Autores do Futuro

Desenvolvida por: Thais … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de histórias

Nesta atividade prática denominada 'Autores do Futuro', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a emocionante missão de se tornarem escritores por um dia. Eles serão desafiados a escrever, individualmente, uma pequena história com base em temas sorteados na sala de aula, como aventura, mistério ou ficção científica. Esta atividade não apenas estimula a criatividade e a expressão individual, mas também propõe a prática escrita focada nos elementos essenciais de uma narrativa, incluindo a introdução, desenvolvimento e conclusão. Após uma breve introdução teórica sobre tais elementos, os alunos começarão o processo de escrita. Durante essa fase, o professor circulará pela sala, oferecendo sugestões e ajudando os alunos a desenvolverem suas ideias de maneira mais profunda e coerente. Ao final da atividade, haverá um momento de compartilhamento onde cada aluno poderá ler sua história em voz alta para a classe ou, para quem preferir, haverá a possibilidade de trocar os textos entre si para leitura silenciosa, fomentando assim um feedback construtivo entre os colegas. Este exercício não só promove a apreciação pela literatura, mas também estimula a capacidade de ouvir e oferecer críticas construtivas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é aproveitar ao máximo as potencialidades da escrita criativa para desenvolver habilidades linguísticas nos alunos. Espera-se que, ao final, eles sejam capazes de estruturar uma narrativa com começo, meio e fim, utilizando vocabulário variado e demonstrando compreensão dos diferentes gêneros literários propostos. Além disso, busca-se fomentar a capacidade crítica e a autonomia dos alunos ao incentivá-los a dar e receber feedbacks construtivos. Através desta prática, mira-se também na construção da autoestima e na valorização de suas próprias ideias e criatividade.

  • Estruturar narrativas completas, abrangendo introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Experimentar com diferentes gêneros literários.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e uso de vocabulário.
  • Praticar a capacidade crítica e de feedback.
  • Fomentar a autoestima e a valorização das próprias ideias e criatividade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP26 - Planejar e produzir textos narrativos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF35LP03 - Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
  • EF15AR06 - Experimentar e criar relações entre texto literário e demais linguagens artísticas.
  • EF05LP15 - Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão adequada ao gênero.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca no desenvolvimento de habilidades de escrita, compreensão e análise literária dos alunos. Abordará elementos fundamentais de uma narrativa, tais como introdução, desenvolvimento, e conclusão, além de explorar diferentes gêneros literários para ampliar o repertório e a compreensão dos estudantes sobre as diversas formas de expressão literária. O processo de feedback entre pares será utilizado como ferramenta de aprendizagem colaborativa.

  • Elementos de uma narrativa
  • Diferentes gêneros literários
  • Estratégias de escrita criativa
  • Feedback construtivo entre pares

Metodologia

Esta atividade se baseia na metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos aprenderão através da prática direta, escrita de narrativas, sob orientação e suporte constante do docente. A interação constante entre pares para troca de feedbacks fomenta uma ambiente de aprendizagem colaborativo, onde os alunos não são somente receptores de conhecimento, mas também construtores ativos de seu percurso de aprendizado.

  • Sorteio de temas literários para inspiração
  • Escrita individual de narrativas
  • Circulação do professor oferecendo insights e auxílio
  • Leitura compartilhada e feedback entre pares

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando duas horas. Na primeira aula, será realizada a introdução aos elementos de uma narrativa e o sorteio dos temas, seguido pelo início da escrita. A segunda aula será dedicada a finalizar a escrita, leitura compartilhada das histórias e realização de feedback entre os pares.

  • Aula 1: Introdução aos elementos de narrativa e sorteio de temas; início da escrita.
  • Aula 2: Finalização da escrita; leitura e feedback entre pares.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, focada mais no processo de aprendizagem do que no produto final. Os alunos serão avaliados pela sua participação, esforço e engajamento durante todas as fases da atividade. Será dado destaque à capacidade de desenvolver uma história coesa e coerente, uso criativo da linguagem e habilidade de dar e receber feedback construtivo. Exemplos concretos de bom desempenho serão compartilhados, estimulando a reflexão e o aprendizado contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples, como papel, caneta e lápis. Além disso, serão incorporados recursos digitais, como projetor ou quadro interativo, para a apresentação inicial sobre os elementos de uma narrativa. Imagino que, ao acrescentar um componente visual ao ensino, possamos captar melhor a atenção dos alunos e facilitar a compreensão dos conceitos discutidos.

  • Papel
  • Canetas e lápis
  • Baralho de temas literários para sorteio
  • Projetor ou quadro interativo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo