Jornalzinho da Turma

Desenvolvida por: Silvan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade e Produção de Textos

A atividade 'Jornalzinho da Turma' envolve os alunos na criação de um jornal escolar. Divididos em grupos, os estudantes irão trabalhar colaborativamente para definir, elaborar e revisar notícias, além de realizar entrevistas uns com os outros. Os tópicos podem variar entre fatos fictícios e acontecimentos reais da escola, proporcionando uma prática rica em escrita e oralidade. Durante o processo, desenvolverão competências de escrita narrativa e informativa, colaboração em grupo e tomada de decisão. Ao final, os grupos compartilharão suas seções do jornal com a turma, fomentando a discussão e reflexão sobre o que foi aprendido, o que contribui para o desenvolvimento da capacidade crítica e do protagonismo dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Jornalzinho da Turma' estão alinhados ao desenvolvimento de habilidades essenciais de escrita e comunicação. A proposta visa aprofundar a capacidade de interpretar e elaborar diferentes tipos de texto, especialmente narrativos e informativos. Por meio da colaboração em grupo, os alunos desenvolvem habilidades sociais, como liderança, negociação e solidariedade. A atividade também foca no fortalecimento da oralidade através de entrevistas e apresentações, incentivando a autoconfiança e a escuta ativa. O propósito é promover o aprendizado significativo por meio da integração prática das competências comunicativas e sociais.

  • Desenvolver habilidades de escrita relacionadas a textos narrativos e informativos.
  • Incentivar a prática da oralidade e das habilidades de entrevista.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão através da revisão coletiva e discussão dos produtos finais.
  • Promover a autonomia e o protagonismo estudantil nas atividades de planejamento e execução do jornal.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP12: Compartilhar os textos produzidos em diferentes suportes, com a intenção de revisar e reescrever, adequando-os para a publicação.
  • EF15LP03: Planejar e produzir, em colaboração com colegas, notícias e reportagens sobre acontecimentos relevantes do cotidiano escolar, utilizando linguagem verbal e não verbal.
  • EF15LP19: Relatar acontecimentos e narrativas ficcionais, organizando-se em torno de um tópico central e adaptando o relato ao assunto e ao público-alvo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange a criação textual, colaborativa e individual, e práticas de oralidade, como entrevistas e apresentações. Os alunos irão explorar estruturas e características de diferentes gêneros textuais, especialmente o jornalístico. A prática contínua de revisão e feedback promoverá o desenvolvimento de competências críticas e reflexivas. O conteúdo enfatiza a interação e a participação ativa, visando uma aprendizagem significativa e aplicada. Além disso, oferece um espaço para a prática da leitura crítica, considerando uma variedade de perspectivas e temas pertinentes ao cotidiano escolar.

  • Estrutura e características dos textos narrativos e informativos.
  • Elementos básicos de uma notícia e entrevistas.
  • Técnicas de revisão textual e feedback colaborativo.
  • Estratégias de comunicação oral eficazes.
  • Práticas de leitura crítica e produção de conteúdo relevante ao contexto escolar.

Metodologia

A metodologia da atividade 'Jornalzinho da Turma' está centrada no aprendizado baseado em projetos e em problemas. Os alunos serão desafiados a exercer suas competências criativas e críticas, desde a fase de planejamento até a apresentação do produto final. A proposta pedagógica inclui discussões em grupo, planejamento colaborativo para a elaboração de conteúdos e realização de entrevistas, sempre norteada por práticas de mediação e suporte por parte do professor. Esta abordagem incentiva o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia e resiliência, e promove a integração entre teoria e prática, oferecendo um aprendizado contextualizado e significativo.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Trabalho colaborativo em grupos.
  • Discussão e planejamento coletivo.
  • Revisão e feedback em pares.
  • Integração entre teoria e prática.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 130 minutos, permitindo uma imersão total no processo de criação do jornal. O cronograma da aula está dividido em etapas: planejamento inicial, divisão de grupos e atribuição de tarefas, desenvolvimento dos conteúdos e revisão colaborativa. A última parte da aula é dedicada à apresentação dos trabalhos e à discussão das aprendizagens adquiridas. Esta estrutura visa garantir que os alunos tenham tempo suficiente para experimentar todo o processo, do início ao fim, promovendo uma aprendizagem completa e integrada.

  • Aula 1: Introdução à atividade e planejamento inicial, formação de grupos, desenvolvimento dos conteúdos do jornal, revisão colaborativa e apresentação final.
  • Momento 1: Introdução à Atividade e Planejamento Inicial (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade 'Jornalzinho da Turma'. Apresente rapidamente as etapas que serão seguidas ao longo da atividade. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre jornais e incentive-os a compartilhar suas ideias e expectativas. Oriente uma discussão sobre a importância dos jornais e como são estruturados. Isso ajudará a preparar os alunos para as etapas subsequentes.

    Momento 2: Formação de Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos de 4 a 5 alunos. Para facilitar o trabalho colaborativo, considere interesses comuns ou habilidades complementares ao formar os grupos. Explique que cada grupo será responsável por uma seção do jornal e incentive-os a discutir e decidir coletivamente qual seção gostariam de desenvolver. Este momento é importante para a organização e delegação de tarefas.

    Momento 3: Desenvolvimento dos Conteúdos do Jornal (Estimativa: 50 minutos)
    Incentive os alunos a planejar suas seções do jornal. Forneça papel, lápis e canetas para que possam anotar ideias e esboços. Peça para que discutam e decidam o tipo de texto que escreverão (narrativo ou informativo) e os temas a serem abordados. Circulando pela sala, ofereça orientações sobre estrutura de texto, organização de ideias e coesão. É importante que você observe se todos estão participando e incentive aqueles que estão mais reticentes.

    Momento 4: Revisão Colaborativa (Estimativa: 30 minutos)
    Peça para que cada grupo troque os textos produzidos com outro grupo. Cada grupo irá revisar a seção do jornal do outro, oferecendo sugestões de melhoria quanto à clareza, coesão e precisão do conteúdo. Oriente e modele como dar feedback respeitoso e construtivo. Esta etapa é essencial para o desenvolvimento de habilidades críticas e de revisão textual.

    Momento 5: Apresentação Final (Estimativa: 20 minutos)
    Solicite que cada grupo apresente sua seção do jornal para a turma. Após cada apresentação, dedique alguns minutos para uma discussão coletiva sobre o conteúdo apresentado, estimulando a participação de toda a turma. Encoraje perguntas e comentários, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo. Observe o engajamento dos alunos e ofereça feedback construtivo, destacando pontos fortes e áreas a melhorar.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Mesmo que não existam alunos com condições ou deficiências específicas nesta turma, sempre é benéfico considerar formas de tornar a aula acolhedora para todos. Promova a inclusão garantindo que todos os alunos tenham oportunidade de participar das discussões. Incentive diferentes formas de expressão ao apresentar suas ideias, como desenhos ou dramatizações. Ofereça ajuda ou esclarecimentos adicionais para alunos que tiverem dúvidas ou insegurança durante a atividade. Se possível, permita a movimentação dos alunos na sala para fomentar a produção colaborativa e socialização.

Avaliação

A avaliação se dará por meio de observação contínua e feedback formativo durante todo o processo de elaboração do jornal. Serão utilizados diferentes critérios avaliativos, considerando tanto o processo quanto o produto final. O professor observará o engajamento dos alunos nas atividades individuais e coletivas, a qualidade e adequação dos textos produzidos e a eficácia da comunicação oral durante entrevistas e apresentações. Exemplos práticos de avaliação incluem a autoavaliação e a coavaliação entre pares, visando promover a reflexão crítica e a aprendizagem autônoma. A diversidade nas formas de avaliação garantirá que todos os alunos tenham oportunidade de demonstrar suas competências de maneiras que se alinhem às suas habilidades individuais.

  • Observação contínua do processo de trabalho dos alunos.
  • Feedback formativo durante a produção textual e as apresentações.
  • Autoavaliação e coavaliação entre pares para promover reflexão crítica.
  • Avaliação do engajamento e participação nas atividades de grupo.
  • Análise da qualidade e adequação dos textos produzidos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade 'Jornalzinho da Turma' são simples e práticos, consistindo principalmente de materiais físicos. Os alunos usarão papel, lápis, canetas e cartolinas para criar os diferentes componentes do jornal. O quadro negro ou branco da sala poderá auxiliar na organização das ideias e no planejamento coletivo. Esses materiais são acessíveis e permitem que os alunos explorem sua criatividade sem depender de tecnologias digitais, seguindo as diretrizes estipuladas. A escolha desses recursos visa proporcionar um ambiente de aprendizagem tátil e interativo, que favorece o desenvolvimento manual e a expressão artística.

  • Papel, lápis e canetas para escrita e desenho.
  • Cartolinas para montagem das páginas do jornal.
  • Quadro negro ou branco para organização e planejamento coletivo.
  • Recursos de pesquisa impressos, como revistas e livros.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a sobrecarga de trabalho dos professores é significativa, mas é essencial promovermos um ambiente inclusivo que acolha todos os alunos. Para tanto, o plano de aula propõe estratégias que não onerem financeiramente e que possam ser facilmente integradas às práticas diárias. Adaptar as atividades para diversos estilos de aprendizagem, como incluir debates para quem prefere aprender oralmente ou atividades práticas para quem aprende melhor com ações, pode ser uma solução prática e eficaz. Além disso, a criação de um espaço físico que incentive a interação grupal e acesso igualitário aos recursos são fundamentais. O acompanhamento contínuo e a oferta de suporte individualizado também são recomendações importantes, garantindo que cada aluno sinta-se valorizado e ouvido. Essas sugestões visam assegurar a participação ativa e equitativa de todos os alunos, respeitando suas diferenças.

  • Adaptações de atividades para diferentes estilos de aprendizagem.
  • Criação de um espaço físico que promova interação grupal.
  • Acompanhamento contínuo e suporte individualizado conforme necessário.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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