Oficina de Criadores de Monstros

Desenvolvida por: Rafael… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação de Contos de Assombração

A Oficina de Criadores de Monstros propõe-se a desenvolver a criatividade e a habilidade de escrita dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, fomentando o desenvolvimento de contos de assombração. Por meio de uma sessão inicial de brainstorming, os estudantes são encorajados a imaginar e desenhar monstros e criaturas originais. Cada aluno cria sua própria narrativa, descrevendo detalhadamente o cenário e as características dos personagens fantásticos de seus contos. No encerramento da atividade, uma leitura compartilhada permitirá que cada criança apresente sua história à turma, promovendo a prática de leitura e a apreciação coletiva. Esse exercício não só aprimora o uso correto da ortografia através da ênfase na grafia adequada de palavras, mas também explora a função social dos contos de assombração, entendendo sua circulação na cultura popular.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade visam estimular a criatividade dos alunos através da criação de contos de assombração, ao mesmo tempo em que reforçam a competência de escrita e ortografia. Os estudantes terão a oportunidade de expressar suas ideias de forma estruturada, criando personagens e ambientes originais, além de aprenderem a importância do texto na sociedade e em diferentes mídias. A atividade promove, dessa forma, um engajamento mais profundo dos alunos com o conteúdo, ao passo que desenvolve habilidades essenciais para a compreensão e produção textual.

  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de histórias.
  • Reforçar a habilidade de escrita correta.
  • Desenvolver a capacidade de descrever personagens e ambientes.
  • Promover a leitura compartilhada e apreciação das produções dos colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF04LP01: Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a criação de histórias originais e expressivas, promovendo a investigação do ambiente e das características dos personagens de contos de assombração. À medida que os alunos desenvolvem seus contos, eles exercitam a competência ortográfica e a compreensão da função social dos textos nas suas vidas cotidianas e nos diversos meios de comunicação. Além disso, a atividade oferece às crianças a oportunidade de explorar os elementos da narrativa, incluindo o desenvolvimento de personagens, a definição de cenários e a construção do enredo.

  • Desenvolvimento da criatividade através da criação de personagens e ambientes fantásticos.
  • Prática da grafia correta das palavras.
  • Exploração da estrutura narrativa de contos.
  • Compreensão da função social de textos em diferentes mídias.

Metodologia

A metodologia desta atividade está centrada no estímulo à criatividade individual e no apoio ao desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos. Inicialmente, a atividade utiliza uma técnica de brainstorming coletivo, que instiga a imaginação dos estudantes, permitindo a livre criação de seus monstros e criaturas. Em seguida, o aluno é incentivado a aplicar suas ideias em uma narrativa escrita, com atenção às regras ortográficas e estruturais, e ao final, a prática da leitura compartilhada proporciona um momento de socialização e feedback construtivo.

  • Brainstorming de ideias para a criação de monstros.
  • Desenvolvimento individual do conto de assombração.
  • Leitura compartilhada dos contos em sala de aula.
  • Discussão sobre as narrativas criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da Oficina de Criadores de Monstros está estruturado em duas aulas de 60 minutos cada, contemplando todas as etapas importantes da atividade. Na primeira aula, ocorre o brainstorming e o início do desenvolvimento dos contos. Já na segunda aula, os alunos finalizam suas histórias e participam da leitura compartilhada, momento em que apresentaram suas criações aos colegas. Esta divisão permite que os alunos tenham tempo para explorar suas ideias criativamente, enquanto o professor acompanha e orienta cada estágio do desenvolvimento.

  • Aula 1: Brainstorming e início do desenvolvimento dos contos.
  • Aula 2: Finalização dos contos e leitura compartilhada.

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e qualitativa, visando compreender o desenvolvimento dos alunos ao longo das etapas. O professor observará o envolvimento e a criatividade de cada aluno durante o brainstorming, bem como a capacidade de estruturar a narrativa e utilizar corretamente a ortografia na escrita de seus contos. Durante a leitura compartilhada, o professor avaliará a expressividade e a clareza na apresentação das histórias. Exemplos de critérios a serem utilizados incluem a originalidade das ideias apresentadas, a adequação da estrutura narrativa, a correção ortográfica, e a habilidade de contar a história de forma envolvente para o público.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para o desenvolvimento dessa atividade incluem materiais básicos como papel e lápis, possibilitando que os alunos rascunhem suas ideias e escrevam seus contos. Além disso, o quadro branco é um importante aliado na fase de brainstorming, permitindo que a turma compartilhe suas ideias coletivamente. Recursos audiovisuais adicionais podem ser utilizados para inspirar os estudantes, estimulando a imaginação e oferecendo exemplos de contos de assombração de diferentes culturas.

  • Papel e lápis.
  • Quadro branco.
  • Materiais audiovisuais inspiradores.

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