Esta atividade didática é direcionada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar o conceito e a prática dos poemas visuais e concretos. A atividade inicia com uma apresentação teórica sobre a origem e as características dos poemas visuais e concretos, abordando como esses exploram a disposição das palavras e elementos visuais para transmitir sentimentos e mensagens. Em seguida, os alunos, organizados em pequenos grupos, receberão cópias de diversos poemas visuais e concretos para análise e discussão sobre suas interpretações pessoais em relação aos textos selecionados, explorando como a forma influencia o conteúdo. Esta fase permitirá aos estudantes compartilhar percepções e desenvolver um entendimento mais aprofundado do tema. A atividade culmina na criação individual de poemas visuais e concretos, utilizando papel, canetas coloridas, e recortes de revistas, incentivando a expressão artística e a reflexão sobre a interação entre forma e significado na literatura. Este projeto visa não só a compreensão da poesia visual como forma de comunicação artística, mas também desenvolver habilidades de análise, interpretação e criação literária nos alunos.
Os objetivos dessa atividade se concentram em introduzir aos alunos as dinâmicas da poesia visual e concreta, destacando a importância da forma e do espaço na construção dos significados dos poemas. Através da análise e discussão de diversos poemas, pretende-se desenvolver habilidades críticas de interpretação e apreciação literária nos estudantes, bem como incentivá-los à expressão individual pela criação de seus próprios poemas visuais. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de entender e aplicar os princípios da poesia visual em suas produções, estimulando a criatividade e a sensibilidade artística no âmbito da literatura.
O conteúdo programático inclui o estudo de poemas visuais e concretos, enfatizando como elementos visuais e a disposição espacial das palavras no papel podem alterar e intensificar a interpretação de textos poéticos. Discutir-se-á a história e os principais autores da poesia visual, além de trabalhar com conceitos de linguística visual aplicados à literatura. Os alunos serão introduzidos aos processos de criação de poemas visuais, consolidando o aprendizado através da prática e da experimentação artística.
Utilizaremos a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, o que permite uma interação direta dos alunos com o conteúdo de forma lúdica e interativa. Após uma introdução teórica, os alunos serão divididos em grupos para a análise e discussão dos poemas visuais, promovendo a colaboração e o compartilhamento de ideias. A criação dos poemas visuals será uma etapa individual, onde cada aluno poderá aplicar seu entendimento e criatividade. Feedbacks construtivos serão fornecidos, valorizando os processos de criação e reflexão.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, concentraremos na introdução teórica e na análise e discussão dos poemas visuais em grupo. A segunda aula será dedicada à atividade prática de criação de poemas visuais pelos alunos, seguida de uma fase de compartilhamento e feedback das criações.
A avaliação será formativa e se dará por meio da participação ativa nas discussões em grupo, a profundidade das análises dos poemas visuais apresentados, e a criatividade e originalidade na criação dos poemas visuais próprios. Será valorizada a capacidade de reflexão sobre a forma e o conteúdo, bem como o empenho em explorar novas maneiras de expressão poética. Exemplos de critérios de avaliação incluem: clareza na comunicação de ideias durante as discussões, coesão e coerência na argumentação sobre interpretações, e originalidade na composição visual e textual dos poemas criados.
Os materiais necessários incluem cópias de poemas visuais e concretos de diversos autores para análise, papel, canetas coloridas, lápis de cor, tesouras e cola para a criação dos poemas. Participará também o uso de revistas e jornais para recortes, além de recursos digitais como projetor ou lousa digital para a apresentação inicial do conteúdo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula