Detetives da Notícia: Caçando Informações

Desenvolvida por: Laura … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Estrutura da Notícia Jornalística

Nesta atividade prática, denominada 'Detetives da Notícia: Caçando Informações', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão divididos em equipes para realizar uma investigação jornalística educativa. A atividade consistirá em examinar recortes de várias notícias, onde cada equipe terá a missão de identificar as partes essenciais da notícia, como manchete, lide, corpo e fonte. Além disso, os alunos precisarão localizar informações explícitas no texto. Esta etapa preparatória os ajudará a se familiarizarem com os conceitos jornalísticos e a importância de cada elemento para a construção da notícia. Após a identificação e análise, cada equipe apresentará suas descobertas para a turma, promovendo um debate sobre a relevância das informações encontradas e como estas contribuem para a compreensão da notícia como um todo. Este exercício, além de fomentar o trabalho em equipe, visa desenvolver a habilidade dos alunos de realizar leitura crítica e eficiente de textos informativos, bem como introduzi-los à estrutura de uma notícia jornalística.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver nos alunos a competência de leitura e interpretação, focando na habilidade de identificar elementos específicos dentro de um texto jornalístico e compreender sua função e importância na estrutura da notícia. Ao finalizar a atividade, os alunos serão capazes de dissecar uma notícia em suas partes constituintes, entender o papel de cada uma destas partes na transmissão de informação e argumentar sobre a relevância de diferentes tipos de informações contidas em um texto jornalístico. Este exercício também tem como foco o trabalho colaborativo, onde os alunos podem melhorar suas habilidades de comunicação, negociação e apresentação.

  • Identificar e compreender a estrutura da notícia jornalística (manchete, lide, corpo e fonte).
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e localização de informações explícitas em textos.
  • Promover o trabalho em equipe e aprimorar habilidades de comunicação e argumentação.
  • Estimular a capacidade de apresentação em público e discussão em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF35LP01: Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
  • EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange o estudo da notícia jornalística, com foco em sua estrutura e elementos. Os alunos aprenderão sobre a importância da manchete, do lide, do corpo e da fonte na composição de uma notícia. Além disso, serão ensinados a localizar informações explícitas e a discernir a relevância de informações para a compreensão do texto. Este conhecimento não só é essencial para a formação de leitores críticos e informados, mas também serve como base para futuras habilidades de escrita e análise de textos informativos.

  • Estrutura da notícia jornalística
  • Identificação de manchete, lide, corpo e fonte
  • Leitura e compreensão de textos informativos
  • Localização de informações explícitas
  • Discussão e apresentação em grupo

Metodologia

Para realizar a atividade 'Detetives da Notícia: Caçando Informações', utilizaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', envolvendo os alunos em uma prática interativa e participativa. As equipes receberão recortes de notícias com diferentes formatos e temas, devendo aplicar as técnicas aprendidas para analisá-las. Este método favorece a experimentação direta e a construção do conhecimento de forma colaborativa. A apresentação das análises promoverá um ambiente de discussão e compartilhamento de ideias, permitindo que os alunos ponham em prática suas habilidades de argumentação e compreensão de textos.

  • Divisão da turma em equipes
  • Distribuição de recortes de notícias às equipes
  • Identificação e análise das partes essenciais da notícia
  • Apresentação e discussão das análises em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 3 horas, distribuídas em 4.5 aulas de 40 minutos. Na primeira aula, introduziremos os conceitos fundamentais e a metodologia da atividade. Nas aulas seguintes, os alunos trabalharão em suas equipes analisando as notícias e se preparando para as apresentações. A última aula será dedicada às apresentações das equipes e feedbacks.

  • Aula 1: Introdução à estrutura da notícia e explicação da atividade.
  • Aula 2 e 3: Trabalho em equipe para análise das notícias.
  • Aula 4: Preparação das apresentações.
  • Aula 5: Apresentações das equipes e feedback.

Avaliação

A avaliação será processual e levará em conta o envolvimento dos alunos nas diferentes etapas da atividade, desde a análise das notícias até a apresentação. Será avaliada a capacidade de identificar as partes essenciais da notícia, localizar informações explícitas e argumentar sobre a relevância das informações. A qualidade da apresentação em grupo, incluindo clareza, organização das ideias e habilidade de argumentação, também será considerada. Exemplos de critérios incluirão o trabalho em equipe eficaz, as respostas críticas e analíticas às notícias, e a capacidade de engajar a turma na discussão.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação desta atividade serão necessários recortes de notícias impressas, de fontes variadas, para garantir uma diversidade de assuntos e estilos jornalísticos. Será importante ter um espaço adequado para o trabalho em equipe e apresentações. Recursos audiovisuais como projetor ou quadro branco podem ser úteis para as apresentações finais. Além disso, o uso de marcadores, post-its e folhas de papel para anotações e esquemas ajudará na organização das ideias durante a análise das notícias.

  • Recortes de notícias impressas de diversas fontes
  • Espaço de sala de aula para trabalho em equipe e apresentações
  • Projetor ou quadro branco para apresentações
  • Material de escritório (marcadores, post-its, folhas de papel)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo