Nesta atividade interativa e dinâmica, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental transformar-se-ão em verdadeiros detetives da linguagem, com a missão de desvendar mistérios linguísticos. Equipados com uma 'caixa de mistérios', contendo fichas de palavras primitivas, derivadas, compostas, além de prefixos e sufixos, os grupos de estudantes terão o desafio de criar o maior número possível de palavras derivadas e compostas, aplicando as pistas fornecidas. Esta caçada às palavras terá como desfecho a criação de um texto envolvente de mistério ou suspense, utilizando as palavras descobertas durante a atividade. Este plano visa não apenas reforçar o conhecimento dos alunos sobre a estrutura das palavras e potencializar suas habilidades de escrita criativa, como também promover a aplicação de normas ortográficas e o uso eficaz de recursos de coesão e articulação textual.
O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar de maneira prática e lúdica, o estudo da formação das palavras, reconhecendo a estrutura e o processo de criação de novas palavras a partir de palavras primitivas, derivadas e compostas. Busca-se também desenvolver a capacidade de escrita criativa, incentivando os estudantes a construir textos coesos e coerentes, aplicando corretamente as normas ortográficas e fazendo uso adequado de recursos de coesão textual e articuladores de relação. Almeja-se, com isso, ampliar o conhecimento linguístico dos alunos, bem como suas habilidades de leitura e escrita, preparando-os para aplicar esses conhecimentos em diversos contextos.
Este plano de aula incide sobre o estudo da morfologia da língua Portuguesa, especificamente sobre a formação de palavras, incluindo palavras primitivas, derivadas por prefixação e sufixação e compostas. Será abordado também o enriquecimento lexical através do uso criativo de palavras em textos narrativos, bem como a importância da coesão e coerência textual e a aplicação de normas ortográficas e gramaticais na construção de textos. Este conteúdo é essencial para a ampliação vocabular do aluno e para o desenvolvimento de suas habilidades de escrita e leitura crítica.
A metodologia proposta é a Atividade Mão-na-massa, que promove o aprendizado ativo através da exploração direta dos objetos de estudo. Os alunos, em grupos, receberão caixas de mistérios contendo fichas de palavras e serão desafiados a montar novas palavras, promovendo uma imersão lúdica no estudo da formação de palavras. Posteriormente, utilizarão as palavras identificadas para criar textos de mistério, favorecendo a expressão criativa e aplicação de conhecimentos linguísticos. Esta abordagem permite a aplicação prática dos conceitos, estimulando a interação entre os alunos e o desenvolvimento de habilidades de colaboração e criatividade.
A atividade será realizada em um período total de 12 horas, subdividido em 18 aulas de 40 minutos. Inicialmente, apresentaremos o projeto e explicaremos as regras. Nas seguintes, os alunos trabalharão em grupos na formação de palavras, seguidas de sessões dedicadas à composição dos textos. Concluiremos com uma sessão de apresentação dos trabalhos e feedback coletivo.
A avaliação será baseada em critérios como criatividade, uso correto e diversificado de palavras derivadas e compostas, coerência e coesão do texto, e aplicação das normas ortográficas e gramaticais. Os textos serão avaliados tanto individualmente quanto em grupo, para incentivar a colaboração e o esforço coletivo. A participação ativa durante as fases de construção das palavras e na criação dos textos também será considerada. Exemplos específicos de boa aplicação de coesão e articulação textual nos textos serão destacados como modelos de sucesso.
Os recursos para esta atividade incluem caixas de mistérios contendo fichas de palavras primitivas, derivadas e compostas, além de prefixos e sufixos; materiais de escrita como lápis, canetas, borrachas e papel; e acesso a dicionários ou recursos online para consulta. A disponibilidade de um espaço adequado para o trabalho em grupo e a apresentação dos textos também é fundamental para o sucesso da atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula