Cartografando Textos

Desenvolvida por: Joelma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Compreensão da função social dos textos

A atividade 'Cartografando Textos' é desenhada para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver a capacidade de identificar a função social de diversos textos encontrados em seu cotidiano. Antes da realização em sala, os alunos deverão buscar por textos em suas casas ou comunidade, como receitas, avisos e propagandas, e trazê-los para a sala de aula. Em grupo, eles irão discutir e identificar a função social de cada texto, quem os produziu e para quem são destinados. Posteriormente, os alunos montarão um 'mapa' na sala, conectando os textos através de linhas que simbolizam sua circulação e impacto na sociedade. Esta atividade incentivará os alunos a observar a importância e o papel que os textos desempenham em diferentes contextos sociais, auxiliando-os a compreender como a linguagem é utilizada para comunicar, informar e persuadir em diversas esferas da vida cotidiana.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover a compreensão sobre a função social dos textos, enfatizando como eles circulam e impactam a vida em comunidade. Ao incentivar os alunos a coletar textos de seu entorno imediato e analisá-los criticamente, busca-se desenvolver habilidades de leitura, interpretação e reflexão sobre a linguagem e seus usos sociais. Além disso, ao trabalhar em grupos para montar o 'mapa' textual, os estudantes praticarão habilidades de colaboração, negociação e apresentação, fundamentais para seu desenvolvimento integral.

  • Compreender a função social dos textos
  • Identificar o contexto de produção e circulação dos textos
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação crítica
  • Praticar o trabalho em equipe e a apresentação de resultados
  • Refletir sobre o impacto dos textos na sociedade

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abrange o estudo da função social dos textos, explorando como diferentes gêneros textuais são criados e distribuídos no âmbito social. Ao examinarmos textos como receitas, avisos e propagandas, os alunos terão a chance de ver em primeira mão a diversidade e riqueza dos usos da linguagem em sua vida cotidiana.

  • Gêneros textuais e suas funções
  • Contextos de produção e circulação de textos
  • Análise crítica de textos
  • Trabalho em equipe e apresentação de projetos
  • Impacto social dos textos

Metodologia

A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, com os alunos trazendo para a sala de aula textos coletados previamente. A atividade será iniciada com uma discussão em grupo sobre os textos, seguida da construção colaborativa do 'mapa' textual. Esta metodologia enfatiza a participação ativa dos alunos, favorecendo um ambiente de aprendizado mais interativo e engajador.

  • Coleta de textos no cotidiano pelos alunos
  • Discussão em grupo sobre a função social dos textos
  • Construção colaborativa de um 'mapa' textual na sala
  • Apresentação dos resultados pelos grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a discussão em grupo e o início da construção do 'mapa'. Na segunda aula, os grupos finalizarão e apresentarão seus 'mapas' à classe.

  • Aula 1: Discussão em grupo e início da construção do 'mapa' textual (60 minutos)
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos 'mapas' textuais (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na qualidade da análise crítica dos textos coletados e na criatividade e clareza ao construir e apresentar o 'mapa' textual. Serão considerados critérios como compreensão do conteúdo, colaboração em equipe, habilidade de comunicação e reflexão crítica sobre o impacto social dos textos. Exemplos de boas práticas e de falhas serão discutidos finalmente em conjunto para reforçar o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais básicos como cartolina, canetas coloridas e fita adesiva para a construção dos 'mapas' textuais. Além disso, será empregado o quadro branco para anotações gerais e a internet, caso seja necessário pesquisar mais informações sobre os textos ou seus contextos de circulação.

  • Cartolina
  • Canetas coloridas
  • Fita adesiva
  • Quadro branco
  • Acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo