Círculo de Histórias Encantadas

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens]
Temática: [Cultura Afro-brasileira e Imaginário Coletivo]

A atividade proposta, intitulada Círculo de Histórias Encantadas, busca promover o reconhecimento e a valorização das narrativas afro-brasileiras através da leitura e discussão dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Cada aluno traz uma história que valoriza a cultura afro-brasileira e o imaginário coletivo, conectando-se ao código EF15LP15. Após a leitura, os alunos participam de uma roda de debate para discutir as diferentes formas artísticas representadas nos textos e a importância cultural das narrativas. A atividade incentiva a reflexão sobre o contexto social, diversidade cultural e apreciação do patrimônio literário, fortalecendo o entendimento de textos literários como parte do mundo imaginário e sua dimensão lúdica.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa desenvolver nos alunos a habilidade de interpretar e valorizar narrativas culturais afro-brasileiras, estimulando o reconhecimento da diversidade cultural e a importância das tradições literárias afro-brasileiras. Ao discutir e analisar forma, conteúdo e contexto cultural, promove-se o aprendizado colaborativo e o respeito às culturas distintas presentes no Brasil, reforçando a importância do diálogo e da troca de ideias como parte fundamental do processo educacional.

  • Incentivar a apreciação das diferentes formas artísticas e literárias.
  • Promover a valorização da diversidade cultural afro-brasileira.
  • Desenvolver habilidades críticas e argumentativas através de discussões mediadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se na exploração de narrativas afro-brasileiras, com ênfase em suas manifestações culturais e artísticas. Este enfoque promove a identificação dos diversos elementos estilísticos presentes nas histórias e como estes contribuem para o imaginário e o lúdico. Consequentemente, os alunos são encorajados a fazer conexões com o patrimônio literário global e a reconhecerem a importância de preservar e valorizar essas narrativas para a compreensão das identidades culturais.

  • Leitura e análise de histórias afro-brasileiras.
  • Discussão sobre formas artísticas e narrativas literárias.
  • Exploração do contexto histórico e cultural das narrativas discutidas.

Metodologia

A metodologia utilizada na atividade é centrada na leitura ativa e na participação dos alunos, promovendo um ambiente de respeito e colaboração. A roda de debate é o principal espaço de interação, estimulando a escuta atenta, o compartilhamento de visões e a argumentação fundamentada. Além disso, os alunos são incitados a correlacionar o conteúdo lido com suas próprias experiências e vivências socioculturais, propiciando um aprendizado mais significativo e contextualizado.

  • Leitura individual e coletiva das histórias.
  • Roda de debate para mediação de discussões culturais.
  • Utilização de questões norteadoras para aprofundar a análise dos textos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada ao longo de duas horas divididas em duas sessões de 60 minutos cada. A primeira sessão será dedicada à introdução, apresentação dos objetivos e leitura das histórias. A segunda sessão será destinada ao debate e reflexão conjunta, culminando em um fechamento onde os alunos podem compartilhar seus aprendizados e insights adquiridos durante a atividade.

  • Sessão 1: Introdução e leitura das histórias (60 min).
  • Sessão 2: Roda de debate e reflexões finais (60 min).

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, focando no processo de participação e interação durante as atividades. Os critérios incluem participação ativa nas discussões, respeito às contribuições dos colegas e capacidade de relacionar as histórias ao contexto cultural mais amplo. Exemplos de avaliação incluem a análise das reflexões compartilhadas pelos alunos, feedback entre pares e a autoavaliação de seus aprendizados.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados nesta atividade incluem principalmente as histórias impressas ou em formato digital, que serão lidas pelos alunos. Além disso, papéis para anotações são fornecidos para que os alunos registrem suas ideias durante as discussões. É importante fornecer um ambiente confortável e adequado para a roda de debate, com assentos organizados de maneira a facilitar o diálogo e a troca de ideias entre os participantes.

  • Cópias impressas ou digitais das histórias selecionadas.
  • Papéis e canetas para anotações.
  • Espaço de sala organizado em círculo para a roda de debate.

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