Aventura Literária: Escolha seu Substantivo

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação

Nessa atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental se tornarão aventureiros literários em uma jornada emocionante pela biblioteca da escola ou pelo cantinho de leitura da sala de aula. A missão é selecionar um livro que desperte sua curiosidade e interesse, não apenas pela capa ou título, mas também pela riqueza de seus substantivos, ao folhear suas páginas. Em seguida, após a leitura individual do livro selecionado, cada estudante será desafiado a criar e apresentar um registro criativo, destacando os substantivos encontrados que desempenharam papéis fundamentais na construção da narrativa. Esta abordagem prática visa estimular a leitura crítica, a exploração consciente de textos e o compartilhamento de interpretações e opiniões entre os alunos. O objetivo é enriquecer a experiência de leitura, promovendo a apreciação literária e desenvolvendo habilidades de expressão e argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade proposta visa fomentar o desenvolvimento da competência leitora, estimulando a curiosidade e o prazer pela descoberta literária entre os alunos do 5º ano. Pretende-se, com essa jornada de aventura pela literatura, promover a autonomia na escolha de leituras, bem como a capacidade de análise crítica e de expressão individual. Os estudantes aprenderão a identificar substantivos que são chave para as narrativas, compreenderão a importância desses elementos na construção das histórias, e aprimorarão suas habilidades de comunicação ao compartilhar suas descobertas e interpretações com os colegas.

  • Desenvolver a autonomia na escolha de leituras.
  • Estimular a curiosidade e o interesse pela literatura.
  • Promover a compreensão e análise crítica de textos.
  • Aprimorar habilidades de expressão oral e escrita.
  • Incentivar a partilha de opiniões e experiências de leitura.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP01: Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
  • EF35LP02: Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
  • EF05LP26: Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade consiste em métodos de seleção de leitura baseados não só em critérios superficiais, como o título e a capa, mas em um exame mais profundo do potencial narrativo, por meio dos substantivos presentes na obra. Serão abordadas técnicas de leitura crítica e a importância dos substantivos na construção da narrativa, além de práticas de expressão oral e escrita através da apresentação dos livros lidos e a discussão em grupo sobre as escolhas feitas.

  • Critérios para a seleção consciente de livros.
  • Substantivos e sua influência na narrativa.
  • Técnicas de leitura crítica.
  • Práticas de expressão oral e escrita.
  • Compartilhamento e discussão de leituras.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada para incentivar os alunos a se envolverem ativamente na sua jornada de descoberta literária. Inicialmente, será realizada uma visita orientada à biblioteca ou será providenciado um momento para exploração do cantinho de leitura, onde os alunos praticarão a seleção de livros com base em suas preferências por certos substantivos. Após a seleção e leitura, cada aluno criará uma apresentação detalhada sobre os substantivos que despertaram seu interesse e como esses se relacionam com a história, culminando em uma partilha coletiva e discussão sobre suas descobertas.

  • Visita orientada à biblioteca ou exploração do cantinho de leitura.
  • Seleção de livros baseada em critérios de interesse por substantivos.
  • Leitura individual dos livros escolhidos.
  • Criação de apresentações sobre os substantivos relevantes para a narrativa.
  • Partilha e discussão das descobertas em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada, perfazendo um total de 2 horas. Na primeira aula, os alunos realizarão a exploração e seleção dos livros. Na segunda aula, ocorrerá a apresentação e discussão dos livros lidos. Essa divisão permitirá um trabalho detalhado tanto na escolha dos livros quanto na preparação e compartilhamento das apresentações.

  • Aula 1: Exploração e seleção dos livros na biblioteca ou cantinho de leitura.
  • Aula 2: Preparação e apresentação das descobertas, seguida de discussão em grupo.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada por meio da observação da participação ativa dos alunos nas diversas etapas do projeto, da qualidade das apresentações realizadas e da habilidade em argumentar suas escolhas e percepções sobre os livros lidos. Critérios como criatividade, compreensão leitora e capacidade de expressão serão considerados. Exemplos de boas práticas e discussões enriquecedoras serão compartilhados, valorizando o processo de aprendizagem colaborativa e a troca de experiências literárias.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à biblioteca ou ao cantinho de leitura da sala de aula, uma variedade de livros à disposição dos alunos, materiais para registro das descobertas (papel, canetas, lápis), além de recursos para a apresentação das descobertas, como cartazes, slides ou qualquer outro suporte escolhido pelos alunos. Esses recursos visam apoiar a exploração literária, a expressão criativa e o compartilhamento das experiências de leitura.

  • Acesso à biblioteca ou cantinho de leitura.
  • Variedade de livros.
  • Materiais para registro (papel, canetas).
  • Recursos para apresentação (cartazes, slides).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo