Na atividade Construtores de Histórias, utilizando a metodologia de 'Aprendizagem Baseada em Projetos', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar no processo criativo de escrita, transformando-se em verdadeiros autores. Divididos em grupos, selecionarão um gênero literário de sua preferência e, colaborativamente, criarão uma história original. Este projeto desafiará os estudantes a aplicar conhecimentos previamente adquiridos sobre tipos de texto e características literárias. Por meio de uma abordagem mão-na-massa, desenvolverão personagens intrigantes e tramas envolventes. A atividade se conclui com uma roda de leitura, na qual cada grupo compartilha sua obra, celebrando tanto o esforço individual quanto o coletivo. Este projeto almeja não apenas estimular a criatividade e a escrita colaborativa, mas também reforçar a apreciação pela literatura e pelas múltiplas possibilidades dentro do universo literário.
O objetivo desta atividade é estender o conhecimento dos alunos em literatura, além de desenvolver habilidades de escrita criativa, trabalho em equipe, leitura crítica e apresentação oral. Pretende-se que, ao final do projeto, os alunos tenham não só uma compreensão mais aprofundada dos diferentes gêneros literários, mas também uma apreciação pelo processo de criação literária. Ao serem desafiados a construir seus próprios enredos e personagens, os estudantes terão a oportunidade de aplicar técnicas literárias estudadas, estimulando a criatividade e o pensamento crítico.
O programa da atividade Construtores de Histórias abrange o estudo dos principais gêneros literários, suas características distintas e representantes notáveis. Também será dado um enfoque especial à estruturação de um enredo, desenvolvimento de personagens e os processos de revisão e edição de textos literários. Além disso, o aspecto lúdico e encantador da literatura será explorado, visando cultivar a apreciação pela arte da escrita e leitura.
A estratégia metodológica combinará a Aprendizagem Baseada em Projetos com atividades mão-na-massa, rodas de debate, e aprendizagem baseada em jogos para promover uma experiência educacional dinâmica e interativa. Os alunos trabalharão em grupos para favorecer a colaboração, e serão orientados na escolha de gêneros literários, na elaboração dos enredos e no desenvolvimento dos personagens. A roda de leitura final proporcionará uma oportunidade para a apresentação dos projetos e para a troca de feedback construtivo entre os grupos.
O projeto será desenvolvido ao longo de 8.4 aulas de 50 minutos, iniciando com a introdução dos objetivos e da metodologia. As sessões seguintes serão dedicadas à escolha do gênero literário, ao brainstorming para o enredo e personagens, à redação da história, revisão e, finalmente, à apresentação na roda de leitura.
A avaliação será contínua e formativa, levando em consideração o envolvimento individual e coletivo dos estudantes em todas as etapas do projeto. Serão avaliados a originalidade do enredo, a coerência e desenvolvimento dos personagens, a aplicação dos conhecimentos literários, bem como a capacidade de trabalhar em equipe e a participação nas discussões. A apresentação final na roda de leitura também será um componente chave da avaliação, onde serão considerados a expressividade e a clareza na comunicação das ideias.
Para a realização da atividade, serão necessários materiais como papel, canetas, acessos a bibliotecas (físicas ou digitais) para pesquisa de gêneros literários e exemplos de obras. Recursos didáticos incluem guias de escrita criativa e vídeos educativos sobre estruturas narrativas e características literárias. Também será incentivado o uso de aplicativos de edição de texto para facilitar o processo de escrita e revisão.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula