A atividade 'Jornalistas de Papel' busca envolver os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental na investigação e produção de um jornal sobre a escola ou comunidade local, utilizando a sala de aula invertida. Os alunos assistirão a vídeos que explicam a função dos jornais como meio de comunicação antes da aula e, em sala, formarão grupos para escolher um tema específico a ser coberto no jornal. Na primeira parte, os grupos assistirão aos vídeos e discutirão sobre suas anotações e interesses. Na segunda parte da atividade, os alunos conduzirão entrevistas e anotarão suas descobertas, avançando para a criação e apresentação de seus jornais, que podem ser realizados em formato impresso ou digital. Observar-se-á a retenção e aplicação de conceitos sobre a função social dos jornais, habilidades em realizar entrevistas, sintetizar informações e apresentar de forma organizada. Essa experiência prática proporcionará aos alunos uma compreensão aprofundada e contextualizada do papel da mídia na sociedade atual.
Os objetivos de aprendizagem dessa atividade incluem o desenvolvimento da capacidade dos alunos de compreenderem e aplicarem a função social dos jornais, identificarem elementos de textos multissemióticos e reconhecerem os marcadores textuais característicos de produções jornalísticas. Eles também serão desafiados a sintetizar informações coletadas em entrevistas e pesquisas, apresentando-as de maneira coerente em forma de jornal, seja impresso ou digital. Por meio dessa experiência prática, os alunos ampliarão suas competências comunicativas e de análise crítica, essenciais para a formação de um cidadão consciente e ativo em sua comunidade.
O conteúdo programático dessa atividade abordará os aspectos fundamentais de produção jornalística e sua análise crítica. Serão trabalhados os conceitos de função social dos meios de comunicação, recursos expressivos gráfico-visuais utilizados em jornais e a identificação de marcadores textuais e estruturais específicos de textos jornalísticos. A prática será enriquecida com a realização de entrevistas e análise de diferentes fontes de informação, desenvolvendo nos alunos uma capacidade crítica e reflexiva no tratamento de informações.
A metodologia implementada na atividade 'Jornalistas de Papel' fundamenta-se na sala de aula invertida, onde os alunos iniciam o aprendizado autonomamente, facilitando assim a discussão e aplicação em sala. Essa estratégia permite que os alunos entrem na aula já com um conhecimento prévio, possibilitando o aprofundamento prático através de pesquisas e entrevistas. A divisão em grupos para a produção do jornal estimulará habilidades de colaboração, comunicação e organização, essenciais para a realização de um projeto bem-sucedido.
O cronograma da atividade está dividido em dois encontros de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os alunos discutirão os vídeos previamente assistidos e dividir-se-ão em grupos para decidir o tema a ser abordado. Já na segunda aula, procederão com entrevistas e coletas de dados, prosseguindo para a síntese e apresentação dos materiais. Este planejamento garante um equilíbrio entre teoria e prática, propiciando tempo suficiente para reflexão e execução do projeto.
A avaliação dos alunos nesta atividade será baseada em critérios qualitativos e quantitativos que considerarão a participação ativa, tanto nas discussões quanto nas entrevistas realizadas. A originalidade e a relevância dos temas escolhidos por cada grupo serão aspectos-chave, além da organização e clareza na apresentação final do jornal. Pode-se, por exemplo, propor um sistema de autoavaliação, no qual cada membro do grupo atribui notas aos colegas em relação à colaboração e envolvimento. Adicionalmente, o professor analisará os produtos finais com base em uma rubrica estruturada que inclui a correção linguística, coesão e coerência do conteúdo produzido, bem como a criatividade nos recursos gráfico-visuais empregados.
Os recursos necessários para a condução da atividade incluem materiais multimodais para introduzir a função dos jornais, como vídeos e artigos. Durante a realização da atividade, os alunos deverão ter acesso a dispositivos digitais para pesquisas e produção do jornal, como tablets ou computadores, além de materiais básicos como papel, canetas e câmeras para registros de entrevistas. Esses recursos são fundamentais para conduzir a atividade de forma eficiente, impulsionando a criatividade e a capacidade investigativa dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula