A atividade 'Cartografando Textos' é desenhada para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver a capacidade de identificar a função social de diversos textos encontrados em seu cotidiano. Antes da realização em sala, os alunos deverão buscar por textos em suas casas ou comunidade, como receitas, avisos e propagandas, e trazê-los para a sala de aula. Em grupo, eles irão discutir e identificar a função social de cada texto, quem os produziu e para quem são destinados. Posteriormente, os alunos montarão um 'mapa' na sala, conectando os textos através de linhas que simbolizam sua circulação e impacto na sociedade. Esta atividade incentivará os alunos a observar a importância e o papel que os textos desempenham em diferentes contextos sociais, auxiliando-os a compreender como a linguagem é utilizada para comunicar, informar e persuadir em diversas esferas da vida cotidiana.
O principal objetivo desta atividade é promover a compreensão sobre a função social dos textos, enfatizando como eles circulam e impactam a vida em comunidade. Ao incentivar os alunos a coletar textos de seu entorno imediato e analisá-los criticamente, busca-se desenvolver habilidades de leitura, interpretação e reflexão sobre a linguagem e seus usos sociais. Além disso, ao trabalhar em grupos para montar o 'mapa' textual, os estudantes praticarão habilidades de colaboração, negociação e apresentação, fundamentais para seu desenvolvimento integral.
Este plano de aula abrange o estudo da função social dos textos, explorando como diferentes gêneros textuais são criados e distribuídos no âmbito social. Ao examinarmos textos como receitas, avisos e propagandas, os alunos terão a chance de ver em primeira mão a diversidade e riqueza dos usos da linguagem em sua vida cotidiana.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, com os alunos trazendo para a sala de aula textos coletados previamente. A atividade será iniciada com uma discussão em grupo sobre os textos, seguida da construção colaborativa do 'mapa' textual. Esta metodologia enfatiza a participação ativa dos alunos, favorecendo um ambiente de aprendizado mais interativo e engajador.
A atividade terá uma duração total de 2 horas, dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a discussão em grupo e o início da construção do 'mapa'. Na segunda aula, os grupos finalizarão e apresentarão seus 'mapas' à classe.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na qualidade da análise crítica dos textos coletados e na criatividade e clareza ao construir e apresentar o 'mapa' textual. Serão considerados critérios como compreensão do conteúdo, colaboração em equipe, habilidade de comunicação e reflexão crítica sobre o impacto social dos textos. Exemplos de boas práticas e de falhas serão discutidos finalmente em conjunto para reforçar o aprendizado.
Para a realização da atividade, serão necessários materiais básicos como cartolina, canetas coloridas e fita adesiva para a construção dos 'mapas' textuais. Além disso, será empregado o quadro branco para anotações gerais e a internet, caso seja necessário pesquisar mais informações sobre os textos ou seus contextos de circulação.
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