Debate: A Vida sem Invenções

Desenvolvida por: Taina … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criatividade e Inovação

A atividade 'Debate: A Vida sem Invenções' é um estímulo à imaginação, crítica e expressão oral dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, centrando-se na exploração da criatividade e da curiosidade presentes no personagem Marcelo e como essas qualidades são essenciais para o avanço da humanidade através das invenções. Os alunos serão desafiados a refletir e argumentar sobre a importância das invenções mencionadas no livro, imaginando como seria a vida sem elas. Este debate será mediado pelo professor, que orientará os alunos a construir argumentos coerentes e bem fundamentados, tanto do conteúdo do livro quanto de suas experiências pessoais. Essa abordagem promove não somente o desenvolvimento do pensamento crítico, mas também habilidades de comunicação eficaz e respeito pelas opiniões dos outros.

Objetivos de Aprendizagem

A presente atividade tem como objetivos estimular a reflexão crítica sobre o impacto das invenções na vida cotidiana, aprimorar as habilidades de argumentação e expressão oral dos alunos, e fomentar a apreciação pela criatividade e inovação como motores do progresso humano. Além disso, busca-se promover a capacidade dos alunos de relacionar conteúdos literários com contextos reais e imaginários, valorizando suas experiências e percepções individuais no processo de aprendizagem.

  • Refletir sobre a importância das invenções para o desenvolvimento humano.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e expressão oral.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de imaginação.
  • Fomentar o respeito por diferentes pontos de vista e opiniões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático será abordado de forma dinâmica e participativa, utilizando a metodologia ativa para engajar os alunos na discussão sobre a vida sem algumas invenções importantes. O debate será pautado em exemplos concretos mencionados no livro e na experiência pessoal dos alunos, incentivando a conexão entre o conhecimento adquirido e sua aplicabilidade no mundo real, além de desenvolver competências linguísticas importantes.

  • Análise de invenções importantes mencionadas no livro.
  • Reflexão crítica sobre a vida sem essas invenções.
  • Expressão de ideias e opiniões de forma clara e respeitosa.

Metodologia

A abordagem metodológica será centrada na participação ativa dos alunos, utilizando a metodologia ativa para promover um ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo. O debate será estruturado em pequenos grupos e, posteriormente, em uma discussão plenária, proporcionando aos alunos oportunidades de expressar suas ideias, ouvir as dos colegas e refinar seus argumentos com a orientação do professor.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para discussões iniciais.
  • Realização de uma discussão plenária com a participação de toda a turma.
  • Mediação do professor para assegurar um debate respeitoso e produtivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a preparação para o debate, incluindo a leitura dos trechos selecionados do livro e a formação dos grupos de discussão. A segunda aula será dedicada ao debate propriamente dito, seguido de uma reflexão coletiva sobre os argumentos apresentados e as conclusões alcançadas.

  • Aula 1: Preparação para o debate e formação dos grupos.
  • Aula 2: Realização do debate e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando no processo de aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades de argumentação e expressão oral dos alunos. Serão considerados a capacidade de apresentar argumentos bem fundamentados, a participação ativa no debate, o respeito às opiniões alheias e a habilidade de trabalhar colaborativamente. O professor fornecerá feedback individual e coletivo, incentivando a reflexão sobre o próprio desempenho e o aprimoramento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como cópias do livro ou trechos selecionados, quadro branco ou digital para registrar ideias chave e argumentos, e material de apoio para a organização dos grupos e do debate. Tais recursos são essenciais para facilitar o engajamento dos alunos e apoiar a dinâmica proposta.

  • Cópias do livro ou trechos selecionados.
  • Quadro branco ou digital.
  • Material de apoio para organização dos grupos e do debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo