Caça-Palavras Falante

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade e interação

Nesta atividade destinada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, o objetivo é desenvolver habilidades de oralidade e compreensão leitora de forma divertida e interativa. Através de um jogo de caça-palavras, os alunos serão incentivados a buscar palavras dentro de um tema específico fornecido pelo professor. Uma vez encontradas as palavras, os alunos, divididos em pequenos grupos, serão desafiados a criar diálogos curtos utilizando as palavras descobertas, promovendo assim a prática da oralidade em contexto. Este processo incentivará o uso de formas de tratamento adequadas e o respeito pelos turnos de fala, elementos cruciais nas interações presenciais. A atividade propõe um ambiente lúdico para a prática da linguagem, onde os alunos poderão explorar novos vocabulários, expressar criatividade e desenvolver habilidades de comunicação efetiva.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fomentar a prática da oralidade, incentivando os alunos a participarem ativamente de conversações espontâneas em situações lúdicas. Os alunos aprenderão a respeitar os turnos de fala, a selecionar e utilizar formas de tratamento adequadas de acordo com o interlocutor e a situação, tudo isso dentro de um contexto de jogo que torna o aprendizado mais dinâmico e envolvente. Além disso, espera-se que os estudantes expandam seu vocabulário e habilidades de compreensão leitora, fundamentais para a efetiva comunicação em qualquer contexto.

  • Desenvolver habilidades de oralidade em situações de interação espontânea.
  • Praticar o respeito pelos turnos de fala e o uso de formas de tratamento adequadas.
  • Expandir vocabulário e habilidades de compreensão leitora.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de improvisação em conversas.
  • Fomentar a colaboração e trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP11: Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
  • EF35LP02: Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
  • EF05LP23: Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.

Conteúdo Programático

Esta atividade enquadra-se dentro da área de Língua Portuguesa, focando principalmente no desenvolvimento de competências de oralidade. Através de um jogo de caça-palavras seguido de uma prática conversacional, os estudantes serão incentivados a explorar novos vocabulários, estruturar pensamentos e expressar ideias de maneira clara e coerente. Além disso, o respeito pelos turnos de fala e o uso adequado de formas de tratamento serão praticados, visando o aperfeiçoamento da comunicação presencial.

  • Oralidade e interação: Prática de diálogos e conversações espontâneas.
  • Respeito pelos turnos de fala e uso adequado de formas de tratamento.
  • Expansão de vocabulário e compreensão leitora através do jogo de caça-palavras.

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada através da participação direta dos alunos em um jogo de caça-palavras seguido de atividades de diálogo em grupo. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos, onde colaborativamente buscarão as palavras relacionadas ao tema proposto. Após encontrar uma palavra, o grupo deverá criar e compartilhar um diálogo que a incorpore, promovendo a prática da oralidade. Esta abordagem incentiva a participação ativa, o pensamento crítico e a criatividade, ao mesmo tempo que proporciona uma experiência de aprendizado compartilhado.

  • Divisão da classe em pequenos grupos para o jogo de caça-palavras.
  • Criação e compartilhamento de diálogos que incorporem as palavras encontradas.
  • Discussão em grupo sobre os diálogos criados e o uso adequado de formas de tratamento.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 4 horas, divididas em 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao jogo e explicação das regras. Nas duas aulas seguintes, os alunos participarão ativamente do jogo de caça-palavras e da criação de diálogos. Na última aula, haverá uma sessão de compartilhamento dos diálogos criados e uma reflexão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e explicação das regras.
  • Aula 2 e 3: Execução do jogo de caça-palavras e criação de diálogos pelos grupos.
  • Aula 4: Compartilhamento e discussão dos diálogos criados.

Avaliação

A avaliação será contínua, baseada na participação ativa e na contribuição de cada aluno para o trabalho em grupo. Será considerada a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade nas conversas, o respeito pelo turno de fala e o uso adequado de formas de tratamento. Feedbacks serão fornecidos ao longo das atividades para orientar os alunos na melhoria contínua de suas habilidades de oralidade e interação. Exemplos práticos de diálogos bem estruturados e o uso efetivo das palavras encontradas no caça-palavras serão destacados como modelos positivos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem cópias impressas do jogo de caça-palavras, cada uma contendo uma lista de palavras relacionadas ao tema específico. Será necessário também papel e caneta para cada grupo, a fim de anotar as palavras encontradas e elaborar os diálogos. Adicionalmente, o uso de um quadro branco ou flip-chart pode ajudar na visualização das palavras e facilitar a discussão em grupo sobre os diálogos criados.

  • Cópias impressas do jogo de caça-palavras.
  • Papel e caneta para anotações e criação de diálogos.
  • Quadro branco ou flip-chart para facilitar visualizações e discussões.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo