Nessa atividade prática e interativa, os alunos do 5º ano do ensino fundamental embarcarão em uma emocionante jornada de caça ao tesouro pela escola, utilizando suas habilidades de leitura crítica e análise de mídia para desvendar pistas escondidas em diversos tipos de textos midiáticos, como jornais, revistas, anúncios online e flyers. Ao longo dessa aventura, aprenderão sobre a função social dos textos, identificando seu contexto de circulação, os emissores, e o público-alvo. Essa metodologia ativa, incluindo Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, proporcionará aos alunos uma compreensão mais profunda de como os textos midiáticos operam na sociedade, desenvolvendo assim suas habilidades de leitura e análise crítica.
O objetivo dessa atividade é engajar os alunos numa experiência de aprendizado ativa, onde possam desenvolver não apenas a habilidade de leitura crítica de diversos tipos de textos, mas também compreender a importância e função social dos mesmos. Espera-se que, ao final desta jornada, os estudantes sejam capazes de identificar o propósito de diferentes textos midiáticos, reconhecendo os contextos em que circulam, seus produtores e destinatários, o que é essencial para a formação de cidadãos críticos na sociedade atual.
O conteúdo desta atividade englobará a análise e compreensão de diversos tipos de textos midiáticos, um estudo sobre a função social dos mesmos e como influenciam e são influenciados pela sociedade. Além disso, será trabalhado o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação eficaz, essenciais para a conclusão da caça ao tesouro.
A abordagem metodológica se baseará em princípios da Aprendizagem Baseada em Jogos e Projetos, promovendo uma imersão dos alunos na atividade de caça ao tesouro. Divididos em equipes, eles percorrerão a escola em busca de pistas escondidas em textos midiáticos, necessitando articular as informações coletadas para encontrar a próxima pista até alcançarem o tesouro final. Esta estratégia estimula a colaboração, pensamento crítico e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
A atividade terá uma duração total de 1 horas, idealmente dividida em 1.5 aulas de 40 minutos. Na primeira aula, será introduzido o conceito da caça ao tesouro e distribuídas as primeiras pistas. Na sequência, os alunos partirão para a execução da busca. A última parte da aula será reservada para a discussão das pistas encontradas e reflexão sobre o aprendizado.
A avaliação será baseada na participação, engajamento e colaboração dos alunos durante a atividade, além da capacidade de análise crítica dos textos midiáticos encontrados. Será avaliada a habilidade dos grupos em seguir as pistas corretamente e chegar ao tesouro final. Também será considerada a reflexão crítica sobre a função social dos textos analisados, demonstrada em uma breve apresentação de suas descobertas. Exemplos de critérios avaliativos incluem a acuidade nas interpretações dos textos e efetividade na comunicação entre os membros da equipe.
Para a realização desta atividade, serão necessários diversos textos midiáticos impressos e digitais, distribuídos pela escola. Será preciso acesso à internet para a localização de pistas online, e dispositivos móveis ou computadores podem ser utilizados. Materiais de escrita para as anotações durante a busca e uma área comum para as discussões em grupo também são essenciais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula