Construtores de Histórias

Desenvolvida por: Evandr… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Interpretação de Imagens

A atividade 'Construtores de Histórias' é uma proposta interativa voltada a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que busca desenvolver habilidades de criação, interpretação e expressão por meio da literatura e das artes visuais. Iniciando com uma sessão de brainstorming, os estudantes serão divididos em grupos para selecionar temas e desenvolver histórias curtas em conjunto. Este processo estimula a imaginação, criatividade e habilidades de colaboração. Após a definição da trama, os alunos ilustrarão as principais cenas, conectando texto e imagem, o que promove a compreensão e a integração de diferentes formas de linguagem. Finalmente, a apresentação das histórias incentivará a prática da oralidade e permitirá que os alunos compartilhem suas criações, valorizando o trabalho em equipe e o aprendizado coletivo. Esse projeto não apenas reforça a importância da literatura e das artes, como também fomenta a autoexpressão e a apreciação cultural.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na exploração do mundo literário e artístico de maneira integrada, promovendo o desenvolvimento da criatividade, do trabalho em equipe, e da habilidade de narrar histórias. Visa também estimular a compreensão de que textos literários fazem parte de um imaginário rico e diverso, que permite múltiplas interpretações e associações com o mundo visual. Ao relacionar texto e imagem, os alunos praticam a análise interpretativa e ampliam sua capacidade de expressão e comunicação.

  • Estimular a criatividade e imaginação na criação de histórias.
  • Promover a habilidade de trabalho em equipe e colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de associar texto e imagens de forma coesa e criativa.
  • Refinar habilidades de oralidade e apresentação em público.
  • Fomentar a apreciação pela diversidade cultural e artística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a exploração da narrativa textual em conjunto com elementos visuais, promovendo uma compreensão integrada da literatura e das artes. Os alunos aprenderão sobre a estrutura de uma história, elementos como personagens, cenário, conflito e clímax, além de fundamentos de composição visual para ilustrar suas histórias, enfatizando a importância da coesão entre texto e imagem.

  • Elementos da narrativa (personagens, cenário, conflito, clímax e desfecho).
  • Técnicas básicas de desenho e composição visual.
  • Relação entre texto e imagem na construção de significados.
  • Apresentação oral e expressão criativa.
  • Colaboração e feedback em grupo.

Metodologia

Utilizando metodologias ativas como 'Atividade Mão-na-massa' e 'Roda de Debate', a prática propõe uma imersão na criação literária e artística. Inicialmente, os alunos serão orientados a explorar ideias em grupo, fomentando uma dinâmica colaborativa para o desenvolvimento das histórias. Segue-se a etapa de ilustração, onde técnicas básicas de desenho e composição serão aplicadas para representar visualmente as narrativas. Por fim, a 'Roda de Debate' permitirá que cada grupo discuta e compartilhe suas criações, promovendo reflexão e apreciação coletivas.

  • Brainstorming em grupo para escolha de temas e desenvolvimento de histórias.
  • Oficina prática de ilustração para as narrativas criadas.
  • Preparação e apresentação das histórias ilustradas.
  • Roda de Debate para compartilhamento e discussão das criações.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 3 horas, divididas em 3 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, dedicar-se-á ao brainstorming e criação da história. A segunda aula será voltada para as técnicas de ilustração. Na última aula, ocorrerá a preparação final e apresentação das histórias.

  • Aula 1: Brainstorming e criação da história em grupo.
  • Aula 2: Oficina de ilustração.
  • Aula 3: Preparação e apresentação das histórias.

Avaliação

A avaliação será baseada na criatividade, originalidade, e na forma como os alunos conseguiram integrar texto e imagem em suas narrativas. Será considerada também a participação individual e a colaboração dentro do grupo. A capacidade de comunicação das ideias durante a apresentação, bem como a recepção ao feedback, serão aspectos importantes. Exemplos de critérios podem incluir: coesão da história, qualidade e relevância das ilustrações, clareza na apresentação, e engajamento com o público. A avaliação deverá ser formativa, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais básicos de papelaria como papéis para desenho, lápis, borrachas, lápis de cor ou giz de cera. Recursos adicionais incluem acesso a livros ou materiais digitais para inspiração. Quadro branco, marcadores e espaços adequados para as apresentações também são essenciais. O uso de tecnologias, como tablets ou softwares de desenho, pode ser considerado, se disponível.

  • Materiais de papelaria (papel, lápis, borrachas, lápis de cor, giz de cera).
  • Livros e materiais digitais para inspiração.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Espaço adequado para apresentações.
  • Tecnologias de desenho (tablets, softwares), se disponíveis.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo