Caça-Palavras Natural

Desenvolvida por: Mary S… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Exploração do ambiente natural e escrita criativa

A atividade 'Caça-Palavras Natural' busca promover o desenvolvimento da criatividade, da observação e da escrita nos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, através de uma saída de campo. Nessa exploração ao ar livre, os alunos serão encorajados a interagir com o ambiente natural ao redor da escola ou em um parque próximo, utilizando pranchetas, cadernos ou folhas de papel para registrar palavras, frases, e descrições inspiradas por suas observações. Tal prática pretende apurar a percepção sensorial e o vocabulário dos estudantes. Ao retornarem para a sala de aula, os alunos compartilharão suas anotações e, inspirados por estas, empreenderão uma atividade de escrita criativa. Podem optar por elaborar poemas, histórias curtas ou descrições de cenários imaginários, enriquecendo assim suas habilidades de expressão escrita e estimulando a imaginação. Este método ativo de aprendizagem busca fazer dos estudantes autores ativos do seu processo educacional, encorajando a autonomia, a colaboração e o pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivos estimular a observação atenta do meio ambiente, ampliar o vocabulário e a sensibilidade linguística dos alunos, além de incentivar a expressão criativa através da escrita. Procura-se fazer com que os estudantes aprendam a valorizar as riquezas do mundo natural e a utilizá-las como fonte de inspiração para a criação literária. Tais habilidades são primordiais para o desenvolvimento de competências comunicativas, críticas e criativas, que serão úteis ao longo de toda a vida acadêmica e profissional dos alunos.

  • Ampliar o vocabulário e a capacidade de observação do estudante.
  • Estimular a criatividade e a expressão escrita.
  • Fomentar a apreciação pelo ambiente natural.
  • Desenvolver habilidades de comunicação efetiva.
  • Incentivar o trabalho colaborativo e o compartilhamento de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Produzir textos orais e escritos, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
  • EF15LP04: Utilizar, ao produzir texto, as convenções da escrita padrão.
  • EF15LP26: Mobilizar recursos expressivos da língua para ampliar as possibilidades de produção de efeitos de sentido.

Conteúdo Programático

A conjunto do Conteúdo Programático engloba a exploração e a interação com o ambiente natural, a coleta de palavras e frases inspiradoras, seguida da elaboração de textos criativos. A atividade irá desenvolver no aluno a habilidade de utilizar o ambiente como estímulo criativo para a escrita, além de promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas e expressivas, abordando elementos da natureza, vocabulário e estruturas textuais.

  • Observação do ambiente natural
  • Coleta de palavras e frases
  • Elaboração de textos criativos: poema, história curta ou descrição
  • Estrutura e estilo de diversos gêneros textuais
  • Convenções da escrita padrão

Metodologia

A metodologia empregada será uma combinação de Saída de Campo e Atividade Mão-na-massa. Os alunos serão conduzidos numa exploração do ambiente ao redor da escola, munidos de materiais para anotação. Essa abordagem prática tem o objetivo de incentivar a observação direta do mundo natural e a coleta de elementos linguísticos inspirados nessa experiência. Em sala, o compartilhamento das anotações antecederá as atividades de escrita criativa, promovendo a troca de ideias e a colaboração entre os alunos.

  • Saída de Campo
  • Análise reflexiva das anotações
  • Compartilhamento em grupo das palavras coletadas
  • Atividade de escrita criativa individual
  • Discussão coletiva sobre os textos produzidos

Aulas e Sequências Didáticas

Com uma carga horária total de 2 horas, divididas em uma aula de aproximadamente 90 minutos, o cronograma inclui tempo dedicado à exploração ao ar livre, seguido por atividades de escrita e compartilhamento em sala de aula.

  • Aula 1: Saída de campo e coleta de palavras - 45 minutos. Retorno à sala, compartilhamento das anotações e início da atividade de escrita criativa - 45 minutos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a saída de campo, a qualidade das anotações coletadas, a criatividade, a coerência e a originalidade dos textos produzidos. Será incentivada a autoavaliação e a avaliação entre pares, buscando uma reflexão sobre o processo de criação e os aprendizados adquiridos. Exemplos de critérios incluirão a efetiva utilização das palavras e frases coletadas, a capacidade de criar narrativas ou descrições interessantes e a habilidade de trabalhar coletivamente.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem pranchetas ou cadernos, folhas de papel, canetas ou lápis para a coleta de anotações durante a saída de campo. Em sala, será necessário um espaço adequado para a discussão em grupo e o compartilhamento das ideias. A atividade pode ser enriquecida com a utilização de materiais adicionais, como mapas do local ou guias de observação da natureza.

  • Pranchetas ou cadernos e folhas de papel
  • Canetas ou lápis
  • Espaço adequado para discussão em grupo
  • Materiais adicionais para enriquecer a observação (opcionais)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo