Nesta atividade inovadora, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar problemas comuns em sua comunidade ou escola e propor soluções criativas através da criação de super-heróis fictícios. Após identificar os problemas reais que desejam que sejam solucionados, eles inventarão super-heróis com habilidades especiais adequadas para resolver essas questões. A atividade culminará na escrita de cartas de reclamação dirigidas a esses heróis, descrevendo o problema, explicando sua importância e sugerindo como gostariam que fosse resolvido. Esta abordagem não só estimula a criatividade e a imaginação dos alunos, mas também promove o desenvolvimento de habilidades essenciais em argumentação e na exposição clara de ideias. Além disso, eles se familiarizarão com a estrutura de uma carta de reclamação, tudo isso enquanto discutem e refletem sobre questões relevantes em sua comunidade ou ambiente escolar.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na prática da escrita criativa e reflexiva por meio da elaboração de cartas, incentivando-os a identificar problemas e propor soluções de forma inventiva. Busca-se também desenvolver habilidades de argumentação, permitindo que os estudantes expressem suas ideias e opiniões de maneira clara e estruturada. Outro objetivo essencial é familiarizá-los com a estrutura e as características de uma carta de reclamação, além de incentivar uma maior consciência social e empatia ao considerarem problemas que afetam a todos em sua comunidade ou escola.
A atividade será estruturada de modo a explorar o gênero textual da carta de reclamação, sua estrutura e elementos constitutivos. Os alunos serão introduzidos às características específicas desse tipo de carta, como a exposição clara do problema, a apresentação de argumentos e a sugestão de soluções. Além disso, o conteúdo abordará a reflexão sobre problemas cotidianos da comunidade ou escola e a importância da cidadania ativa e da responsabilidade social. O desenvolvimento da criatividade também terá um papel central, à medida que os estudantes criam seus próprios super-heróis para abordar os problemas identificados.
A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será aplicada, favorecendo a aprendizagem por meio da experiência direta. Inicialmente, os alunos participarão de uma discussão em grupo para identificar problemas reais em sua comunidade ou escola. Em seguida, serão guiados na criação de super-heróis que possam solucionar esses problemas, atividade que estimula a imaginação e criatividade. A etapa final será a produção das cartas, na qual os alunos, individualmente, aplicarão os conhecimentos adquiridos sobre a estrutura de uma carta de reclamação, argumentação e expressão clara de ideias, para comunicar suas reivindicações ao super-herói que criaram.
A carga horária total será de 8 horas, dividida em 9.6 aulas de 50 minutos. Iniciaremos com uma introdução ao projeto e discussão dos problemas (2 aulas), seguida da criação dos super-heróis (3 aulas). As 4.6 aulas restantes serão dedicadas à escrita, revisão e apresentação das cartas.
A avaliação será baseada na capacidade dos alunos de entender a estrutura de uma carta de reclamação e aplicá-la de forma adequada. Será considerada a criatividade na criação do super-herói e a clareza na argumentação e descrição do problema. Além disso, a participação nas discussões em grupo e a cooperatividade durante as fases de criação também serão consideradas. O professor pode usar rubricas para avaliar esses aspectos, pontuando itens como coesão, coerência, criatividade e precisão gramatical nas cartas, além do envolvimento ativo nas atividades em grupo.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos como papel, canetas e lápis, além do acesso a computadores com internet para a pesquisa de problemas comuns em comunidades ou escolas e exemplos de cartas de reclamação. Lousa ou quadro branco e marcadores também serão úteis para o registro coletivo de ideias durante as discussões em grupo.
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