Debates Literários

Desenvolvida por: Cintia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e escrita

A atividade 'Debates Literários' é centrada na organização de uma roda de debate, promovendo uma discussão enriquecedora sobre livros e histórias previamente lidos pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Neste cenário de aprendizagem, os estudantes serão divididos em equipes e cada uma defenderá sua história favorita, destacando a importância da gramática, ortografia e uso adequado da pontuação na qualidade narrativa. Este enfoque não apenas fortalece a compreensão textual, mas também amplia as habilidades argumentativas dos alunos. Após um debate dinâmico, a participação ativa culminará em uma votação para eleger a história 'campeã'. Como parte essencial do processo de reflexão e consolidação dos conhecimentos adquiridos, cada aluno desenvolverá um texto individual, articulando os aprendizados sobre a gramática e ortografia na construção de narrativas claras e envolventes. Este exercício proporcionará uma visão prática sobre como os elementos linguísticos contribuem para a beleza e compreensão das histórias.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é multifacetado, visando não apenas aprimorar a capacidade de leitura crítica e interpretação textual dos alunos, mas também incentivar uma apreciação mais profunda pela gramática, ortografia e pontuação como ferramentas essenciais na arte de contar histórias. Através do debate, os alunos serão estimulados a desenvolver a oratória e a defesa de argumentos com embasamento crítico, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa. Além disso, a atividade busca aperfeiçoar a habilidade de escrita, por meio da redação de textos que reflitam sobre a estética e clareza linguística, enfatizando a importância desses elementos no enriquecimento das narrativas.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e compreensão textual.
  • Promover o entendimento e a valorização da gramática, ortografia e pontuação na construção narrativa.
  • Estimular habilidades de oratória e argumentação através do debate.
  • Fomentar a colaboração e o aprendizado mútuo entre os alunos.
  • Aperfeiçoar a capacidade de escrita, focando na clareza e estética do texto.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
  • EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Debates Literários' abrange componentes críticos da Língua Portuguesa, com foco especial na gramática, ortografia e pontuação dentro do contexto narrativo. Este plano de ensino é estruturado para desenvolver, de maneira integrada, a habilidade de analisar e criticar textos, compreendendo a importância dos elementos gramaticais na construção de uma história rica e coesa. O currículo é desenhado não só para aprimorar o conhecimento teórico sobre a língua, mas também para aplicar esse conhecimento de maneira prática, através da redação e debate.

  • Introdução à gramática, ortografia e pontuação na narrativa
  • Técnicas de debate e argumentação
  • Análise crítica de textos
  • Prática de escrita focada na clareza e estética
  • Revisão e edição de textos

Metodologia

Adotando metodologias ativas como 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate' e 'Aprendizagem Baseada em Projetos', a atividade 'Debates Literários' estimula os alunos a serem protagonistas do seu processo de aprendizado. Esta abordagem promove a participação ativa, onde cada estudante contribui com suas percepções e argumentos, enriquecendo as discussões e o aprendizado coletivo. Através deste formato interativo, os alunos engajam-se profundamente com o conteúdo, desenvolvendo habilidades essenciais de comunicação, crítica e criatividade de maneira significativa e impactante.

  • Divisão da classe em equipes para debate
  • Uso de livros e histórias como base para os debates
  • Orientação sobre como construir argumentos sólidos
  • Sessões de revisão e edição colaborativas dos textos
  • Votação democrática para escolha da história 'campeã'

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos os objetivos e organizaremos os debates. Na segunda aula, propiciaremos espaço para a votação e para a reflexão escrita sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução, formação de equipes, início dos debates
  • Aula 2: Continuação dos debates, votação e redação dos textos

Avaliação

A avaliação da atividade 'Debates Literários' será baseada na participação ativa dos alunos durante os debates, na qualidade dos argumentos apresentados, e na reflexão crítica demonstrada nos textos escritos. A capacidade de trabalhar em equipe, respeitar diferentes pontos de vista e a aplicação correta de gramática, ortografia e pontuação nos textos também serão aspectos considerados. Feedbacks construtivos serão fornecidos, visando o aprimoramento contínuo das habilidades de cada estudante.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários diversos recursos, tais como cópias dos livros e histórias lidos, material para anotação e escrita, além de um ambiente confortável e propício ao debate. Também será valioso o uso de recursos digitais, como computadores ou tablets, para a pesquisa de informações adicionais e a elaboração dos textos finais.

  • Livros e histórias para os debates
  • Material de escrita (cadernos, lápis, borracha)
  • Espaço adequado para realização dos debates
  • Computadores ou tablets (se disponível)
  • Quadro branco ou flip-chart para anotações gerais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo