Através do debate e da análise crítica de textos, busca-se fomentar a habilidade de identificar a função social dos diferentes tipos de textos, compreendendo seus contextos de produção e propósitos. Além disso, almeja-se aprimorar as competências de comunicação oral, através de apresentações e debates, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões, argumentos e sugestões de forma respeitosa e construtiva.

  • Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva sobre direitos humanos.
  • Estimular a expressão oral e a argumentação.
  • Promover a compreensão da função social dos textos.
  • Incentivar ações práticas de promoção dos direitos humanos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
  • EF04LP04: Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolve a análise de textos com temas relacionados aos direitos humanos, prática de argumentação e debate, e estudo da função social dos textos. A atividade proporcionará aos alunos a oportunidade de explorar esses elementos por meio de exemplos concretos e discussões dirigidas, estimulando o desenvolvimento da consciência social e das habilidades de comunicação efetiva.

  • Análise crítica de textos sobre direitos humanos.
  • Práticas de debate e argumentação.
  • Função social dos textos.

Metodologia

A metodologia ativa da Roda de Debate é empregada para promover uma aprendizagem participativa e significativa. Iniciando com a apresentação dos textos pelos estudantes, seguida de discussões em grupo, esta abordagem estimula a interação, a escuta ativa e a construção coletiva de conhecimento. Além disso, serão aplicadas técnicas de argumentação e análise crítica, visando desenvolver as competências de comunicação oral e análise textual dos alunos.

  • Apresentação dos textos pelos alunos.
  • Roda de Debate.
  • Atividades de argumentação.

Aulas e Sequências Didáticas

 Inicialmente, será feita a exploração e apresentação dos textos, em seguida ocorrerão os debates, com espaço para reflexão coletiva. Por fim, haverá uma síntese das discussões e proposição de ações para promover os direitos humanos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e seleção dos textos.
  • Aula 2: Preparação das apresentações.
  • Aula 3: Apresentação dos textos.
  • Aula 4: Início do debate.
  • Aula 5: Continuação do debate.
  • Aula 6: Reflexão e propostas de ações.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, considerando a participação ativa dos alunos, a clareza e a pertinência de suas argumentações durante o debate, bem como o respeito às opiniões alheias. A habilidade de analisar criticamente os textos e aplicar os conhecimentos discutidos na proposta de ações concretas para promoção de direitos humanos também será avaliada. Serão considerados, ainda, os aspectos de coesão, coerência e uso adequado da língua, em especial o emprego correto de acentuação gráfica conforme os objetivos de aprendizagem. Exemplos de contribuições significativas, tanto nas apresentações individuais quanto nas discussões em grupo, serão utilizados como referência para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa de textos, jornais e revistas impressos, além de materiais para anotações, como cadernos, lápis e canetas. A utilização de um projetor ou TV para as apresentações dos alunos poderá enriquecer a experiência, permitindo a exibição de imagens ou vídeos que complementem os textos discutidos.

  • Acesso à internet para pesquisa de textos.
  • Jornais e revistas para seleção de artigos.
  • Materiais de escrita (cadernos, lápis, canetas).
  • Projetor ou TV para apresentações.

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