Caça ao Tesouro Midiático

Desenvolvida por: Luiza … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e compreensão de textos midiáticos

Nessa atividade prática e interativa, os alunos do 5º ano do ensino fundamental embarcarão em uma emocionante jornada de caça ao tesouro pela escola, utilizando suas habilidades de leitura crítica e análise de mídia para desvendar pistas escondidas em diversos tipos de textos midiáticos, como jornais, revistas, anúncios online e flyers. Ao longo dessa aventura, aprenderão sobre a função social dos textos, identificando seu contexto de circulação, os emissores, e o público-alvo. Essa metodologia ativa, incluindo Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, proporcionará aos alunos uma compreensão mais profunda de como os textos midiáticos operam na sociedade, desenvolvendo assim suas habilidades de leitura e análise crítica.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é engajar os alunos numa experiência de aprendizado ativa, onde possam desenvolver não apenas a habilidade de leitura crítica de diversos tipos de textos, mas também compreender a importância e função social dos mesmos. Espera-se que, ao final desta jornada, os estudantes sejam capazes de identificar o propósito de diferentes textos midiáticos, reconhecendo os contextos em que circulam, seus produtores e destinatários, o que é essencial para a formação de cidadãos críticos na sociedade atual.

  • Promover a leitura crítica e análise de mídia entre os alunos
  • Desenvolver a compreensão sobre a função social dos diferentes tipos de textos
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação
  • Fomentar a colaboração e trabalho em equipe durante a busca pelas pistas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF35LP15: Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF35LP18: Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade englobará a análise e compreensão de diversos tipos de textos midiáticos, um estudo sobre a função social dos mesmos e como influenciam e são influenciados pela sociedade. Além disso, será trabalhado o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação eficaz, essenciais para a conclusão da caça ao tesouro.

  • Leitura e análise de textos midiáticos
  • Função social dos textos
  • Trabalho em equipe e comunicação

Metodologia

A abordagem metodológica se baseará em princípios da Aprendizagem Baseada em Jogos e Projetos, promovendo uma imersão dos alunos na atividade de caça ao tesouro. Divididos em equipes, eles percorrerão a escola em busca de pistas escondidas em textos midiáticos, necessitando articular as informações coletadas para encontrar a próxima pista até alcançarem o tesouro final. Esta estratégia estimula a colaboração, pensamento crítico e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

  • Caça ao tesouro utilizando pistas em textos midiáticos
  • Discussões em grupo para interpretação de pistas
  • Apresentação e defesa das conclusões alcançadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 1 horas, idealmente dividida em 1.5 aulas de 40 minutos. Na primeira aula, será introduzido o conceito da caça ao tesouro e distribuídas as primeiras pistas. Na sequência, os alunos partirão para a execução da busca. A última parte da aula será reservada para a discussão das pistas encontradas e reflexão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da caça ao tesouro
  • Aula 2: Continuação da busca, análise das pistas encontradas e descoberta do tesouro final

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, engajamento e colaboração dos alunos durante a atividade, além da capacidade de análise crítica dos textos midiáticos encontrados. Será avaliada a habilidade dos grupos em seguir as pistas corretamente e chegar ao tesouro final. Também será considerada a reflexão crítica sobre a função social dos textos analisados, demonstrada em uma breve apresentação de suas descobertas. Exemplos de critérios avaliativos incluem a acuidade nas interpretações dos textos e efetividade na comunicação entre os membros da equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos textos midiáticos impressos e digitais, distribuídos pela escola. Será preciso acesso à internet para a localização de pistas online, e dispositivos móveis ou computadores podem ser utilizados. Materiais de escrita para as anotações durante a busca e uma área comum para as discussões em grupo também são essenciais.

  • Textos midiáticos impressos e digitais
  • Acesso à internet
  • Dispositivos móveis ou computadores
  • Materiais de escrita
  • Espaço para discussão em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo