Esta atividade objetiva proporcionar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar e refletir sobre a diversidade de textos presentes em sua comunidade. A partir da coleta de diversos tipos de textos como cartazes, anúncios, jornais e revistas, os alunos serão estimulados a identificar a função social desses textos, analisando onde circulam, quem poderia ter os produzidos e a quem eles se destinam. Numa roda de debate, cada aluno apresentará o texto que escolheu, discutindo suas observações e ouvindo as dos colegas. Esta atividade fomenta não apenas o entendimento da função dos textos em diferentes contextos, mas também promove habilidades de fala, escuta e análise crítica, fundamentais na formação cidadã e letrada dos alunos.
Os objetivos desta atividade englobam o desenvolvimento da capacidade dos alunos de identificar a função social dos textos em sua comunidade, compreender a importância da diversidade textual e estimular o raciocínio crítico sobre como diferentes textos se relacionam com seu público. Esta experiência visa ainda aprimorar habilidades de argumentação, debate, e análise crítica, ao mesmo tempo em que encoraja a expressão da própria opinião e o respeito pelas perspectivas alheias.
A atividade está ancorada na compreensão e análise da diversidade textual presente no contexto comunitário dos alunos. Os conteúdos programáticos abordam a identificação das funções sociais dos textos, a análise do público-alvo, dos autores e dos meios de circulação, além da relação entre texto e imagem. Através da metodologia de debate, busca-se ainda desenvolver competências discursivas e de argumentação.
A metodologia empregada é a ativa, com foco na roda de debate. Inicialmente, os alunos coletarão diferentes tipos de textos em sua comunidade. Posteriormente, cada um apresentará o texto escolhido, partilhando suas observações. A roda de debate promoverá a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento, estimulando a argumentação crítica e o respeito às opiniões diversas.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão a coleta dos textos e iniciarão as apresentações na roda de debates. Na segunda aula, dar-se-á continuidade às apresentações, discussões e à consolidação dos aprendizados.
A avaliação terá um caráter formativo, focando na participação ativa dos alunos durante a coleta dos textos e na roda de debate. Será observada a capacidade de análise crítica, a clareza na exposição de ideias, o respeito pelas opiniões alheias e a contribuição para a construção do conhecimento coletivo. A autoavaliação também será incentivada, permitindo que os alunos reflitam sobre seu próprio desempenho e aprendizado ao longo da atividade.
Os principais recursos serão os textos coletados pelos alunos em sua comunidade. Além disso, será necessário um espaço apropriado para a realização da roda de debate, podendo ser a própria sala de aula reorganizada para tal fim, e materiais de apoio como quadro branco, marcadores e papel para anotações.
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