Aventuras na Comunidade

Desenvolvida por: Lucéli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Diversidade Textual na Comunidade

Esta atividade objetiva proporcionar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar e refletir sobre a diversidade de textos presentes em sua comunidade. A partir da coleta de diversos tipos de textos como cartazes, anúncios, jornais e revistas, os alunos serão estimulados a identificar a função social desses textos, analisando onde circulam, quem poderia ter os produzidos e a quem eles se destinam. Numa roda de debate, cada aluno apresentará o texto que escolheu, discutindo suas observações e ouvindo as dos colegas. Esta atividade fomenta não apenas o entendimento da função dos textos em diferentes contextos, mas também promove habilidades de fala, escuta e análise crítica, fundamentais na formação cidadã e letrada dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade englobam o desenvolvimento da capacidade dos alunos de identificar a função social dos textos em sua comunidade, compreender a importância da diversidade textual e estimular o raciocínio crítico sobre como diferentes textos se relacionam com seu público. Esta experiência visa ainda aprimorar habilidades de argumentação, debate, e análise crítica, ao mesmo tempo em que encoraja a expressão da própria opinião e o respeito pelas perspectivas alheias.

  • Identificar a função social dos textos na comunidade
  • Analisar a relação entre textos e seus respectivos públicos
  • Desenvolver habilidades de debate e argumentação
  • Promover a expressão da opinião individual com respeito às diferenças

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
  • EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Conteúdo Programático

A atividade está ancorada na compreensão e análise da diversidade textual presente no contexto comunitário dos alunos. Os conteúdos programáticos abordam a identificação das funções sociais dos textos, a análise do público-alvo, dos autores e dos meios de circulação, além da relação entre texto e imagem. Através da metodologia de debate, busca-se ainda desenvolver competências discursivas e de argumentação.

  • Função social dos textos
  • Diversidade textual na comunidade
  • Análise crítica de textos
  • Roda de debate e argumentação

Metodologia

A metodologia empregada é a ativa, com foco na roda de debate. Inicialmente, os alunos coletarão diferentes tipos de textos em sua comunidade. Posteriormente, cada um apresentará o texto escolhido, partilhando suas observações. A roda de debate promoverá a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento, estimulando a argumentação crítica e o respeito às opiniões diversas.

  • Coleta de textos na comunidade
  • Apresentação individual na roda de debate
  • Discussão e análise crítica em grupo
  • Construção coletiva de conclusões

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão a coleta dos textos e iniciarão as apresentações na roda de debates. Na segunda aula, dar-se-á continuidade às apresentações, discussões e à consolidação dos aprendizados.

  • Aula 1: Coleta de textos e início da roda de debate.
  • Aula 2: Continuação da roda de debate e consolidação dos aprendizados.

Avaliação

A avaliação terá um caráter formativo, focando na participação ativa dos alunos durante a coleta dos textos e na roda de debate. Será observada a capacidade de análise crítica, a clareza na exposição de ideias, o respeito pelas opiniões alheias e a contribuição para a construção do conhecimento coletivo. A autoavaliação também será incentivada, permitindo que os alunos reflitam sobre seu próprio desempenho e aprendizado ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os principais recursos serão os textos coletados pelos alunos em sua comunidade. Além disso, será necessário um espaço apropriado para a realização da roda de debate, podendo ser a própria sala de aula reorganizada para tal fim, e materiais de apoio como quadro branco, marcadores e papel para anotações.

  • Textos diversos coletados na comunidade (cartazes, anúncios, jornais, revistas)
  • Espaço para roda de debate
  • Quadro branco e marcadores
  • Papéis e canetas para anotações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo