Círculo de Histórias

Desenvolvida por: Victor… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual colaborativa

A atividade 'Círculo de Histórias' busca envolver os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental numa prática de escrita criativa e colaboração. Inicialmente, o professor dará início à atividade com a primeira frase de uma história. Em seguida, cada aluno, seguindo a ordem no grande círculo formado, contribuirá com uma frase para continuar a narrativa. Esta proposta enfatiza a importância da escuta ativa, respeito pelos turnos de fala e desenvolvimento da criatividade. Por meio desta atividade, pretende-se promover a união do grupo e a responsabilidade coletiva na construção de um texto único. A dinâmica permite que os alunos explorem diferentes gêneros narrativos e ampliem sua capacidade de expressão escrita, enquanto praticam a escuta e o respeito pelas ideias dos outros, aspectos fundamentais para o convívio social saudável e produtivo. Além disso, estimula a imaginação e permite a prática de estruturação de texto e coerência narrativa, habilidades importantes no aprendizado da língua.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são multifacetados, visando não apenas aprimorar a habilidade dos alunos em criar histórias de forma colaborativa, mas também desenvolver competências sociais fundamentais. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos demonstrarão maior capacidade de escuta ativa, respeitando os turnos de fala de seus colegas. Além disso, a prática busca estimular a criatividade e expressão individual dentro de um quadro colaborativo, fomentando a habilidade de construir narrativas coerentes e criativas. Também é objetivo deste exercício reforçar a coesão de grupo e o sentimento de responsabilidade compartilhada no desenvolvimento de projetos coletivos.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e narrativa
  • Promover a escuta ativa e o respeito pelos turnos de fala
  • Estimular a imaginação e criatividade dos alunos
  • Fomentar a coesão de grupo e a colaboração
  • Praticar a construção de textos com coerência e coesão

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba competências e habilidades relacionadas à produção textual, escuta ativa e colaboração. Os alunos serão introduzidos à estrutura de narrativas e elementos de uma história (começo, meio e fim), bem como técnicas para desenvolver criatividade na escrita. Além disso, discutir-se-á a importância da colaboração e do respeito mútuo em processos coletivos de criação. A atividade proporciona uma abordagem prática destes conceitos, permitindo que os alunos os experimentem de forma direta.

  • Estrutura narrativa de histórias
  • Técnicas de escrita criativa
  • Importância do respeito mútuo e escuta ativa
  • Colaboração e trabalho em equipe na criação de textos

Metodologia

A metodologia ativa será central nesta atividade, priorizando a participação ativa dos alunos na construção coletiva da narrativa. O professor iniciará a atividade e, em seguida, cada aluno contribuirá, um por vez, com uma frase para a história. Este processo não só incentiva a criatividade e expressão individual mas também reforça a aprendizagem cooperativa. Será dada especial atenção às habilidades de escuta, uma vez que os alunos precisarão prestar atenção às contribuições anteriores para dar continuidade à história de forma coerente. Esta abordagem assegura que todos os alunos estejam engajados e contribuindo ativamente para o projeto comum.

  • Iniciativa da narrativa pelo professor
  • Contribuição sequencial dos alunos para a construção da história
  • Estímulo à criatividade e expressão individual
  • Foco na aprendizagem cooperativa e respeito mútuo entre os participantes

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma sessão de 50 minutos. Iniciará com uma breve explicação sobre os objetivos e a dinâmica. O resto do tempo será dedicado à construção coletiva da história, permitindo que cada aluno contribua com sua parte. Esta estrutura permite a participação igualitária e a colaboração efetiva entre os alunos.

  • Aula 1: Explicação da atividade e desenvolvimento da história coletiva

Avaliação

A avaliação será formativa, observando a participação e o engajamento dos alunos durante a atividade. Será dada uma atenção especial à capacidade de escutar as contribuições dos colegas e de construir de forma coerente sobre elas. Além disso, a criatividade e originalidade das contribuições dos alunos serão valorizadas, junto com a habilidade de trabalhar em grupo. O professor pode solicitar, ao final, que os alunos reflitam sobre o processo de construção da história e discutam o que aprenderam com a atividade, especialmente sobre a importância da colaboração e respeito pelos turnos de fala.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são minimalistas, enfocando principalmente a dinâmica de grupo e a criatividade dos participantes. Será necessário um espaço amplo onde os alunos possam formar um grande círculo, além de um quadro para anotações importantes e talvez um gravador para registrar a história criada, facilitando a reflexão e discussão posterior.

  • Espaço amplo para formação do círculo
  • Quadro para anotações
  • Gravador de áudio (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo