Esta atividade tem como ponto de partida a leitura do livro 'Amoras', de Emicida, com o objetivo de incentivar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a escreverem crônicas baseadas em episódios de seus cotidianos. A atividade busca estimular a observação crítica do ambiente, a interação com as pessoas ao redor e o reconhecimento de acontecimentos diários significativos sob uma perspectiva poética e reflexiva. Após a escrita, os alunos compartilharão suas crônicas em pequenos grupos para análise e reflexão coletiva sobre as narrativas. Em seguida, as crônicas serão apresentadas para a turma inteira, promovendo um rico intercâmbio de experiências e incentivando uma maior valorização dos detalhes do cotidiano e da própria prática de escrita.
O principal objetivo da atividade é desenvolver habilidades de escrita, leitura e interpretação textual em alunos do 5º ano, por meio da criação de crônicas inspiradas por experiências pessoais. Pretende-se também fomentar a capacidade de observação, a sensibilidade para captar a beleza e os ensinamentos nas pequenas coisas do dia a dia e a habilidade de compartilhar experiências pessoais, promovendo o enriquecimento cultural e a empatia entre os colegas.
A proposta pedagógica envolve a exploração de crônicas como gênero textual, considerando elementos da narrativa, como contexto, personagens e enredo, com ênfase na expressão de reflexões pessoais e na observação da realidade cotidiana. A análise e produção de textos literários permitem aos estudantes maior compreensão de suas realidades e de como articular suas experiências em narrativas estruturadas.
Adotando uma metodologia ativa e mão-na-massa, os alunos serão incentivados a interagir diretamente com o conteúdo e com o ambiente ao seu redor. A atividade é desenhada para facilitar a observação, a reflexão e a expressão escrita de forma prática e dinâmica. A interação em pequenos grupos e as apresentações para a turma favorecem a troca de experiências e o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, além de proporcionar um ambiente seguro para a expressão pessoal.
A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em 2.4 aulas de 50 minutos. Inicialmente, dedicaremos uma aula para a leitura e discussão do livro. Na sequência, os alunos participarão de uma oficina de escrita, seguida de atividades de observação. A última parte será dedicada à partilha das crônicas produzidas, permitindo a interação e o feedback entre os alunos.
A avaliação será baseada na participação, no empenho e na qualidade das crônicas produzidas pelos alunos. Serão considerados critérios como criatividade, capacidade de observação, coerência narrativa e aderência ao gênero textual estudado. Feedback individualizado será oferecido, visando não apenas avaliar, mas também incentivar a continuidade do desenvolvimento das habilidades de escrita e reflexão dos estudantes.
Para a execução desta atividade, serão necessários o livro 'Amoras' de Emicida, materiais para escrita (papel, lápis, borracha), acesso a um ambiente tranquilo para as sessões de leitura e escrita, e um espaço adequado para as discussões e apresentações em grupo. Recursos digitais como computadores ou tablets podem ser utilizados para pesquisas de apoio e revisão dos textos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula