Caça ao Tesouro do Conhecimento

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Ciências
Temática: Pesquisa e Apresentação de Informações

Nessa atividade denominada 'Caça ao Tesouro do Conhecimento', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e criatividade. Divididos em pequenos grupos, os estudantes receberão temas pré-selecionados relacionados às disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências. Utilizando recursos tanto digitais quanto impressos, eles investigarão o tema atribuído, coletando informações variadas, imagens, gráficos e tabelas que ajudem na compreensão profunda do assunto. Após esta etapa de investigação, cada grupo será desafiado a sintetizar as informações coletadas na criação de um 'mapa do tesouro'. Este mapa não será um simples poster, mas um artefato visualmente rico que narra a jornada de aprendizado do grupo. Concluída a criação dos mapas, os grupos apresentarão seus resultados à classe, compartilhando não apenas os conhecimentos adquiridos mas também discutindo o processo de pesquisa e as descobertas mais significativas ou surpreendentes feitas durante a investigação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na prática da pesquisa autônoma, promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas à coleta, análise e síntese de informações de diversas fontes. Desta forma, visamos aprimorar habilidades de leitura crítica, capacidade de argumentação e expressão criativa. Adicionalmente, enfatizamos a importância da colaboração efetiva dentro de pequenos grupos, incentivando o compartilhamento de ideias e responsabilidades na busca coletiva pelo conhecimento.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Aprimorar a capacidade de síntese de informações complexas.
  • Fomentar a expressão criativa na apresentação de conhecimentos.
  • Promover o trabalho colaborativo e a comunicação eficaz em equipe.
  • Incentivar o uso consciente de recursos digitais e impressos para aprendizado.

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada ao currículo do 5º ano do Ensino Fundamental, englobando competências de pesquisa e interpretação de textos em Língua Portuguesa, assim como o desenvolvimento do pensamento científico e crítico em Ciências. Serão explorados temas que permitem a aplicação prática destas habilidades, preparando os alunos não apenas para a atividade proposta mas também para desafios futuros de aprendizado.

  • Técnicas de pesquisa em fontes variadas.
  • Interpretação e análise de textos, imagens, gráficos e tabelas.
  • Elaboração de apresentações criativas e informativas.
  • Dinâmicas de trabalho em equipe e divisão de tarefas.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde inicialmente será solicitado aos alunos que realizem uma pesquisa prévia em casa sobre o tema dado. Em sala, os grupos discutirão os materiais coletados e iniciarão a elaboração dos mapas do tesouro. Esta abordagem permite que o tempo em sala seja otimizado para a discussão em grupo e síntese criativa das informações, incentivando o envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizado.

  • Pesquisa prévia como dever de casa.
  • Discussão em grupo para compartilhamento de ideias.
  • Criação conjunta do mapa do tesouro em sala.
  • Apresentação e discussão dos mapas para a classe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, divididas em 2 aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a discussão inicial sobre o tema e começará a criação dos mapas. A segunda aula será dedicada à finalização dos mapas e à apresentação dos grupos.

  • Aula 1: Discussão dos temas e início da criação dos mapas.
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos mapas.

Avaliação

A avaliação será baseada na eficácia com que cada grupo conseguir sintetizar e apresentar as informações coletadas, a originalidade e criatividade do mapa do tesouro criado e na qualidade da apresentação oral. Serão considerados, ainda, o trabalho em equipe e o desenvolvimento das habilidades de pesquisa. Exemplos de critérios específicos incluem a clareza na exposição das informações, o uso adequado de imagens, gráficos e tabelas, e a capacidade de engajar a audiência durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa em fontes digitais, livros e periódicos para consultas em fontes impressas, materiais de desenho e arte para criação dos mapas (papel, lápis de cor, marcadores), além de dispositivos para apresentação final, como computador e projetor.

  • Acesso à internet
  • Livros e periódicos
  • Materiais de desenho e arte
  • Computador e projetor para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo