Nesta atividade, intitulada 'O Jornal da Turma', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental se unirão para criar um jornal coletivo. A proposta é que cada aluno escreva uma pequena notícia ou reportagem abordando temas relacionados à escola, como eventos futuros ou entrevistas com funcionários. Utilizando papel e canetinha, os alunos organizarão o layout do jornal, decidindo coletivamente a ordem das notícias. Esta atividade busca desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e produzir textos de caráter informativo, promovendo o trabalho em equipe e decisões colaborativas. Ao final, os alunos terão a oportunidade de compartilhar o jornal com outras turmas ou com seus pais, estimulando o protagonismo estudantil através da apresentação de seu trabalho.
O objetivo de aprendizagem dessa atividade é desenvolver as habilidades de escrita e interpretação de textos informativos nos alunos, utilizando um contexto prático e colaborativo. Ao participarem do processo de criação de um jornal coletivo, os estudantes serão incentivados a entender a estrutura e finalidade de diferentes tipos de texto e a exercitar a comunicação escrita e a expressão de ideias. Essa prática, além de promover autonomia e confiança, incentiva o pensamento crítico ao selecionar e organizar informações relevantes para o público-alvo.
O conteúdo programático abordado através desta atividade inclui elementos essenciais da produção de textos jornalísticos, como identificação da notícia, sua estrutura básica, e o uso de linguagens verbal e não verbal. Os alunos serão incentivados a reconhecer e aplicar o processo de pesquisa e entrevista, com a integração de diversos tipos de mídias e recursos gráficos. Ao longo da execução da atividade, os estudantes também aperfeiçoarão sua fluência em leitura e interpretação, essenciais para a contextualização e síntese das informações obtidas.
A metodologia desta atividade será pautada na aprendizagem colaborativa, onde os alunos trabalharão juntos para alcançar objetivos comuns. A presença de uma aula expositiva introdutória possibilita que o professor esclareça o propósito do jornal e discorra sobre suas partes essenciais, ensinando os princípios fundamentais do jornalismo. A estratégia une a explicação direta com a prática interativa, destacando a importância do trabalho em equipe e a valorização das diferentes contribuições de cada aluno. Ao final, ao compartilhar o produto final com outras turmas, reforça-se o princípio do protagonismo estudantil.
O cronograma da atividade está organizado de forma que tanto a instrução inicial quanto a execução prática sejam realizadas em um único bloco de 50 minutos. A aula começará com a exposição dos objetivos e estrutura do jornal, seguida da divisão dos alunos em grupos para discussão de seus artigos. Cada grupo escolherá temas, pesquisará e começará a redigir suas matérias no tempo disponível. Por fim, será reservada uma pequena parte do tempo para que os alunos compartilhem uma prévia do que produziram, promovendo feedbacks construtivos.
Momento 1: Introdução aos Conceitos Jornalísticos (Estimativa: 15 minutos)
Inicie a aula apresentando aos alunos o conceito de jornalismo. Utilize o projetor ou a lousa para mostrar exemplos de jornais e notícias. Explique as partes principais de uma notícia: título, lide, corpo do texto e autoria. Encoraje os alunos a fazerem perguntas para garantir a compreensão.
Oriente os alunos a anotarem em seus cadernos os elementos discutidos, reforçando a importância de cada um. Este momento servirá para introduzir a linguagem jornalística e preparar os alunos para a atividade prática.
Momento 2: Formação de Grupos e Discussão de Ideias (Estimativa: 10 minutos)
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. É importante que os grupos sejam heterogêneos em termos de habilidades, para promover o aprendizado colaborativo. Permita que cada grupo discuta possíveis temas para suas notícias. Circule pela sala, oferecendo sugestões e esclarecendo dúvidas. Estimule a participação de todos, garantindo que cada aluno tenha a oportunidade de contribuir com ideias.
Momento 3: Pesquisa e Seleção de Fontes (Estimativa: 15 minutos)
Instrua os alunos a começarem a pesquisa sobre o tema escolhido. Eles devem identificar as fontes de informação disponíveis, sejam entrevistas com funcionários da escola, notícias anteriores sobre eventos escolares ou consultas a livros da biblioteca. Demonstre como estabelecer perguntas para entrevistas, introduzindo noções básicas de comunicação direta. Utilize esse tempo para observar os alunos trabalhando em grupo, identificando quem precisa de mais orientação.
Momento 4: Início da Redação dos Artigos (Estimativa: 10 minutos)
Encaminhe os grupos a começarem a esboçar o artigo, utilizando o papel e canetinhas para escrever suas notícias preliminares. Circulando entre os grupos, ofereça feedback imediato e construtivo. Ajude-os a estruturar adequadamente suas notícias, verificando se estão utilizando a linguagem adequada. Ao final, faça uma breve reflexão coletiva sobre o que foi aprendido na aula e os próximos passos para concluir a atividade em futuras aulas.
Para avaliar a atividade, serão utilizadas combinações de avaliações formativas e somativas. Objetivamente, a avaliação considerará a capacidade dos alunos em explorar adequadamente as estruturas de texto informativo e sua habilidade em trabalhar colaborativamente. Os critérios incluem a clareza na comunicação escrita, coerência nas informações, e interação produtiva em grupo. Como exemplo prático, o professor poderá utilizar uma roda de feedbacks, onde alunos compartilham suas experiências e recebem sugestões construtivas dos colegas e do professor. Estratégias ajustadas poderão ser aplicadas para apoiar alunos que precisem de uma abordagem diferenciada, incluindo feedbacks individuais mais detalhados. O objetivo da avaliação é promover a melhoria contínua e garantir que todos os objetivos educacionais tenham sido alcançados.
Os materiais e recursos necessários para esta atividade são simples, mas efetivos para o ambiente escolar. Os alunos usarão papel em branco, canetinhas coloridas, e possivelmente recursos digitais para digitação (caso disponível). O professor poderá utilizar um projetor ou lousa para a introdução dos conceitos. Esses recursos, enquanto básicos, fornecerão uma plataforma eficaz para a expressão criativa e contextualização prática da tarefa jornalística, permitindo a todos os alunos, independentemente de suas condições, acessar e participar da atividade de forma igualitária.
Caro professor, sabemos que a execução de práticas inclusivas e acessíveis pode ser desafiadora dado o contexto atual das salas de aula. Contudo, é essencial que busquemos sempre atender às diversas necessidades de nossos alunos. Neste plano, as estratégias são projetadas para assegurar a participação efetiva de todos sem custo adicional ou impacto significativo na carga de trabalho diária. A flexibilidade dos materiais permite adaptação conforme necessário e favorece a participação ativa, garantindo equidade e acessibilidade. A inclusão pode ser reforçada, por exemplo, por meio da diversificação dos formatos de apresentação do jornal, como exposições visuais e textuais, ou mesmo através de suporte tecnológico, se disponível, que auxiliem na escrita ou apresentação dos trabalhos, assegurando que todas as vozes sejam ouvidas no processo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula