A atividade 'Jornada dos Autores Mirins' é uma proposta inovadora que visa estimular a criatividade, a expressão escrita e a oralidade dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental por meio da metodologia da Sala de Aula Invertida. Antes de vir para a aula, os estudantes acessarão um material prévio, em formato de vídeo ou podcast, abordando conceitos essenciais sobre a estrutura narrativa e os elementos de uma história, como personagens, cenário e conflito. Em sala de aula, trabalharemos com a metodologia ativa, promovendo uma aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos, divididos em pequenos grupos, irão criar suas próprias histórias. Este processo inclui a fase de brainstorming para a Troca de ideias, desenho de personagens e cenários, e a escrita do texto narrativo. A roda de debate será utilizada para discutir as ideias e aprimorar as histórias. A atividade se conclui com uma sessão de compartilhamento, onde cada grupo apresentará sua história para a turma, praticando a oralidade e a apreciação da produção textual em um ambiente colaborativo e criativo. Por meio dessa abordagem prática, os alunos são encorajados a serem autores de suas próprias histórias, desenvolvendo habilidades importantes como a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe, a comunicação eficaz e o pensamento crítico.
O objetivo desta atividade pedagógica é instigar nos alunos do 4º ano o interesse pela escrita criativa e pela leitura, aproveitando a metodologia da Sala de Aula Invertida para engajá-los ativamente no processo de aprendizagem. Almeja-se, portanto, desenvolver a capacidade de criar narrativas coerentes, utilizando a estrutura narrativa básica (introdução, desenvolvimento, conflito e conclusão) e integrar os elementos de uma história de forma criativa (personagens, cenário, conflito). Pretende-se, também, fomentar a habilidade de trabalho em equipe, através da divisão de tarefas e colaboração durante a criação das histórias, bem como aprimorar a oralidade e a escuta ativa, com a apresentação das histórias criadas para a classe.
A Sala de Aula Invertida é uma metodologia ativa que implica na inversão do fluxo tradicional de ensino, onde o aluno se torna o centro do processo educacional. Ao aplicar este método na criação de histórias, incentivamos nos alunos a autonomia, a criatividade e a capacidade de colaboração. A introdução à estrutura narrativa e aos elementos constitutivos de uma história prepara o terreno para que, em sala de aula, os alunos possam aplicar de forma prática e colaborativa o conhecimento adquirido, aliando as técnicas narrativas à sua imaginação e aos seus conhecimentos prévios, em um projeto de escrita e apresentação oral coletivo.
Integrando uma série de metodologias ativas como 'Mão-na-massa', Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade visa promover um aprendizado dinâmico e participativo. A Sala de Aula Invertida serve como base para que os alunos ingressem na sala de aula já com conhecimento prévio sobre o tema, permitindo um aproveitamento mais efetivo do tempo em sala. Esta abordagem fomenta a criatividade, a colaboração entre os alunos e a aplicação prática do conhecimento teórico em um projeto de escrita criativa coletiva.
Esta atividade está dividida em duas aulas de 50 minutos cada, somando uma carga horária total de 2 horas, adequando-se perfeitamente ao cronograma escolar. Na primeira aula, será dedicada a discussão das ideias iniciais e o início do desenvolvimento das histórias. A segunda aula será focada na finalização dos textos e na preparação das apresentações, seguida da sessão de compartilhamento das histórias criadas.
A avaliação da atividade 'Jornada dos Autores Mirins' será contínua e processual, observando a participação ativa dos alunos durante todo o processo de criação das histórias. Será considerada a originalidade e a criatividade das narrativas, a capacidade de trabalhar em equipe, o uso adequado da estrutura narrativa e dos elementos da história, além da qualidade da apresentação oral. Os alunos receberão feedback individual e em grupo, com o objetivo de promover a reflexão sobre o trabalho realizado e identificar pontos de melhoria. Exemplos práticos de avaliação poderão incluir rubricas detalhando critérios como criatividade, coesão da história, colaboração no grupo e clareza durante a apresentação oral.
Para a execução desta atividade, um conjunto diversificado de recursos será utilizado, começando por materiais digitais como vídeos ou podcasts para a fase de preparação em casa. Em sala de aula, serão utilizados lápis, papéis, canetas de cores e outros materiais de desenho para a criação de personagens e cenários, além de materiais didáticos de apoio sobre estruturas narrativas. Recursos tecnológicos como projetor, caixas de som e, se possível, tablets ou computadores, também serão fundamentais para auxiliar na apresentação das histórias e na busca de referências.
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