A atividade 'Autores do Futuro' é planejada para engajar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na criação de histórias curtas, incentivando o desenvolvimento da criatividade, leitura e escrita. Inicialmente, os estudantes participarão de uma sessão de brainstorming em grupo para compartilhar ideias inspiradas em leituras recentes. Esta abordagem colaborativa busca estimular o pensamento criativo e a capacidade de síntese. Posteriormente, cada aluno terá a oportunidade de escrever sua própria história, aplicando conceitos previamente discutidos e recebendo suporte individualizado do professor. Essa fase permitirá aos estudantes explorar sua autonomia na escrita e aprimorar suas habilidades narrativas. Por fim, a leitura em voz alta das histórias criadas promoverá a prática da oralidade e oferecerá um momento de compartilhamento de experiências e ideias. Além de fortalecer a comunicação e a autoconfiança, essa atividade tem o potencial de incentivar a apreciação pela literatura e pelo processo criativo próprio e dos colegas. Destacando a importância da inclusão, a metodologia empregada visa manter os alunos com TDAH engajados, proporcionando equilíbrio entre atividades estruturadas e momentos de liberdade criativa.
Este plano de aula tem como objetivo capacitar os alunos a explorar e expandir suas habilidades de leitura e escrita de uma forma criativa e autônoma. Ao envolver os estudantes na criação de suas próprias histórias, a atividade visa estimular o pensamento crítico, promover a compreensão leitora e desenvolver a capacidade de expressão escrita. Além disso, ao compartilhar suas criações em voz alta, os alunos praticarão a oralidade e a habilidade de falar em público, aumentando assim sua confiança e capacidade de comunicação. A inserção de estratégias para manter alunos com TDAH engajados também é crucial, tornando o aprendizado mais inclusivo e personalizado.
A atividade proposta segue uma abordagem integrada, combinando elementos essenciais da leitura e escrita criativa dentro da área de Língua Portuguesa. Por meio das etapas de brainstorming, criação escrita e compartilhamento oral, os alunos irão aplicar e aprofundar seu conhecimento textual, trabalhando aspectos como ideia central, estrutura narrativa e elementos de uma história. Essa experiência amplia o conceito de textualidade, vinculando o prazer da leitura ao processo criativo da escrita.
Nesta atividade, adotaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' e a 'Roda de Debate'. Iniciaremos com uma sessão de brainstorming em grupo, favorecendo a troca de ideias e o estímulo à criatividade. Seguiremos com a fase de escrita individual, propiciando um espaço para reflexão e aplicação prática das ideias discutidas. O professor atuará como facilitador, oferecendo suporte e encorajamento aos alunos no processo de criação. A atividade culminará com uma Roda de Debate, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas histórias, praticando a oralidade e recebendo feedback construtivo dos colegas e do professor.
A atividade será distribuída em três aulas de 40 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, realizaremos o brainstorming e a apresentação das ideias. Na segunda aula, os alunos dedicarão tempo à escrita das histórias, com suporte individualizado do professor. A última aula será dedicada à leitura das histórias e à Roda de Debate, promovendo a prática da oralidade e o compartilhamento criativo.
A avaliação desta atividade será formativa, enfocando o progresso e o engajamento dos alunos ao longo do processo criativo. Consideraremos a participação ativa nas sessões de brainstorming, o desenvolvimento da história escrita (incluindo criatividade, coesão, coerência e uso dos elementos da narrativa) e a qualidade da apresentação oral. Feedbacks personalizados serão fornecidos, destacando pontos fortes e áreas para desenvolvimento. Essa abordagem tem como objetivo incentivar a autoavaliação, o pensamento crítico e a continuidade do aperfeiçoamento das habilidades de leitura, escrita e oralidade.
Para garantir o sucesso da atividade, utilizaremos recursos diversos, como materiais para brainstorming (papel, marcadores, quadro), livros e textos digitais para inspiração, notebooks ou tablets para a escrita (se disponíveis) e espaço adequado para as sessões de compartilhamento oral. A seleção desses recursos visa criar um ambiente estimulante e inclusivo, adequado para o desenvolvimento da atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula