Debates Divertidos em Sala!

Desenvolvida por: Camila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros discursivos

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo dos gêneros discursivos através de uma abordagem prática e interativa. Os estudantes serão divididos em grupos, onde cada um representará um gênero discursivo específico, como entrevistas no rádio, noticiários de TV e debates formais. Este trabalho em equipe envolverá pesquisa, preparação e simulação desses gêneros, permitindo aos alunos explorar e praticar a linguagem, a estrutura e as expressões típicas associadas a cada formato. Após a fase de preparação, os grupos apresentarão suas simulações para a turma, seguindo-se uma roda de debate para discutir as observações realizadas durante as apresentações. Este momento de reflexão coletiva visa aprofundar a compreensão dos alunos sobre as características distintivas de cada gênero discursivo e a importância de adaptar a comunicação ao contexto. Esta atividade não só promove habilidades de fala e escuta crítica, mas também estimula a colaboração, pesquisa e pensamento crítico, proporcionando aos alunos uma compreensão mais rica e nuances dos diferentes meios de comunicação oral em nossa sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo levar os alunos a identificar e compreender os diferentes gêneros do discurso oral em contextos variados, desenvolvendo suas habilidades de pesquisa, análise crítica, apresentação em público e colaboração em equipe. Além disso, busca-se promover uma reflexão sobre a importância da escolha adequada de linguagem e estrutura conforme o contexto de comunicação, assim como estimular a escuta ativa e construtiva. Através desta atividade prática e participativa, pretende-se que os alunos ampliem sua capacidade de expressão e compreensão oral, reconhecendo a diversidade e a riqueza dos gêneros discursivos utilizados no cotidiano.

  • Identificar diferentes gêneros do discurso oral e suas características.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral, incluindo preparação e apresentação.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe durante a fase de preparação.
  • Praticar a escuta ativa e crítica durante as apresentações dos grupos.
  • Refletir sobre a adequação da linguagem e estrutura dos discursos conforme o contexto.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP10: Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).
  • EF35LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
  • EF35LP31: Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.

Conteúdo Programático

A atividade se concentra em explorar os gêneros discursivos, enfatizando a compreensão e aplicação prática de suas características distintivas. Os alunos terão a oportunidade de investigar linguagens, formatos e contextos de comunicação específicos, preparando-se para reproduzir e analisar essas modalidades discursivas. Esta imersão permitirá uma experiência educacional rica, contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais em linguagem oral, análise crítica e apresentação em público.

  • Gêneros do discurso oral: características e exemplos.
  • Estrutura e linguagem específica dos gêneros discursivos.
  • Técnicas de preparação e apresentação em público.
  • Análise crítica e reflexiva de discursos.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, a atividade será conduzida em duas fases: preparação e apresentação. Na fase de preparação, os alunos irão pesquisar e preparar seus discursos em grupos, fomentando a colaboração e o aprendizado ativo. Na fase de apresentação, cada grupo exibirá sua simulação de gênero discursivo, promovendo uma experiência prática de comunicação. Seguir-se-á uma roda de debate para reflexão e discussão, permitindo uma análise coletiva das aprendizagens. A abordagem mão-na-massa incentivará os alunos a se envolverem ativamente, enquanto a roda de debate promoverá a escuta e o diálogo crítico.

  • Divisão da turma em grupos conforme os gêneros discursivos.
  • Pesquisa e preparação em grupo dos discursos.
  • Apresentação dos discursos pelos grupos.
  • Roda de debate para discussão e reflexão.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a fase de preparação dos grupos, envolvendo pesquisa e elaboração dos discursos. Na segunda aula, os grupos realizarão suas apresentações, seguidas pela roda de debate e reflexão coletiva.

  • Aula 1: Pesquisa e preparação dos discursos em grupos.
  • Aula 2: Apresentações e roda de debate.

Avaliação

A avaliação da atividade se concentrará na participação, colaboração, qualidade da preparação e apresentação dos discursos, assim como na contribuição individual e coletiva durante a roda de debate. Será dada ênfase à demonstração de compreensão dos gêneros discursivos, capacidade de analisar criticamente e usar linguagem e estrutura apropriadas ao contexto. Exemplos específicos de contribuições, como a qualidade das perguntas formuladas, clareza na apresentação e engajamento ativo na discussão, serão considerados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para anotações e preparação dos discursos, data show ou quadro para as apresentações e espaço propício para a organização da roda de debate. Estes recursos facilitarão o processo de pesquisa, colaboração entre os alunos e a efetiva apresentação dos trabalhos.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais de escrita para anotações.
  • Data show ou quadro para apresentações.
  • Espaço adequado para a roda de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo