A prática educativa Super-Heróis da Leitura tem o objetivo de fomentar a criatividade, o trabalho em equipe e a habilidade de análise crítica através da criação de histórias em quadrinhos pelos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Esta atividade inicia com uma discussão guiada pelo professor sobre as características e formatos das histórias em quadrinhos e tirinhas, abordando os diversos recursos gráficos, como balões de diálogo, onomatopeias e a estreita relação entre imagens e texto. Após esse momento de aprendizado teórico, os estudantes serão divididos em grupos e convidados a aplicar o conhecimento adquirido para desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando materiais de desenho e escrita fornecidos pela escola. Posteriormente, haverá a apresentação dessas criações para a classe, promovendo um espaço para debate sobre as técnicas utilizadas e a aplicação dos conceitos aprendidos. Este plano de aula não só incentiva a expressão artística e literária dos alunos, mas também apoia o desenvolvimento de competências essenciais alinhadas com a BNCC.
Esta atividade visa promover a integração entre imagens e texto, fomentando a construção do sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas através da apreciação e criação desses recursos gráficos pelos alunos. Busca-se, portanto, desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção textual de forma lúdica e colaborativa, encorajando os alunos a explorar sua criatividade enquanto ampliam seu entendimento sobre as diversas funções sociais dos textos. Além disso, ao trabalhar em grupos, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver a habilidade de trabalhar coletivamente e de realizar análises críticas das obras criadas, tanto suas quanto de seus colegas.
O conteúdo programático abrange desde o entendimento das características fundamentais das histórias em quadrinhos e tirinhas até a prática de criação de tais narrativas. Os alunos aprenderão sobre a importância dos recursos gráficos e como eles se integram com o texto para construir significado, além de identificar a função social desses textos. Será dada atenção especial ao processo criativo, desde a concepção da ideia até a finalização da história em quadrinhos, incluindo a estrutura narrativa, personagens, cenários e diálogos.
A atividade será realizada através de uma abordagem de metodologias ativas, incluindo atividade mão-na-massa, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em jogos. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao tema através de uma discussão orientada, seguida por pesquisa e exploração individual ou em grupo dos diferentes tipos de histórias em quadrinhos. Após esta fase de imersão, eles serão convidados a criar suas próprias histórias em quadrinhos em equipes, aplicando os conhecimentos adquiridos. A fase final envolverá a apresentação das histórias criadas aos colegas, incentivando a partilha de feedback e reflexões sobre o processo criativo e as decisões tomadas durante a produção.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada, perfazendo um total de 2 horas. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema e a discussão inicial, além do início da criação das histórias em quadrinhos. A segunda aula será dedicada à finalização das histórias e à sua apresentação para a classe, seguida de discussão e feedback.
A avaliação será formativa, considerando a participação ativa dos alunos durante as discussões em classe, a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade e originalidade nas histórias em quadrinhos criadas e a capacidade de aplicar as técnicas e conceitos aprendidos durante a atividade. Será dada especial atenção ao processo criativo e à reflexão crítica sobre o próprio trabalho e o dos colegas, em vez de focar apenas no produto final. Exemplos de aspectos a serem avaliados incluem a coerência da história, a integração entre texto e imagem, e a utilização eficaz dos recursos gráficos.
Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como papel, lápis, borrachas, lápis de cor ou canetinhas, e canetas para contorno. Além disso, poderão ser utilizados recursos digitais como tablets ou computadores, caso disponíveis, para pesquisa de exemplos de histórias em quadrinhos ou para a criação digital das próprias histórias. Será útil também ter acesso a uma variedade de histórias em quadrinhos e tirinhas impressas ou digitais para análise e inspiração.
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