Detetives da Ortografia

Desenvolvida por: Sara D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia

Nesta atividade prática e interativa, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão transformados em detetives da ortografia com a missão de solucionar casos intrigantes. Cada detetive receberá um 'caso' que consiste em um texto com diversos erros ortográficos deliberadamente inseridos. Utilizando-se de suas habilidades de observação e conhecimento das regras ortográficas, os alunos deverão identificar, corrigir os erros encontrados e justificar cada correção. Esta atividade vai além da simples correção de textos, envolvendo os alunos em um processo de análise linguística e semiótica, encorajando-os a olhar de forma crítica para a escrita. As justificativas para cada correção promoverão discussões em grupo, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo onde os alunos podem compartilhar descobertas, esclarecer dúvidas e aprender uns com os outros, sob a orientação do professor. Esta abordagem lúdica visa não somente fortalecer o entendimento das regras ortográficas mas também desenvolver habilidades como atenção ao detalhe, pensamento crítico, e comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é promover o desenvolvimento da competência linguística dos alunos no uso correto da ortografia, através de uma abordagem lúdica e interativa. Além da melhoria no domínio ortográfico, a atividade visa estimular o pensamento crítico, a atenção aos detalhes e a capacidade de argumentação e justificação das escolhas linguísticas feitas pelos alunos. Será também fomentada a comunicação eficaz, tanto na expressão oral durante as discussões em grupo, quanto na escrita, ao redigir as correções e justificativas. Deste modo, espera-se que os alunos desenvolvam não apenas conhecimentos específicos sobre ortografia, mas também habilidades socioemocionais importantes para o seu crescimento enquanto estudantes e cidadãos.

  • Melhorar a competência ortográfica dos alunos.
  • Desenvolver o pensamento crítico ao analisar textos.
  • Estimular a atenção aos detalhes em textos escritos.
  • Promover discussões produtivas sobre regras ortográficas.
  • Fomentar a habilidade de argumentação e justificação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF35LP29: Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foca na prática e no aprofundamento do conhecimento das regras ortográficas. Os alunos terão a oportunidade de explorar, de maneira ativa e engajada, aspectos fundamentais da ortografia da língua portuguesa, sendo estimulados a refletir sobre a escrita e sua correção. Ao investigar os textos e discutir suas descobertas, os detetives linguísticos trabalharão habilidades de leitura, compreensão de texto, análise linguística e argumentação, fundamentais para o desenvolvimento da competência escrita.

  • Regras de ortografia comuns ao ano escolar.
  • Estratégias de leitura para identificação de erros.
  • Análise linguística e semiótica de textos.
  • Argumentação e justificação de correções.

Metodologia

A metodologia desta atividade é baseada na aprendizagem ativa, com a utilização da técnica 'Mão-na-massa' e da Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e assumirão o papel de detetives, responsáveis por investigar os 'casos' (textos com erros) atribuídos a eles. Através de uma abordagem prática e interativa, serão incentivados a explorar os textos, identificando e corrigindo os erros ortográficos. A atividade prevê momentos de discussão em grupo e com o todo da classe, possibilitando a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas em um ambiente colaborativo.

  • Atribuição de casos (textos com erros) aos grupos de alunos.
  • Análise e correção dos erros pelos alunos com base em seu conhecimento e em consulta a materiais de apoio.
  • Discussões em grupo para justificar as correções e compartilhar descobertas.
  • Apresentação das soluções ao restante da turma e feedback do professor.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade tem uma carga horária total de 2 horas, dividida em dois encontros de uma hora cada. No primeiro encontro, será realizada a introdução da atividade e a distribuição dos casos entre os grupos. A maior parte do tempo será dedicada à investigação dos textos. O segundo encontro será destinado à discussão das soluções encontradas, à justificação das correções e ao compartilhamento de aprendizados com toda a classe.

  • Aula 1: Introdução da atividade e início das investigações.
  • Aula 2: Discussão das soluções, justificações e compartilhamento de aprendizados.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade das correções propostas e nas justificativas apresentadas para cada escolha ortográfica. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de colaborarem entre si, de formularem perguntas pertinentes e de argumentarem em defesa de suas correções. Feedback construtivo será fornecido pelo professor, tanto individualmente quanto no âmbito do grupo, visando reforçar os aprendizados e esclarecer eventuais dúvidas. Exemplos de correções bem fundamentadas e de excelente trabalho em equipe serão destacados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários textos preparados previamente com erros ortográficos, papel e lápis para anotações e correções, dicionários ou outros materiais de consulta sobre ortografia, além de acesso à Internet para pesquisas adicionais, se possível. O uso de quadro branco ou digital será útil para o compartilhamento de soluções e discussões em classe, proporcionando um espaço visual para o acompanhamento das justificativas e do processo de correção.

  • Textos com erros ortográficos.
  • Papel e lápis.
  • Dicionários e materiais de consulta.
  • Acesso à Internet.
  • Quadro branco ou digital.

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