Nesta atividade lúdico-educativa, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a participar de um caça ao tesouro literário pela escola. O objetivo é promover a leitura, interpretação de textos e trabalho em equipe através de uma Aprendizagem Baseada em Jogos. Cada grupo de alunos receberá a primeira pista que os direcionará a diferentes pontos da escola onde encontrarão trechos de textos ou livros. Para avançar no jogo, os estudantes precisarão ler atentamente e interpretar as pistas corretamente, demonstrando compreensão do texto e habilidade de localizar informações explícitas. A cada etapa, novos desafios textuais serão propostos, incentivando os alunos a aplicarem suas habilidades de leitura e interpretação em contextos variados. O caça ao tesouro culminará na descoberta de um 'tesouro literário' - uma seleção de livros que será doada à biblioteca do bairro, reforçando a importância da leitura e do compartilhamento de conhecimento. Ao longo da atividade, serão aplicadas metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida, promovendo a autonomia dos alunos e a colaboração entre eles. Finalmente, com a Roda de Debate, os alunos terão a oportunidade de discutir as experiências, os textos lidos e as estratégias utilizadas durante o jogo, fomentando a reflexão crítica e o desenvolvimento da capacidade argumentativa.
O objetivo desta atividade reside em capacitar os alunos a localizar informações explícitas e identificar a ideia central em diferentes textos, promovendo uma leitura consciente e crítica. Espera-se que, ao final do caça ao tesouro, os alunos tenham aprimorado suas habilidades de interpretação textual e colaboração, fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal. Esta experiência de aprendizado direcionada também visa estimular o gosto pela leitura, apresentando aos alunos o prazer de descobrir novos mundos e ideias através dos livros. Além disso, ao trabalhar em equipe, os estudantes desenvolverão habilidades sociais como comunicação, respeito mútuo e responsabilidade compartilhada.
O conteúdo programático desta atividade inclui a análise e interpretação de textos de gêneros variados, reconhecendo sua estrutura, elementos e características. Além disso, será enfatizado o desenvolvimento da capacidade de argumentação e expressão oral e escrita dos alunos. A literatura será explorada como veículo de conhecimento de mundo, estímulo à imaginação e ao desenvolvimento crítico e reflexivo.
Para a execução desta atividade serão utilizadas metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Jogos, incentivando a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. O caça ao tesouro literário será norteado pela Sala de Aula Invertida, proporcionando momentos de pesquisa e estudo prévios pelos alunos. Aprendizagem Baseada em Projetos será aplicada para integrar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas práticos durante a atividade. Por fim, a Roda de Debate contribuirá para o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva dos alunos sobre os textos lidos e as experiências compartilhadas.
Esta atividade será realizada ao longo de 10 aulas de 120 minutos cada, totalizando 20 horas. Iniciará com uma introdução ao caça ao tesouro e instruções gerais. Seguir-se-ão sessões dedicadas à leitura, discussão e resolução das pistas, orientadas pelas metodologias ativas propostas. A atividade encerrará com a descoberta do tesouro literário e uma Roda de Debate para compartilhar experiências e aprendizados.
A avaliação desta atividade será baseada na participação, engajamento e desempenho dos alunos durante o caça ao tesouro, levando em consideração a capacidade de interpretar as pistas e avançar no jogo. Será também considerada a colaboração entre os membros das equipes, a habilidade de comunicação demonstrada nas rodas de debate e a compreensão e articulação dos conceitos e ideias discutidos. Para isso, serão utilizadas rubricas de avaliação, com critérios claros e específicos relacionados aos objetivos de aprendizagem da atividade, garantindo uma avaliação justa e objetiva.
Para a realização desta atividade serão necessários textos literários e informativos diversos, pistas impressas ou digitais, espaços da escola designados para esconder as pistas e o tesouro literário. Também será fundamental o uso de recursos digitais como smartphones ou tablets para pesquisas durante o jogo. Materiais de escrita para anotações das equipes e uma caixa ou baú para simbolizar o tesouro literário enriquecerão a experiência prática.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula