Inventores de Histórias em Quadrinhos

Desenvolvida por: Seniva… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de histórias em quadrinhos

Os alunos serão introduzidos ao universo das histórias em quadrinhos (HQs) como uma poderosa ferramenta de expressão criativa e desenvolvimento linguístico. Utilizando plataformas digitais de criação de HQs ou papel e caneta, os estudantes desenvolverão suas próprias tirinhas temáticas. Para estruturar as narrativas, será fornecido pelo professor uma lista de estruturas gramaticais e vocabulário que deverão ser incorporados, incluindo a correta concordância verbal e o uso adequado de pronomes. O tema das histórias poderá ser atual ou de interesse dos alunos, promovendo um engajamento mais significativo. Esta atividade mão-na-massa visa não somente estimular a produção textual dos alunos de forma autônoma, mas também fomentar a criatividade, a habilidade de análise linguística e o aprofundamento no domínio da língua por meio de uma abordagem lúdica e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é estimular os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a explorarem a linguagem das histórias em quadrinhos como forma de expressão criativa e autônoma, aliando a prática de escrita à rigorosidade das normas gramaticais. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de criar narrativas coesas, coerentes e criativas, fazendo uso de estruturas gramaticais e vocabulário específicos, com especial atenção à concordância verbal e ao emprego de pronomes. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de leitura e interpretação, ampliando seu repertório linguístico e sua capacidade de análise textual.

  • Desenvolver a capacidade de criação textual por meio da escrita de histórias em quadrinhos.
  • Aprimorar o conhecimento em estruturas gramaticais, com ênfase em concordância verbal e uso de pronomes.
  • Estimular a criatividade e a expressão pessoal dos alunos.
  • Promover habilidades de leitura e interpretação de textos.
  • Aplicar o vocabulário e estruturas gramaticais em contextos significativos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF35LP08: Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
  • EF04LP06: Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).

Conteúdo Programático

Este plano abrange aspectos essenciais da produção textual e da gramática, possibilitando aos alunos explorar a estrutura das histórias em quadrinhos enquanto aplica conceitos de concordância verbal e uso de pronomes. Estima-se uma imersão no processo criativo, permitindo que os estudantes construam narrativas envolventes e gramaticalmente corretas, além de aperfeiçoarem sua habilidade de leitura e interpretação por meio da análise de textos.

  • Estrutura narrativa de histórias em quadrinhos
  • Concordância verbal e uso de pronomes
  • Criação e desenvolvimento de personagens
  • Elementos visuais das histórias em quadrinhos
  • Revisão gramatical e ortográfica

Metodologia

A atividade será realizada seguindo uma abordagem ativa de aprendizagem, com estratégias como 'Mão-na-massa' e 'Sala de Aula Invertida'. Inicialmente, os alunos terão acesso a materiais preparatórios e exemplos de histórias em quadrinhos para análise e inspiração. Em classes subsequentes, eles trabalharão em grupos ou individualmente na criação de suas próprias histórias, aplicando os conhecimentos gramaticais e criativos discutidos. A colaboração e o feedback contínuo entre pares serão incentivados.

  • Análise de histórias em quadrinhos existentes
  • Discussão em grupos sobre estruturas narrativas e gramaticais
  • Sessões práticas de escrita e desenho
  • Revisão e feedback entre colegas
  • Apresentação das histórias criadas para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 20 horas, divididas em 20 aulas de 60 minutos, abrangendo desde a introdução ao gênero das histórias em quadrinhos até a finalização e apresentação das criações dos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao universo das histórias em quadrinhos
  • Aula 2-3: Análise de tirinhas e discussão de estruturas gramaticais
  • Aula 4-5: Planejamento das histórias dos alunos
  • Aula 6-15: Desenvolvimento das histórias (escrita e desenho)
  • Aula 16-18: Revisão e aperfeiçoamento das histórias
  • Aula 19: Preparação da apresentação
  • Aula 20: Apresentação final das histórias em quadrinhos criadas pelos alunos

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, observando o engajamento dos alunos com a atividade proposta e sua evolução criativa e gramatical no decorrer das aulas. Serão avaliados critérios como originalidade, correção gramatical, aplicação dos conceitos estudados, qualidade narrativa e visual das histórias, e habilidade de trabalhar colaborativamente. Feedbacks serão oferecidos em várias etapas do processo, permitindo que os alunos aprimorem suas produções com base nas orientações recebidas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão utilizados recursos digitais como plataformas de criação de histórias em quadrinhos e materiais impressos como papel, canetas e lápis. Além disso, exemplares de HQs serão disponibilizados para análise e inspiração, complementando o processo com pesquisas online e acesso a bibliotecas ou acervos digitais de quadrinhos.

  • Plataformas digitais de criação de HQs
  • Materiais de escrita e desenho (papel, canetas, lápis)
  • Exemplares impressos de histórias em quadrinhos
  • Acesso à internet para pesquisas
  • Bibliotecas ou acervos digitais de quadrinhos

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