Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão conduzidos a uma jornada exploratória para entender a importância de textos com valor histórico ou cultural significativo para suas comunidades. Ao convidar os alunos a trazer de casa ou pesquisar em bibliotecas escolares ou na internet, iremos apreciar letras de músicas tradicionais, lendas locais e notícias antigas, entendendo como esses registros desempenham um papel crucial na composição da identidade e história comunitária. Trabalhando em grupos, eles lerão e analisarão os textos escolhidos, preparando apresentações para uma roda de debate. Esta dinâmica proporcionará uma plataforma para discutir a função social desses textos, seus autores, destinatários, e como eles circulam dentro da comunidade. Esta atividade tem o propósito de enriquecer a compreensão dos estudantes sobre como esses registros culturais e históricos contribuem para a construção da memória coletiva e reforço da identidade comunitária.
Através desta atividade, visa-se proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre a importância dos textos como registros culturais e históricos. Pretende-se que os estudantes identifiquem a função social desses textos dentro de sua comunidade, reconhecendo os contextos em que foram produzidos, por quem e para quem se destinam. Além disso, aspira-se que os alunos valorizem a diversidade cultural e histórica expressa nos textos e compreendam como esses contribuem para a construção da identidade comunitária, estimulando assim o respeito e a valorização de seu patrimônio cultural e histórico.
Neste programa, abordaremos o conceito de registros históricos e culturais através de textos, a função social desses registros na construção da identidade comunitária, e a importância de compreender o contexto, autores e destinatários desses textos. Além disso, discutiremos a diversidade cultural e histórica expressa nos textos e seu papel na valorização do patrimônio cultural.
A metodologia ativa Roda de Debate será essencial nesta atividade. Após a pesquisa e seleção dos textos, os alunos, organizados em grupos, lerão e discutirão os textos entre si, preparando uma apresentação baseada em suas descobertas e interpretações. Em seguida, essas apresentações serão compartilhadas com a classe em uma roda de debate, facilitando uma discussão profunda sobre cada texto, sua relevância cultural e histórica, e sua função social na comunidade. Esta abordagem promove o pensamento crítico, a colaboração entre os alunos e a valorização da diversidade cultural e histórica.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a apresentação do projeto, formação dos grupos e início da pesquisa dos textos. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas análises e prepararão as apresentações, culminando na roda de debate.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a pesquisa e análise dos textos até a contribuição na roda de debate. Serão avaliados critérios como engajamento com o projeto, qualidade e profundidade da análise dos textos, clareza e criatividade nas apresentações, e a habilidade de trabalhar em equipe. Feedback construtivo será oferecido após as apresentações, destacando pontos fortes e áreas para desenvolvimento.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa de textos, livros e materiais da biblioteca escolar relacionados ao tema, além de recursos audiovisuais (como projetor ou televisão) para as apresentações. Materiais de escrita e papel também serão importantes para que os alunos possam anotar suas pesquisas e organizar suas ideias.
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