Esta atividade consiste em incentivar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a se tornarem autores de suas próprias histórias curtas, utilizando um banco de palavras com correspondências fonema-grafema regulares e irregulares fornecido pelo professor. O objetivo principal é facilitar a compreensão e a aplicação das regras ortográficas de maneira intuitiva e contextualizada. Ao integrar a escrita criativa com o estudo da ortografia, os alunos terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de leitura e escrita, ao mesmo tempo em que exercitam a criatividade. Para garantir que este projeto seja mais do que uma simples tarefa, as histórias criadas serão compartilhadas e celebradas, seja por meio da publicação em um blog de classe ou em um mural na escola, promovendo assim um sentido de comunidade e apreço pelo trabalho dos colegas.
O propósito desta atividade é duplo: primeiramente, visa aprofundar o conhecimento dos alunos sobre ortografia, focando especialmente nas palavras com correspondências fonema-grafema regulares e irregulares, além de incentivar a memorização de palavras de uso frequente que apresentam dificuldades ortográficas. Em segundo lugar, objetiva estimular a capacidade criativa dos estudantes por meio da escrita de histórias, permitindo que explorem diferentes gêneros literários e estruturas narrativas. Esse processo criativo não apenas enriquece o vocabulário e a competência linguística dos alunos, mas também fomenta habilidades essenciais como pensamento crítico, planejamento e revisão textual.
O programa da atividade envolverá o estudo aplicado das relações fonema-grafema, tanto regulares quanto irregulares, e a prática da escrita criativa. Os alunos serão incentivados a reconhecer e aplicar corretamente a ortografia de palavras comuns, bem como a estruturar narrativas próprias que integrem o vocabulário fornecido de forma coesa e criativa. Essa abordagem prática não só apoiará a consolidação de conhecimentos ortográficos, mas também fomentará o desenvolvimento de habilidades de escrita e expressão individual.
A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos será aplicada, engajando os alunos em uma atividade mão na massa que os coloca como protagonistas do processo de aprendizagem. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos para promover a colaboração e o feedback construtivo. Em cada etapa, desde a concepção da história até a publicação, os alunos estarão ativamente envolvidos, aplicando os conceitos aprendidos em aulas anteriores e desenvolvendo novas habilidades. Esse método não só torna o aprendizado mais significativo, mas também estimula a autonomia dos alunos.
A atividade será dividida em 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade e ao banco de palavras. Na segunda e terceira aulas, dedicar-se-ão à escrita de suas histórias, com momentos para revisão e feedback em grupo. A última aula será destinada à preparação e compartilhamento das histórias no blog da classe ou mural.
A avaliação será contínua e formativa, levando em consideração a participação ativa dos alunos, o esforço e a criatividade empregada na criação das histórias. Serão avaliados tanto aspectos individuais - como a compreensão e aplicação das regras ortográficas - quanto aspectos colaborativos - como contribuição para o trabalho em grupo e feedbacks construtivos. A finalização e publicação das histórias também representará um critério importante, ilustrando a capacidade dos alunos de levar um projeto até o fim. A participação ativa no processo de revisão colaborativa e na discussão de alternativas para melhorar as histórias serão valorizadas.
Para realizar essa atividade, serão necessários materiais como papel, lápis, canetas e borrachas para a fase inicial de rascunho. Computadores com acesso à internet serão essenciais para a pesquisa de palavras, escrita final das histórias e publicação no blog ou mural digital. Recursos adicionais, como dicionários e guias de estilo, podem ser disponibilizados para consultar regras ortográficas e dicas de escrita. Esse conjunto de recursos irá facilitar o processo criativo e assegurar uma experiência de aprendizado envolvente e eficaz.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula