A Crônica do Meu Dia: Inspirada em 'Amoras'

Desenvolvida por: Gisele… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e apreciação literária

Esta atividade tem como ponto de partida a leitura do livro 'Amoras', de Emicida, com o objetivo de incentivar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a escreverem crônicas baseadas em episódios de seus cotidianos. A atividade busca estimular a observação crítica do ambiente, a interação com as pessoas ao redor e o reconhecimento de acontecimentos diários significativos sob uma perspectiva poética e reflexiva. Após a escrita, os alunos compartilharão suas crônicas em pequenos grupos para análise e reflexão coletiva sobre as narrativas. Em seguida, as crônicas serão apresentadas para a turma inteira, promovendo um rico intercâmbio de experiências e incentivando uma maior valorização dos detalhes do cotidiano e da própria prática de escrita.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade é desenvolver habilidades de escrita, leitura e interpretação textual em alunos do 5º ano, por meio da criação de crônicas inspiradas por experiências pessoais. Pretende-se também fomentar a capacidade de observação, a sensibilidade para captar a beleza e os ensinamentos nas pequenas coisas do dia a dia e a habilidade de compartilhar experiências pessoais, promovendo o enriquecimento cultural e a empatia entre os colegas.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa.
  • Exercitar a leitura e interpretação de textos literários.
  • Fomentar a observação atenta e reflexiva do cotidiano.
  • Promover a expressão pessoal e compartilhamento de experiências.
  • Incentivar a apreciação literária e o reconhecimento da diversidade cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

Conteúdo Programático

A proposta pedagógica envolve a exploração de crônicas como gênero textual, considerando elementos da narrativa, como contexto, personagens e enredo, com ênfase na expressão de reflexões pessoais e na observação da realidade cotidiana. A análise e produção de textos literários permitem aos estudantes maior compreensão de suas realidades e de como articular suas experiências em narrativas estruturadas.

  • Leitura e análise de 'Amoras' de Emicida.
  • Elementos da narrativa em crônicas.
  • Exercícios de observação e registro do cotidiano.
  • Técnicas para escrita criativa e expressão pessoal.
  • Compartilhamento e discussão de crônicas produzidas.

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa e mão-na-massa, os alunos serão incentivados a interagir diretamente com o conteúdo e com o ambiente ao seu redor. A atividade é desenhada para facilitar a observação, a reflexão e a expressão escrita de forma prática e dinâmica. A interação em pequenos grupos e as apresentações para a turma favorecem a troca de experiências e o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, além de proporcionar um ambiente seguro para a expressão pessoal.

  • Leitura guiada de 'Amoras' e discussão em grupo.
  • Oficinas práticas de escrita criativa.
  • Atividades de observação do cotidiano.
  • Sessões de compartilhamento em pequenos grupos.
  • Apresentações das crônicas para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em 2.4 aulas de 50 minutos. Inicialmente, dedicaremos uma aula para a leitura e discussão do livro. Na sequência, os alunos participarão de uma oficina de escrita, seguida de atividades de observação. A última parte será dedicada à partilha das crônicas produzidas, permitindo a interação e o feedback entre os alunos.

  • Aula 1: Leitura e discussão de 'Amoras'.
  • Aula 2: Oficina de escrita criativa e início das atividades de observação.
  • Aula 2.4: Conclusão das crônicas e sessão de compartilhamento.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, no empenho e na qualidade das crônicas produzidas pelos alunos. Serão considerados critérios como criatividade, capacidade de observação, coerência narrativa e aderência ao gênero textual estudado. Feedback individualizado será oferecido, visando não apenas avaliar, mas também incentivar a continuidade do desenvolvimento das habilidades de escrita e reflexão dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários o livro 'Amoras' de Emicida, materiais para escrita (papel, lápis, borracha), acesso a um ambiente tranquilo para as sessões de leitura e escrita, e um espaço adequado para as discussões e apresentações em grupo. Recursos digitais como computadores ou tablets podem ser utilizados para pesquisas de apoio e revisão dos textos.

  • Livro 'Amoras' de Emicida.
  • Materiais de escrita (papel, lápis, borracha).
  • Espaço para leitura e discussão em grupo.
  • Computadores ou tablets para apoio.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo