Críticos de Livros Mirins

Desenvolvida por: Greice… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Interpretação de Texto

Nesta atividade pedagógica denominada 'Críticos de Livros Mirins', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de desenvolver habilidades em leitura crítica e escrita argumentativa, além de praticar a arte do debate. Para isso, cada aluno escolherá individualmente um livro para ler. Após o período de leitura, os alunos serão divididos em grupos com base nos livros lidos. Dentro desses grupos, os alunos discutirão os principais aspectos dos livros escolhidos e trabalharão juntos para criar uma crítica literária coletiva. Esta crítica necessitará incluir pontos como tema, enredo, personagens, e a mensagem do livro, além de um posicionamento crítico do grupo sobre a obra. Após a criação das críticas, cada grupo apresentará sua análise em uma roda de debate, fomentando um ambiente rico em trocas intelectuais, onde as diferentes interpretações e pontos de vista poderão ser discutidos e defendidos. Este processo não apenas fomentará a capacidade dos alunos de argumentar e respeitar opiniões divergentes, mas também aprimorará suas habilidades de compreensão e análise textual.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é desenvolver a capacidade de leitura crítica nos alunos, habilidade crucial para a compreensão profunda de textos de diferentes gêneros. Além disso, busca-se estimular a escrita argumentativa, permitindo que os estudantes expressem suas ideias, análises e opiniões de maneira coesa e fundamentada. Importante também é o desenvolvimento da habilidade de participar em debates, argumentando e defendendo pontos de vista com respeito e consideração pelas opiniões alheias. Essas competências são fundamentais não apenas no contexto acadêmico, mas também para a formação de indivíduos capazes de interagir criticamente com o mundo ao seu redor.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos.
  • Incentivar a escrita argumentativa baseada na análise crítica de obras literárias.
  • Praticar a habilidade de debate, respeitando opiniões divergentes.
  • Fomentar a capacidade de análise crítica e reflexiva.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP03 - Produzir textos escritos, considerando sua finalidade, o destinatário/comunidade de leitores e os aspectos relacionados ao gênero, ao suporte e à circulação.
  • EF35LP05 - Identificar e reproduzir, em relações de intertextualidade, diferentes vozes sociais presentes nos textos, considerando a situação comunicativa.
  • EF35LP26 - Engajar-se em práticas de leitura e produzir textos escritos e orais com a finalidade de refletir sobre as diferenças e semelhanças entre variedades linguísticas.
  • EF35EF01 - Identificar, discutir e analisar elementos constitutivos da literatura como forma de expressão artística.
  • EF35EF17 - Produzir textos orais e escritos, em diferentes formatos e gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade contempla a leitura individual e interpretativa de obras literárias, a análise crítica e a produção de uma crítica literária coletiva. Além disso, será incluída a prática de debate em grupo, visando aprimorar o diálogo, a argumentação e o respeito por diferentes visões e interpretações sobre as obras lidas. Esses elementos formam uma base pedagógica sólida que incentiva os alunos a explorarem diferentes dimensões da leitura, escrita e expressão oral, fundamentais para sua formação integral como leitores e pensadores críticos.

  • Leitura individual de obras literárias selecionadas.
  • Discussão em grupo sobre os livros lidos.
  • Criação coletiva de críticas literárias.
  • Apresentação das críticas em roda de debate.
  • Comparação e discussão de diferentes interpretações e pontos de vista.

Metodologia

Esta atividade utilizará a metodologia ativa da Roda de Debate, onde os alunos terão a oportunidade de expressar suas ideias e argumentos de forma construtiva. A formação dos grupos e a seleção dos livros serão feitos de modo a estimular o interesse e a participação ativa de todos. O processo de criação das críticas literárias coletivas será orientado para fomentar o pensamento crítico e a síntese de ideias. As rodas de debate serão estruturadas de maneira que todos os alunos possam participar ativamente, expressando e defendendo suas ideias, bem como considerando e respeitando as opiniões dos colegas.

  • Seleção individual de livros.
  • Formação de grupos baseada nos livros escolhidos.
  • Discussão em grupo e criação da crítica literária.
  • Preparação e realização da roda de debate.
  • Avaliação coletiva da experiência de leitura e debate.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a escolha dos livros, formação dos grupos e início das leituras. A segunda aula será dedicada à finalização das críticas literárias e à realização das rodas de debate.

  • Aula 1: Escolha dos livros e formação dos grupos.
  • Aula 2: Discussão, criação das críticas e roda de debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação, no envolvimento com a leitura, na qualidade da crítica literária produzida coletivamente e na contribuição para o debate. Será considerado o uso de argumentos bem fundamentados, a capacidade de escuta e respeito pelas opiniões dos colegas, além da habilidade de se expressar de forma clara e coerente. Exemplos de critérios específicos incluem: a profundidade da análise literária, a clareza e persuasão da argumentação no debate, e a capacidade de trabalhar em equipe durante a criação da crítica.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários diversos livros de literatura adequados à faixa etária, espaço apropriado para a realização das rodas de debate, materiais para anotação (cadernos, lápis, canetas) e equipamentos para registro e apresentação das críticas (computador, projetor, caixas de som, conforme necessário). Além disso, será importante ter acesso à internet para a pesquisa de informações adicionais sobre os autores e suas obras.

  • Livros de literatura infantil e infanto-juvenil.
  • Espaço para debates em grupo.
  • Materiais para anotação e registro.
  • Equipamentos para apresentação das críticas.
  • Acesso à internet para pesquisas complementares.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo