Roda de Contadores de Histórias

Desenvolvida por: Angela… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade e Contação de Histórias

Nesta atividade, chamada de 'Roda de Contadores de Histórias', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental participarão de uma roda de leitura e oralidade. Cada estudante terá a oportunidade de compartilhar uma história curta, podendo ser inventada ou uma interpretação pessoal de uma história conhecida. Após cada narração, os ouvintes são incentivados a realizar perguntas, promovendo a escuta ativa e o respeito à diversidade de narrativas. Essa prática fortalece a autoconfiança e a expressão verbal, sendo essencial para o desenvolvimento da oralidade. A dinâmica da atividade está estruturada de forma a oferecer um espaço seguro e acolhedor para que as crianças expressem suas ideias e emoções, explorando diferentes pontos de vista e contextos culturais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam fortalecer as habilidades de expressão oral entre os alunos do 4º ano, promovendo a autoconfiança e o respeito às narrativas alheias. Ao participarem da Roda de Contadores de Histórias, os alunos são estimulados a desenvolverem a habilidade de escuta ativa, fundamental para a compreensão e comunicação eficaz. Através da troca de histórias, espera-se que os alunos aprimorem sua capacidade crítica e reflexiva, aprendendo a fazer perguntas pertinentes e a formular respostas coerentes.

  • Desenvolver a expressão oral.
  • Promover a escuta ativa.
  • Estimular a autoconfiança na expressão verbal.
  • Valorizar a diversidade de narrativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04LP01: Participar de interações orais em sala de aula (exposições, conversas, debates etc.), respeitando turnos de fala e demonstrando atitude colaborativa.
  • EF04LP02: Planejar e participar de apresentações orais, utilizando suportes visuais e tecnologias digitais, quando possível, para expressar ideias com clareza e objetividade.
  • EF04LP05: Escutar, formular perguntas e comentários pertinentes sobre textos lidos ou ouvidos, demonstrando compreensão e avaliação daqueles textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade de Roda de Contadores de Histórias está centrado no desenvolvimento de competências comunicativas orais. A intenção é trabalhar a expressão criativa e a capacidade de articulação verbal dos estudantes, proporcionando-lhes um espaço para o exercício das habilidades de escuta e fala. Com isso, os alunos são levados a refletir sobre as diversas formas de narrativa e suas respectivas construções, bem como a importância de ouvir e respeitar o ponto de vista dos outros.

  • Expressão oral e comunicativa.
  • Construção e narração de histórias.
  • Técnicas de escuta ativa.
  • Diversidade cultural em narrativas.

Metodologia

A metodologia adotada para a Roda de Contadores de Histórias é baseada em práticas colaborativas e interativas que promovem a troca de saberes entre os alunos. A atividade inicia-se com orientações claras sobre as regras de convivência em grupos, destacando a importância do respeito e da atenção às falas dos colegas. Segue-se com a organização da roda, em que os alunos contam suas histórias, e encerra com uma rodada de perguntas e feedback construtivo. Esta abordagem busca garantir o engajamento dos estudantes e o desenvolvimento gradual das suas competências orais.

  • Orientações sobre convivência e respeito.
  • Estruturação da roda de histórias.
  • Feedback construtivo.
  • Engajamento e participação ativa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade contempla 20 horas de prática, distribuídas em 30 aulas de 40 minutos cada. As primeiras aulas são dedicadas à apresentação da atividade e ao planejamento das histórias. Nas aulas subsequentes, os alunos participam efetivamente das rodas de contação de histórias, recebendo feedback dos colegas e do professor. O cronograma é pensado para que, ao final do período, todos os alunos tenham a oportunidade de partilhar suas histórias e de interagir ativamente nas rodas.

  • Aulas 1-4: Apresentação e planejamento.
  • Aulas 5-28: Realização das rodas de histórias.
  • Aulas 29-30: Encerramento e avaliação da atividade.

Avaliação

A avaliação dos alunos na Roda de Contadores de Histórias será formativa e contínua, baseando-se na observação direta da participação dos estudantes, sua habilidade em narrar histórias e em formular perguntas pertinentes. Serão considerados critérios como clareza e coerência das histórias apresentadas, o nível de engajamento no momento das rodas e a capacidade de respeito e atenção às falas dos colegas. Exemplo: um aluno que apresenta uma história original com fluência e responde de forma construtiva às perguntas dos colegas pode ser avaliado positivamente em vários critérios. Já outro que ainda demonstra dificuldade em expressar suas ideias pode receber apoio adicional em aulas complementares.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para a execução da Roda de Contadores de Histórias são simples, mas essenciais para garantir a eficácia pedagógica da atividade. Cada aluno deve ter acesso a papel e caneta para o planejamento de suas histórias e eventuais anotações. Espaço amplo e em formato de círculo e, quando possível, um ambiente tranquilo favorecem a prática da escuta ativa e a concentração dos alunos no momento das narrações.

  • Papel e caneta para planejamento.
  • Espaço em formato de círculo.
  • Ambiente adequado para concentração e escuta.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo