Desvendando Mitos: Criando Nossa Capa

Desenvolvida por: Adeilm… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, Artes e História
Temática: Mitos Indígenas

Nesta atividade prática, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a chance de aprofundar seus conhecimentos sobre o rico universo dos mitos indígenas, criando capas de livros imaginários inspirados por essas narrativas. O objetivo é explorar a importância cultural e histórica dos mitos indígenas, destacando como eles refletem as crenças, valores e a cosmologia dos povos originários do Brasil. Após uma breve introdução sobre o tema, os alunos serão divididos em grupos para escolher um mito indígena específico que servirá de base para o desenvolvimento de suas capas de livros. Eles precisarão pesquisar e discutir os elementos gráfico-visuais, tais como cores, símbolos e imagens, representativos do mito selecionado, criando uma capa que comunique de forma eficaz o tema central da narrativa. A atividade incluirá momentos de criação, discussão em grupo e apresentação final, onde as capas serão expostas e as escolhas criativas de cada grupo discutidas, enfatizando a interpretação dos mitos através de recursos expressivos gráficos e visuais.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é estimular a compreensão e a apreciação dos alunos em relação à riqueza cultural dos povos indígenas e a importância de seus mitos, explorando formas criativas e críticas de expressão. Os alunos desenvolverão habilidades de pesquisa, análise crítica e expressão artística ao escolherem e interpretarem mitos indígenas por meio do design de capas de livros. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e aplicar recursos expressivos gráficos e visuais de forma significativa, comunicando os temas centrais dos mitos escolhidos e sua relevância cultural de maneira criativa e informativa.

  • Explorar a diversidade cultural dos povos indígenas através dos seus mitos
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica ao selecionar e interpretar mitos indígenas
  • Criar capas de livros utilizando recursos gráfico-visuais que reflitam o tema do mito escolhido
  • Promover a expressão criativa e o trabalho em equipe durante o processo de criação
  • Fomentar a discussão acerca da importância cultural e do impacto dos mitos indígenas

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF15LP04
  • description": Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade foi cuidadosamente escolhido para enriquecer o conhecimento dos alunos sobre os mitos indígenas, focando na sua importância cultural e nas maneiras como essas narrativas podem ser expressas visualmente. Será apresentada uma variedade de mitos, seguida de um estudo sobre os elementos gráficos e visuais usados em narrativas visuais, como as cores, símbolos e composição, e como eles podem ser usados para recontar e homenagear essas histórias tradicionais de forma respeitosa e criativa.

  • Introdução aos mitos indígenas e sua importância cultural e histórica
  • Estudo de símbolos, cores e outros elementos gráficos e visuais em narrativas
  • Análise de capas de livros existentes e discussão sobre como eles comunicam seus temas
  • Princípios básicos de design gráfico e ilustração aplicados ao projeto de capas de livros

Metodologia

Esta atividade é orientada pela metodologia ativa, incentivando os alunos a serem protagonistas em seu processo de aprendizagem. Através de pesquisa, discussão em grupo, brainstorming, e o uso prático de materiais de arte, os alunos serão guiados a explorar e criar significativamente. O processo será baseado em aprendizado colaborativo, discussões em grupo para a seleção do mito e design da capa, seguido de sessões de criação prática e crítica construtiva entre os grupos. Tal abordagem visa não apenas a aquisição de conhecimento, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, criativas e de pensamento crítico.

  • Pesquisa e seleção de mitos indígenas pelos grupos
  • Discussão em grupo sobre os elementos gráfico-visuais representativos dos mitos
  • Oficinas práticas de criação artística das capas
  • Apresentação e análise crítica das capas pelos grupos
  • Reflexão coletiva sobre o aprendizado e os processos criativos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução aos mitos indígenas e a divisão dos grupos para pesquisa e seleção dos mitos. A segunda aula será dedicada à criação das capas, seguida pela exposição e discussão dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução aos mitos indígenas e início da pesquisa em grupos
  • Aula 2: Criação das capas e exposição dos trabalhos

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto. Os critérios incluirão: pesquisa e compreensão do mito escolhido; aplicação criativa e coerente dos elementos gráfico-visuais; capacidade de trabalho em equipe; e a qualidade da apresentação final. Será dada atenção especial à maneira como os alunos conseguem comunicar o tema do mito escolhido através dos aspectos visuais das capas criadas, além da reflexão crítica sobre suas escolhas e o processo criativo. Exemplos de excelência em cada critério serão compartilhados para estimular a discussão e o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais para a pesquisa sobre mitos indígenas, tais como acesso à internet, livros e artigos, além de materiais de arte e design para a criação das capas, como papel cartão, lápis de cor, marcadores, tintas, pincéis, tesouras e cola. Também será necessário espaço adequado para a realização das atividades práticas e a exposição das capas criadas. A utilização desses recursos permitirá aos alunos explorar de forma completa e criativa o projeto de criação das capas, proporcionando uma experiência de aprendizado rica e imersiva.

  • Acesso à internet e materiais de pesquisa sobre mitos indígenas
  • Materiais de arte e design (papel cartão, lápis de cor, marcadores, tintas, pincéis)
  • Espaço para trabalho em grupo e exposição das capas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo