Debates em Júri: Defendendo Gramática

Desenvolvida por: Marize… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Uso da Língua e Gramática

Nesta atividade dinâmica, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão divididos em dois grupos principais, agindo como defesa e acusação em um cenário de tribunal, para discutir 'crimes gramaticais'. Esses 'crimes' são erros gramaticais comuns que ocorrem frequentemente na escrita e na fala. O objetivo é fazer com que os alunos defendam ou acusem o uso incorreto da língua, desenvolvendo argumentos coerentes e fazendo uso de uma linguagem formal apropriada. Além de estimular a prática de escrita tanto autônoma quanto em grupo, essa atividade encoraja o pensamento crítico e melhora a capacidade de argumentação dos alunos. A metodologia ativa de aprendizagem baseada em jogos é utilizada para transformar o aprendizado em uma experiência divertida, aumentando o engajamento dos estudantes e promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos gramaticais.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico em alunos do 5º ano, através da prática de escrita e da defesa de pontos de vista em um contexto formal. Ao participarem de um tribunal simulado para discutir 'crimes gramaticais', os alunos aprenderão a identificar e corrigir erros comuns de gramática, enquanto aprimoram sua capacidade de expressar ideias de forma coerente e persuasiva, utilizando a linguagem formal. Esta prática impulsionará não apenas o entendimento sobre a gramática da língua portuguesa, mas também fomentará habilidades sociais importantes como trabalho em equipe, respeito pelas opiniões alheias e a capacidade de argumentar de forma construtiva.

  • Desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico.
  • Praticar a escrita autônoma e em grupo.
  • Identificar e corrigir erros gramaticais comuns.
  • Utilizar a linguagem formal adequada em contextos formais.
  • Estimular o trabalho em equipe e respeito pelas opiniões dos colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF05LP12
  • description": Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

Esta atividade abordará a identificação e correção de erros gramaticais comuns, bem como o desenvolvimento da capacidade de gerar argumentos coerentes e persuasivos. Através do contexto lúdico de um tribunal, os estudantes irão explorar os conceitos de concordância nominal e verbal, uso correto de pronomes, pontuação, e a diferença entre linguagem formal e informal, aumentando assim seu domínio sobre a língua portuguesa e suas normas.

  • Erros de concordância nominal e verbal
  • Uso incorreto de pronomes
  • Pontuação inadequada
  • Diferença entre linguagem formal e informal

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa de aprendizagem baseada em jogos, esta atividade propõe uma experiência de aprendizado dinâmica e engajadora. Ao dividir a sala em defesa e acusação, e apresentar 'crimes gramaticais' para serem discutidos em um formato de tribunal, os alunos estarão ativamente envolvidos na construção de seus conhecimentos. A formulação de alegações, o desenvolvimento de argumentos e a participação em debates promovem a aplicação prática dos conceitos gramaticais de maneira significativa.

  • Formação de grupos de defesa e acusação
  • Distribuição de 'crimes gramaticais' para serem discutidos
  • Desenvolvimento de argumentos e preparação de alegações
  • Simulação de um julgamento em tribunal para debater os casos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução da atividade, divisão dos grupos, e distribuição dos 'crimes gramaticais'. A segunda aula será dedicada à realização dos debates em tribunal, seguida de uma reflexão e discussão sobre o aprendizado alcançado.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, formação dos grupos e preparação das alegações.
  • Aula 2: Realização dos debates em tribunal e reflexão sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação dos alunos, na coerência e persuasão de seus argumentos, no uso apropriado da linguagem formal, e na capacidade de identificar e corrigir os erros gramaticais apresentados. Será dada atenção especial ao desenvolvimento da habilidade de trabalhar em equipe e respeitar as opiniões alheias. Exemplos de critérios de avaliação incluem: clareza dos argumentos, utilização correta da gramática, criatividade na defesa e acusação, e a habilidade de responder com respeito e construtivamente às alegações opostas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários um quadro, marcadores, cópias dos 'crimes gramaticais', e materiais para os alunos escreverem suas alegações (papel e canetas). Também pode ser interessante a utilização de uma 'toga' para o professor agir como juiz, e distintivos para identificar as equipes de defesa e acusação, enriquecendo a simulação do tribunal.

  • Quadro e marcadores
  • Cópias dos 'crimes gramaticais'
  • Papel e canetas para os alunos
  • Toga para o professor e distintivos para as equipes

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