Caça ao Tesouro das Histórias

Desenvolvida por: Joédin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Diversidade e Patrimônio Cultural em Contos

Nesta aula, intitulada 'Caça ao Tesouro das Histórias', os alunos do 5º ano participarão de uma atividade lúdica e educativa que os envolve em uma caça ao tesouro temática baseada em contos de diferentes tipos, como de fadas e assombrações. Estações serão criadas na sala de aula, onde os alunos, organizados em grupos, terão a tarefa de localizar e juntar fragmentos de contos. Após coletar suas peças, cada grupo compartilhará o que encontrou, promovendo uma discussão sobre a diversidade cultural e a significância dos textos literários como patrimônio artístico. Este engajamento ativa a imaginação e propicia um ambiente lúdico, destacando a importância e o encantamento inerentes aos contos de diferentes origens culturais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade concentram-se na capacidade dos alunos de compreender e valorizar a riqueza cultural e artística dos textos literários. A busca por fragmentos de histórias promove não apenas a leitura, mas também a análise e a discussão sobre as nuances dos contos narrativos. Os alunos irão aprender a identificar informações explícitas e a reconhecer o valor lúdico e imaginativo dos textos, enfatizando sua dimensão cultural e a relevância como patrimônio artístico.

  • Promover a leitura e compreensão de contos literários.
  • Fomentar a valorização dos textos como patrimônio cultural.
  • Desenvolver a habilidade de localizar informações em narrativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está focado no enriquecimento da leitura e na análise crítica de diferentes tipos de contos. Compreender as estruturas narrativas e os elementos culturais presentes em cada texto selecionado para a caça ao tesouro é essencial para criar um elo entre o lúdico e o aprendizado formal. Através disso, os alunos podem explorar a imaginação e expandir seu vocabulário, reconhecendo a relevância cultural dos contos.

  • Exploração das estruturas narrativas dos contos.
  • Análise dos elementos culturais e artísticos nos textos.
  • Discuta a riqueza regional e global dos contos selecionados.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta aula inclui aprendizagem colaborativa e ensino baseado em projetos. As estações de caça ao tesouro permitem que os alunos se engajem de forma ativa e participativa, interagindo com os colegas ao reunir fragmentos dos contos. O compartilhamento em grupo dos achados estimula o desenvolvimento do pensamento crítico e análises coletivas, acionando uma reflexão sobre a importância dos contos na cultura mundial.

  • Aprendizagem colaborativa em grupos.
  • Ensino baseado em projetos e atividades lúdicas.
  • Discussão coletiva para análise dos textos encontrados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade se desdobra ao longo de duas aulas de 60 minutos. Este planejamento temporal é otimizado para garantir que os alunos tenham tempo suficiente para explorar as estações de caça ao tesouro e para realizar a análise coletiva. O foco é permitir que cada grupo se engaje profundamente com os textos e compartilhe suas descobertas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Conclusão da coleta e discussão dos fragmentos de contos.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em sua participação ativa e contribuição durante a caça ao tesouro e a discussão subsequente. Metodologias de observação e avaliação contínua serão empregadas para verificar o engajamento dos alunos nas atividades de leitura e discussão. Um dos critérios principais será a capacidade dos alunos de identificar informações explícitas nos textos e de articular a importância cultural e artística dos contos. Exemplo: Um aluno que participa ativamente identificando um fragmento relevante e contribuindo com ideias valiosas na discussão coletiva pode receber um feedback positivo e pontuações mais altas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados para esta atividade envolvem materiais que facilitam a experiência lúdica e o aprendizado colaborativo. Tais recursos são fundamentais para criar uma ambientação adequada e garantir que os fragmentos dos contos sejam transmitidos de forma clara e acessível aos alunos.

  • Fragmentos de contos impressos para as estações.
  • Materiais para marcação de estações pela sala de aula.
  • Equipamentos audiovisuais para facilitar apresentações finais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo