Caça-Palavras Narrativo

Desenvolvida por: Eduard… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativa Ficcional

Nesta atividade, intitulada Caça-Palavras Narrativo, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão engajados em uma prática que integra o lúdico com o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Após receberem um vídeo explicativo sobre os elementos de uma narrativa, os alunos participarão de um caça-palavras envolvendo palavras-chave que deverão ser utilizadas na elaboração de suas próprias histórias. Esse processo não somente estimula a criatividade e o raciocínio lógico, mas também promove a compreensão profunda sobre como os elementos narrativos se conectam para formar uma história coesa e envolvente. Durante a aula, em um ambiente de colaboração e apoio mútuo, os alunos compartilharão suas criações em pequenos grupos, oferecendo e recebendo feedback. Esta etapa é crucial para o desenvolvimento da habilidade de revisão e aprimoramento do texto, além de fomentar a capacidade de escuta ativa e crítica construtiva entre os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver nas crianças do 5º ano do Ensino Fundamental habilidades de leitura, escrita e compreensão textual através de uma atividade lúdica e participativa. Os alunos serão incentivados a criar histórias que integrem palavras-chave, promovendo o desenvolvimento da criatividade, capacidade analítica e de síntese. Além disso, a partilha das histórias e o feedback em grupo visam enriquecer a experiência de aprendizagem, estimulando a escuta ativa, o respeito pelas ideias dos companheiros e a capacidade de revisão e aprimoramento de textos.

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Estimular a criatividade na criação de narrativas.
  • Compreender a estrutura de uma narrativa ficcional.
  • Promover a habilidade de dar e receber feedback construtivo.

Conteúdo Programático

Explorar o universo da narrativa ficcional, abordando elementos essenciais como enredo, personagens, tempo e espaço é fundamental no 5º ano do Ensino Fundamental. Através de atividades práticas, como o Caça-Palavras Narrativo, os estudantes têm a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em criações próprias, consolidando o aprendizado de maneira significativa e duradoura.

  • Elementos de uma narrativa (enredo, personagens, tempo, espaço).
  • Processo criativo para desenvolvimento de histórias.
  • Revisão e aprimoramento de textos narrativos.
  • Habilidades de escuta ativa e feedback.

Metodologia

Adotando a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade engaja os alunos de maneira dinâmica e interativa. A preparação prévia com o material audiovisual sobre elementos narrativos proporciona uma base sólida, permitindo que a aula presencial seja totalmente dedicada à aplicação prática do conhecimento através do jogo do caça-palavras e da elaboração das narrativas. O compartilhamento das histórias e o processo de feedback em grupo são fundamentais para estimular o pensamento crítico e a colaboração.

  • Preparação com material audiovisual sobre elementos narrativos.
  • Caça-palavras para identificação das palavras-chave.
  • Desenvolvimento individual de histórias integrando as palavras encontradas.
  • Compartilhamento das histórias em pequenos grupos e feedback.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será executada em uma aula de 60 minutos, proporcionando tempo suficiente para o engajamento ativo dos alunos em todas as fases propostas. Iniciando com a revisão do conteúdo do vídeo, seguido pela atividade do caça-palavras, a criação das narrativas e, por fim, a partilha e o feedback em grupo.

  • Aula 1 - Revisão, Caça-Palavras Narrativo, Criação e Compartilhamento

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa do aluno durante todas as fases da atividade, a integração das palavras-chave na narrativa, criatividade, coerência e coesão da história criada. A capacidade de dar e receber feedback também será considerada, valorizando o desenvolvimento da comunicação assertiva e construtiva entre os alunos. Exemplos de critérios de avaliação incluem: originalidade, uso adequado dos elementos narrativos, habilidade de integração das palavras-chave, e contribuições para o feedback em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem o vídeo explicativo sobre elementos de uma narrativa, folhas de papel para o caça-palavras e escrita das histórias e um ambiente propício para discussão em grupo. O vídeo proporciona uma preparação sólida e motivação, o material impresso organiza a atividade central, e o ambiente colaborativo enriquece a experiência de aprendizado.

  • Vídeo explicativo sobre elementos de uma narrativa.
  • Folhas de papel ou impressão do caça-palavras.
  • Material para escrita (lápis ou canetas).
  • Espaço apropriado para discussão em pequenos grupos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo