Laboratório de Concordância

Desenvolvida por: Robson… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Concordância Nominal

Nesta atividade prática, denominada Laboratório de Concordância, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão imersos em um ambiente de experimentação linguística. Transformando a sala de aula em um laboratório, os participantes trabalharão em duplas para explorar os conceitos de concordância entre artigos, substantivos e adjetivos. Cada dupla receberá frases incompletas e um 'Kit Concordância', composto por cartões variados contendo artigos, substantivos e adjetivos. O desafio posto aos estudantes será o de completar as frases fornecidas de forma que haja harmonia e acordo perfeito entre os elementos do grupo nominal, praticando e solidificando seus conhecimentos de gramática de maneira interativa e colaborativa. Ao final da atividade, cada dupla apresentará suas frases para a classe, incentivando um debate rico sobre as escolhas feitas na concordância dos termos, proporcionando uma aprendizagem significativa e coletiva.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é promover a compreensão e aplicação prática do conceito de concordância nominal, habilidade fundamental para a construção de textos coesos e coerentes. Através da prática em pares, os alunos serão incentivados a analisar criticamente o uso de artigos, substantivos e adjetivos, fomentando a atenção a detalhes que definem a correção e a fluidez no uso da língua. Além de desenvolver competências linguísticas específicas, a atividade visa também estimular habilidades sociais, como trabalho em equipe, comunicação eficaz e resolução colaborativa de problemas, essenciais para o aprendizado integral do aluno.

  • Compreender e aplicar a concordância nominal entre artigos, substantivos e adjetivos.
  • Desenvolver habilidades de análise linguística e atenção aos detalhes gramaticais.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz através da realização de tarefas colaborativas.
  • Promover a capacidade de debate e reflexão crítica sobre o uso da língua.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP13: Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.
  • EF35LP29: Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
  • EF04LP07: Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada ao currículo do 4º ano do Ensino Fundamental, focando na compreensão e prática da concordância nominal - uma habilidade essencial para a produção textual. Os alunos irão trabalhar conceitos gramaticais de modo prático e significativo, garantindo não apenas a memorização, mas a aplicação consciente das regras de concordância. , syllabus_items: [ Concordância nominal: entre artigos, substantivos e adjetivos.

Metodologia

A metodologia aplicada será a Atividade Mão-na-massa, favorecendo um aprendizado ativo por meio da prática direta e da experimentação. Trabalhando em duplas, os alunos terão a oportunidade de explorar os conceitos de forma colaborativa, promovendo a discussão e o compartilhamento de ideias, além de estimular a responsabilidade individual e coletiva pela aprendizagem. , methodology_items: [ Formação de duplas para a realização das atividades práticas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 50 minutos, permitindo a exploração aprofundada do tema e a realização de todas as etapas de aprendizagem propostas, desde a introdução teórica até a apresentação final das frases pelas duplas.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de concordância nominal e formação das duplas.
  • Aulas 2 e 3: Atividades práticas com o 'Kit Concordância'.
  • Aula 4: Apresentação das frases e debate em classe.

Avaliação

A avaliação terá como base a participação ativa dos alunos durante as atividades práticas e a apresentação das frases, observando a correta aplicação da concordância nominal. A qualidade do debate gerado a partir das apresentações também será considerada, avaliando a capacidade de argumentação e compreensão dos conceitos por parte dos alunos. Ferramentas como rubricas de avaliação poderão ser utilizadas para quantificar o desempenho das duplas de acordo com critérios pré-estabelecidos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como lousa, marcadores, 'Kits Concordância' (conjuntos pré-preparados de cartões contendo artigos, substantivos e adjetivos), além de espaço adequado para promover discussões em grupo e trabalhos em dupla.

  • Lousa e marcadores.
  • 'Kit Concordância' para cada dupla.
  • Espaço de sala de aula adaptado para discussão e trabalho em grupo.

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