Mistério dos Quadros Falantes

Desenvolvida por: Keilah… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação de texto e arte

Nesta atividade pedagógica denominada 'Mistério dos Quadros Falantes', a sala de aula será transformada numa galeria de arte enigmática, onde os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a desvendar mistérios, associando textos expositivos de divulgação científica a ilustrações correspondentes. Cada 'quadro' consistirá em um texto ao lado de várias ilustrações. Os estudantes deverão ler cuidadosamente esses textos e escolher a ilustração que melhor represente o conteúdo lido. Esta atividade promove a leitura crítica e a habilidade de correlacionar texto a imagens de forma divertida e interativa, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos. O objetivo é potencializar a interpretação e análise crítica dos alunos, estimulando também a observação, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe através da resolução de enigmas.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é aprimorar as habilidades de leitura, interpretação e análise crítica dos alunos, incentivando-os a localizar informações explícitas em textos, relacionar tais textos com ilustrações e compreender textos expositivos de caráter científico. Fomentando a observação, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, os estudantes serão desafiados a pensar de forma crítica e criativa, desenvolvendo competências fundamentais para o seu crescimento intelectual e pessoal.

  • Aprimorar a habilidade de leitura e interpretação de textos
  • Estimular o raciocínio lógico e a observação detalhada
  • Promover a habilidade de relacionar textos a imagens
  • Desenvolver a análise crítica através da resolução de enigmas
  • Fomentar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
  • EF04LP19: Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a leitura e interpretação de textos expositivos, o desenvolvimento da capacidade de relacionar textos a imagens e a promoção de habilidades analíticas e críticas. O enfoque será dado de maneira que os alunos experimentem, de forma lúdica, a arte de interpretar e a importância da coesão textual e visual na compreensão de informações complexas.

  • Interpretação de texto
  • Análise crítica de textos e imagens
  • Divulgação científica para crianças
  • Relação entre texto e imagem
  • Trabalho em equipe e solução de problemas

Metodologia

A metodologia da atividade se alicerça na Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente interativo onde os alunos aprenderão através da prática e experimentação. As etapas da atividade envolvem a análise de textos e ilustrações de forma integrada, encorajando os estudantes a aplicar o conhecimento adquirido de maneira prática para resolver os desafios propostos.

  • Transformação da sala de aula em galeria de arte
  • Leitura e interpretação de textos expositivos
  • Identificação e seleção da ilustração correspondente ao texto
  • Discursões em grupo para resolução dos enigmas
  • Apresentação e justificativa das escolhas feitas pelos grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 7.5 aulas de 40 minutos, totalizando 5 horas. Inicialmente, os alunos serão introduzidos à proposta da atividade e aos conceitos chave. Nas sessões subsequentes, serão realizadas as sessões de leitura, discussão e seleção das ilustrações. A última aula será dedicada à apresentação das justificativas pelos grupos e ao feedback dos professores.

  • Aula 1: Introdução à atividade e conceitos chave
  • Aula 2-6: Sessões de leitura, discussão e seleção de ilustrações
  • Aula 7: Apresentação e justificativas dos grupos, feedback dos professores

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa, focando no processo de aprendizagem do aluno ao longo da atividade. Será levada em consideração a participação, o envolvimento com a tarefa, a habilidade de argumentação escolhas e o trabalho em equipe. O desempenho individual e coletivo dos alunos na resolução dos enigmas e na apresentação das justificativas será crucial para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem textos expositivos impressos, ilustrações variadas, material para transformação da sala de aula em galeria (como cordões para pendurar as ilustrações e fita adesiva) e material de apoio didático para a condução da discussão e apresentação.

  • Textos expositivos impressos
  • Ilustrações variadas
  • Cordões e fita adesiva para montagem da galeria
  • Material didático para discussão e apresentação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo