Mapa da Fantasia

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura de Fantasia

Esta atividade convida os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a mergulhar no universo da literatura de fantasia, utilizando suas habilidades de leitura, interpretação e criatividade. Antes da aula, os alunos lerão em casa um capítulo de um livro de fantasia selecionado pelo professor, tomando notas sobre os elementos que compõem seu mundo imaginário. Em sala de aula, trabalharão em grupos para criar um mapa visual deste universo literário, abrangendo personagens, locais e objetos mágicos por meio de texto e ilustrações. Finalizando a atividade, cada grupo apresentará seu mapa à classe, acompanhado de uma pequena performance dramatizada que ilustra uma cena chave do capítulo. Este plano de aula não só visa aprofundar a compreensão textual e o apreço pela literatura, mas também estimular a colaboração, expressão artística e valorização da diversidade cultural através do imaginário.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Mapa da Fantasia' tem como objetivo principal desenvolver a interpretação de textos literários, incentivando um olhar crítico e criativo sobre a literatura de fantasia. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar e compreender os elementos que compõem um mundo fictício, como personagens, ambientações e objetos mágicos, e também reconhecer a intenção por trás de sua criação. Além disso, a atividade visa fomentar a capacidade de trabalhar em equipe, ao compartilhar ideias e criar coletivamente, e promover habilidades de comunicação, através das apresentações orais e performances. Ao valorizar as narrativas de fantasia, busca-se igualmente cultivar o apreço pela diversidade cultural e o patrimônio literário.

  • Compreender e interpretar textos literários dentro do gênero de fantasia.
  • Identificar os componentes de um mundo imaginário e analisá-los críticamente.
  • Estimular a criatividade na criação de visuais literários.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe.
  • Aprimorar habilidades de apresentação oral e expressão dramática.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a leitura e análise de textos literários de fantasia, explorando as características e funções dos elementos que compõem os universos imaginários. Será dado enfoque no desenvolvimento de habilidades interpretativas e criativas, bem como no trabalho em equipe e na expressão oral e dramática. A atividade enfatiza a importância da diversidade cultural expressa através da literatura, promovendo uma valorização do imaginário como uma forma de compreensão do mundo.

  • Leitura e interpretação de textos de fantasia.
  • Características de mundos imaginários.
  • Elementos da narrativa fantástica.
  • Expressão criativa e artística.
  • Performance dramática.

Metodologia

A metodologia desta atividade segue o modelo da Sala de Aula Invertida, onde os alunos se prepararão em casa, através da leitura e anotação sobre o texto selecionado. Em sala, serão organizados em grupos para criar coletivamente os mapas visuais do universo literário discutido. Esta abordagem promove tanto o estudo autônomo quanto a aprendizagem colaborativa. As apresentações finais, com performances dramatizadas, permitem aos alunos não só demonstrar seu entendimento, mas também aprimorar suas habilidades de comunicação e expressão.

  • Leitura domiciliar prévia.
  • Criação coletiva de mapas visuais em grupo.
  • Apresentações orais e performances dramatizadas.
  • Colaboração e feedback entre os grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída ao longo de quatro aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada uma discussão inicial sobre o capítulo lido e um planejamento das etapas de criação do mapa. Nas duas aulas seguintes, os alunos trabalharão em seus mapas, com orientação e apoio do professor. A última aula será dedicada às apresentações dos grupos e à realização das performances.

  • Aula 1: Discussão inicial e planejamento dos mapas.
  • Aula 2 e 3: Criação dos mapas em grupos.
  • Aula 4: Apresentações e performances dos grupos.

Avaliação

A avaliação considerará a participação individual e a contribuição para o trabalho em grupo, a compreensão e interpretação do texto literário, a criatividade e qualidade dos mapas visuais criados, bem como a performance e capacidade de apresentação oral. Será dado feedback individual e coletivo, valorizando os esforços e progressos dos alunos. Exemplos de critérios de avaliação incluem a clareza na localização dos elementos narrativos no mapa, a originalidade das ilustrações e a expressividade durante a performance.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como papel de grande formato para a criação dos mapas, marcadores coloridos, lápis, tesouras e cola. Também será importante ter acesso a uma cópia do capítulo selecionado para cada aluno e recursos de áudio e vídeo para apoiar as apresentações e performances.

  • Papel de grande formato para mapas.
  • Marcadores, lápis de cor e canetas.
  • Tesoura e cola.
  • Cópias do capítulo selecionado.
  • Equipamentos de áudio e vídeo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo