Detetives da Comunicação

Desenvolvida por: Lizete… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Funcionalidade dos Textos

Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental atuarão como detetives para investigar diversos tipos de textos que permeiam seu cotidiano. Essa busca os levará através de cartazes de eventos, anúncios, receitas, dentre outros materiais escritos com os quais eles interagem regularmente. Em grupos, estes jovens detetives serão desafiados a desvendar a função social de cada texto, identificando por que foram produzidos, onde normalmente circulam, quem os produziu e o público-alvo a que se destinam. Após a fase de investigação, cada grupo apresentará suas descobertas à classe, desencadeando um debate rico e construtivo sobre a diversidade textual e a relevância dessa variedade para a comunicação na sociedade. Essa atividade visa não apenas a ampliar a percepção dos alunos sobre os textos que os rodeiam, mas também a incentivar a valorização da leitura e a compreensão de seu papel enquanto ferramenta de interação social.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a reconhecer e compreender a diversidade textual presente em seu dia a dia, bem como a função social de cada tipo de texto, facilitando o desenvolvimento de habilidades críticas de leitura e interpretação. Os alunos aprenderão a identificar as características específicas de diversos gêneros textuais, compreendendo a importância de cada um para a comunicação e interação social. Além disso, a atividade busca promover a habilidade de trabalhar em grupo, trocar ideias e respeitar diferentes pontos de vista, preparando os alunos para debates construtivos e o exercício da cidadania.

  • Compreender a função social dos diferentes tipos de textos.
  • Identificar onde os textos circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos.
  • Promover a capacidade de trabalho em grupo e respeito por diferentes opiniões.
  • Incentivar o debate e a reflexão sobre a importância dos textos na comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

Conteúdo Programático

No conteúdo programático desta atividade, abordaremos distintos tipos de textos e a importância de cada um no contexto social. Investigando as características, a organização e a linguagem específica de gêneros variados, os alunos aprendem a apreciar a função e o valor da comunicação escrita em suas vidas. Discutiremos também os conceitos de produtor do texto e público-alvo, mostrando como estes influenciam a construção e a interpretação de mensagens, preparando os alunos para interações sociais informadas e responsáveis.

  • Diversidade textual e gêneros de textos (cartazes, anúncios, receitas).
  • Função social dos textos.
  • Conceitos de produtor de texto e público-alvo.
  • Análise e interpretação de textos.
  • Trabalho em grupo e debate.

Metodologia

A metodologia desta atividade baseia-se em práticas de aprendizagem ativa, na qual os alunos serão os principais responsáveis pela construção do seu conhecimento. Eles explorarão diferentes textos de maneira colaborativa, discutindo em grupos pequenos e compartilhando informações. O papel do professor será o de facilitador, guiando os alunos através de perguntas provocativas e fornecendo recursos adicionais quando necessário. O uso de técnicas de debate e apresentação em sala de aula permitirá que os alunos não apenas relatem suas descobertas, mas também aprimorem habilidades de expressão oral e argumentação.

  • Exploração colaborativa de diversos tipos de textos.
  • Debate em grupos sobre a função social dos textos.
  • Apresentação das descobertas de cada grupo para a classe.
  • Reflexão e discussão guiada pelo professor.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 60 minutos cada. Na primeira sessão, será feita a apresentação do projeto e a divisão dos grupos. As duas sessões seguintes serão destinadas à investigação dos textos e à preparação para as apresentações. A última aula será dedicada às apresentações dos grupos e ao debate sobre as descobertas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos.
  • Aula 2 e 3: Investigação dos textos e preparação das apresentações.
  • Aula 4: Apresentações dos grupos e debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, considerando a participação dos alunos durante todas as fases do projeto. Serão avaliadas a capacidade de análise dos diferentes tipos de textos, a eficácia da comunicação das descobertas durante as apresentações e a participação no debate. A contribuição individual dentro dos grupos também será considerada, promovendo a autoavaliação e a reflexão sobre o trabalho em equipe. Exemplos de sucesso incluirão a clareza na identificação da função social dos textos, a qualidade do argumento durante o debate e o engajamento com as atividades propostas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão utilizados textos diversos coletados tanto pelo professor quanto pelos alunos, incluindo exemplos impressos e digitais. Recursos adicionais como quadro branco, marcadores, papel flip-chart para anotações coletivas e dispositivos com acesso à internet para pesquisas complementares também serão essenciais. A utilização de um espaço que favoreça a mobilidade e a interação entre os grupos será um diferencial para o sucesso da atividade.

  • Textos variados (impressos e digitais).
  • Quadro branco e marcadores.
  • Papel flip-chart.
  • Dispositivos com acesso à internet.
  • Espaço adequado para trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo