Os alunos serão desafiados a criar uma edição especial de um jornal escolar, com foco nos feriados do ano. A atividade começará com uma introdução ao formato jornalístico e a análise de exemplos. Em seguida, os alunos trabalharão em duplas para produzir textos sobre feriados escolhidos, incluindo notícias, reportagens e entrevistas imaginárias. A aula promove habilidades de escrita, pesquisa e criatividade, enquanto os alunos exploram diferentes gêneros textuais e aprendem a trabalhar em equipe. Com essa atividade, busca-se desenvolver a habilidade de ler e interpretar textos, resolver problemas de maneira criativa e promover o trabalho colaborativo, integrando aspectos sociais e cognitivos do aprendizado.
O objetivo da atividade é permitir que os alunos apliquem suas habilidades de escrita e leitura em um contexto prático, ao mesmo tempo em que desenvolvem competências sociais através do trabalho em equipe. A atividade objetiva explorar a criatividade dos alunos, engajando-os em um processo de aprendizado onde eles são cocriadores de conteúdo. Espera-se que ao finalizar a atividade, os alunos sejam capazes de compreender melhor os diferentes tipos de texto jornalístico, como notícias e reportagens, e aplicar essas técnicas na produção de suas próprias narrativas, explorando a riqueza cultural e social dos feriados.
O conteúdo programático inclui uma introdução ao formato jornalístico, referências a diferentes épocas e estilos de escrita, e a análise de exemplos de artigos e notícias de jornais. Os alunos irão conhecer os elementos que compõem um texto jornalístico, como título, lead, corpo do texto e conclusão. A exploração dos feriados como tema central permitirá que os alunos estudem o contexto cultural e histórico dessas datas, conectando o aprendizado com questões sociais relevantes. Isso proporcionará uma formação integral, onde o conteúdo programático está alinhado com a diversidade cultural e significativa para os alunos.
A metodologia de ensino adotada valoriza a aprendizagem colaborativa e o protagonismo do aluno, onde cada dupla de alunos se tornará responsável pela criação de um artigo jornalístico. Dessa forma, promove-se a participação ativa e a criatividade, além de aspectos críticos e reflexivos do aprendizado. Será garantida uma atmosfera que fomente o respeito e a abertura para as contribuições de todos. Este projeto também se apoia em exemplos reais de jornais, para que os alunos possam ver a aplicação prática e real do que estão aprendendo, proporcionando uma aprendizagem significativa.
O cronograma desta atividade está planejado para ser concluído em uma única aula de 60 minutos, proporcionando uma experiência concentrada e intensa. Essa estrutura visa capturar o interesse dos alunos durante toda a aula e garantir seu engajamento contínuo. Embora compacta, a aula oferece tempo suficiente para introduzir o formato, estudar exemplos, discutir ideias e, finalmente, criar os textos. A organização desse cronograma leva em consideração as necessidades de concentração de cada aluno, sobretudo aqueles com necessidades especiais, para que possam expressar sua criatividade e desenvolver suas habilidades totalmente.
Momento 1: Introdução ao formato jornalístico (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula com uma breve introdução sobre o jornalismo, destacando seu papel na sociedade. Explique as partes principais de um jornal: manchetes, corpo do texto, imagens e legendas. É importante que exemplifique com jornais impressos e digitais disponíveis. Estimule os alunos a observarem as diferenças entre cada formato. Observe se todos os alunos conseguem identificar esses elementos, intervenha com explanações adicionais, se necessário.
Momento 2: Análise de exemplos de jornais (Estimativa: 15 minutos)
Divida a turma em grupos pequenos e distribua exemplares de jornais impressos e digitais. Peça que os alunos escolham duas notícias de temas diferentes e analisem seus componentes, seguindo as instruções da introdução. Permita que compartilhem suas observações com a turma. Avalie o entendimento dos alunos perguntando sobre diferenças e semelhanças entre as notícias analisadas, promovendo um debate. Incentive que expressem suas opiniões e ideias sobre o que mais lhes chamou a atenção.
Momento 3: Planejamento da produção de textos (Estimativa: 10 minutos)
Forme duplas entre os alunos e oriente-os a escolher um feriado para desenvolver artigos jornalísticos. Dê tempo para que discutam e façam um breve esboço do que pretendem escrever, destacando pontos importantes que desejam abordar. Ofereça assistência durante o planejamento e pergunte se eles precisam de ajuda em algum aspecto. Avalie informalmente o engajamento e a capacidade de organização das duplas no planejamento.
Momento 4: Produção dos textos jornalísticos (Estimativa: 20 minutos)
Permita que as duplas comecem a escrever seus artigos. Disponibilize recursos de escrita e computadores, caso a escola tenha acesso a eles, para a escrita digital. Incentive a criatividade e cooperação entre as duplas. Durante a atividade, caminhe pela sala, fornecendo feedback e apoio conforme necessário. Apoie os alunos na inclusão de entrevistas fictícias e dados históricos que agreguem valor aos textos. Para avaliação, peça que ao final, as duplas façam uma breve apresentação sobre os principais pontos de seu texto.
Momento 5: Encerramento e reflexões (Estimativa: 5 minutos)
Finalize a aula pedindo que as duplas compartilhem em uma discussão aberta o que aprenderam sobre jornalismo e a experiência de escrever em parceria. Estimule reflexões sobre o trabalho colaborativo e as descobertas feitas sobre os feriados escolhidos para os textos. Conduza a atividade de forma que todos os alunos participem e contribuam com a discussão. Esta reflexão servirá como uma avaliação final do processo de aprendizagem.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Forneça instruções claras e sucintas para alunos com TDAH, dividindo tarefas grandes em passos menores. Para alunos com transtorno do espectro autista, permita trabalhos em duplas com colegas que ofereçam suporte natural. Estabeleça sinais visuais e verbais para ajudar na transição entre atividades. Além disso, garanta que há espaços tranquilos e menos estimulantes na sala para que possam se concentrar melhor nas tarefas. Ofereça materiais visuais e recursos gráficos que auxiliem na compreensão dos conceitos discutidos. Forneça regularmente feedback positivo, destacando os esforços e progresso feitos pelos alunos.
A avaliação nesta atividade será realizada através de métodos diversificados, adaptados às necessidades de aprendizagem dos alunos. 1. Autoavaliação: Incentivar os alunos a refletirem sobre o trabalho produzido, considerando a clareza, coerência e o trabalho em equipe. 2. Avaliação por pares: Os alunos avaliarão o texto dos colegas, fomentando a troca de ideias e o feedback construtivo. 3. Avaliação do professor: Analisar a estrutura do jornal produzido, a variedade de textos incluídos e a criatividade na abordagem dos temas. 4. Uso de Feedback Formativo: O professor fornecerá feedback contínuo ao longo da atividade, permitindo ajustes em tempo real. Esses métodos garantem uma visão ampla do processo de aprendizagem e desenvolvimento das competências planejadas.
Para o desenvolvimento desta atividade, serão utilizados recursos diversos que estimulam a criatividade e facilitam o entendimento do conteúdo. Serão utilizados exemplos de jornais impressos e online, permitindo que os alunos compreendam a aplicação prática do que está sendo ensinado. Materiais simples de escrita como papel, caneta e marcadores de cores ajudarão os alunos no processo de esboço e planejamento de seus textos. Também serão disponibilizados recursos digitais, como tablets ou computadores, para pesquisa e produção. Esses materiais visam enriquecer o aprendizado sem a necessidade de grandes investimentos financeiros em recursos externos.
Entendemos que o professor enfrenta desafios diários na implementação de atividades inclusivas. Contudo, é crucial que todos os alunos tenham oportunidades equitativas de aprendizado. Para alunos com TDAH, serão implementadas estratégias que garantam foco, como o uso de timers para manter a atenção adequada e organização durante a aula. Para alunos com TEA Nível 1, a utilização de mapas visuais poderá auxiliar na estruturação e compreensão dos textos. Além disso, a comunicação clara e objetiva do professor será crucial para ajudar a todos os alunos a se adaptarem de forma mais eficiente às demandas da atividade.
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