A atividade Minha Primeira Crônica visa enriquecer a capacidade observacional dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, incentivando-os a explorar o meio em que vivem e a transformar suas observações em textos escritos, especificamente crônicas. O professor iniciará a aula apresentando o gênero textual crônica, indicando suas principais características e lendo exemplos relevantes que possam captar o interesse dos alunos, atentando-se para selecionar textos que estejam em consonância com o universo infantil. Após esta introdução, os alunos serão encorajados a escolher um evento ou situação, podendo ser este real ou fruto da imaginação, para desenvolverem suas próprias crônicas. Durante o processo de escrita, o educador circulará pela sala, oferecendo suporte individualizado para cada estudante na construção de suas narrativas, assegurando que as estruturas narrativas estejam coerentes e engajantes. Finalmente, a atividade culminará em uma roda de leitura, oportunidade em que os alunos lerão suas crônicas para os colegas, estimulando a prática da escuta ativa e fomentando um ambiente de respeito mútuo pelas obras uns dos outros.
Esta atividade tem o objetivo de desenvolver a habilidade de observação dos alunos, incentivando-os a perceber detalhadamente o mundo ao seu redor e a captar momentos, situações ou eventos que possam ser transformados em crônicas. Visa também fomentar a criatividade e a liberdade de expressão, permitindo que os alunos escolham livremente seus temas, seja a partir de suas experiências pessoais ou da imaginação. Além disso, o projeto procura aprimorar competências linguísticas de escrita, leitura e oralidade, através da elaboração das crônicas, da roda de leitura e do feedback entre pares. Busca, por fim, cultivar o respeito e a valorização das diferentes perspectivas e manifestações culturais presentes na sala de aula.
O conteúdo programático desta atividade engloba o estudo do gênero textual crônica, abrangendo suas características, estrutura e finalidades. Será dada ênfase à importância da observação do cotidiano como fonte de inspiração para a escrita, além de serem abordados aspectos de gramática e estilística relevantes à construção de narrativas coesas e interessantes. O aprendizado prático por meio da escrita criativa e a dinâmica da roda de leitura estarão no centro do processo de aprendizagem, permitindo aos alunos aplicarem o que aprenderam de maneira significativa e reflexiva.
A atividade será guiada pelas metodologias ativas 'Atividade Mão-na-massa' e 'Roda de Debate'. A primeira etapa, de introdução ao gênero crônica e escolha dos temas, servirá como uma imersão no conteúdo, onde os alunos serão os protagonistas de sua aprendizagem através da escrita criativa. O momento da escrita das crônicas representa a aplicação prática 'Mão-na-massa', com o professor orientando e auxiliando no desenvolvimento das ideias. A conclusão da atividade se dará com a 'Roda de Debate' (leitura), um espaço de partilha, escuta e discussão das crônicas criadas, incentivando o respeito pelas diferenças e o desenvolvimento da oralidade e da capacidade crítica.
Com um total de 2 horas distribuídas em 2 aulas de 60 minutos cada, o cronograma contempla uma abordagem graduada. Na primeira aula, acontecerá a apresentação do gênero crônico, leitura de exemplos e a escolha dos temas pelos alunos. A segunda aula será dedicada à escrita das crônicas, orientação individualizada pelo professor e, por fim, a roda de leitura das crônicas com o compartilhamento e discussão das mesmas.
A avaliação desta atividade pedagógica será realizada considerando diversos aspectos, como a capacidade de observação demonstrada, criatividade, domínio da estrutura narrativa da crônica, coesão e coerência textual e a participação ativa na roda de leitura. Avaliar-se-á também a habilidade dos alunos em fornecer e receber feedback construtivo. Os critérios de avaliação serão comunicados de antemão aos alunos para que tenham clareza quanto aos objetivos de aprendizagem. A avaliação será formativa, priorizando o processo de aprendizagem, a evolução individual e a capacidade de reflexão sobre a própria produção textual e a dos colegas.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como quadro branco e marcadores ou lousa digital, notebooks ou tablets (caso a escola disponha desses recursos para pesquisa de exemplos de crônicas online), papel e lápis para escrita manual das crônicas. Recomenda-se também a utilização de livros de crônicas ou coletâneas literárias adequadas ao nível de leitura dos alunos, a fim de fornecer uma vasta gama de exemplos inspiradores. A ambientação da sala para a roda de leitura pode ser enriquecida com almofadas ou tapetes, criando um espaço acolhedor que favoreça a partilha.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula