Detetives das Palavras Viajantes

Desenvolvida por: Renata… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Diversidade Linguística do Brasil

Nesta atividade inovadora e interativa, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental se transformarão em detetives em uma emocionante busca por pistas linguísticas escondidas pela sala de aula. O professor preparará previamente cartões com palavras e expressões oriundas de diferentes regiões do Brasil, as quais conterão pistas sobre sua origem geográfica e contexto de uso. Os estudantes, equipados com lupas feitas de papel, serão desafiados a encontrar esses cartões espalhados pelo ambiente, ler as pistas e deduzir de qual região brasileira cada palavra ou expressão se origina. A atividade culminará com uma apresentação de cada equipe, na qual compartilharão as palavras e expressões que descobriram, expondo suas hipóteses sobre a origem e o uso dessas variedades linguísticas. Este momento final promoverá um valioso debate sobre a rica diversidade linguística presente no Brasil, estimulando o respeito e a valorização das diferentes formas de expressão presentes em nosso país.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos para a diversidade linguística presente no Brasil, promovendo um maior conhecimento sobre as variadas formas de expressão que compõem o mosaico cultural do nosso país. Pretende-se, por meio dessa atividade lúdica e dinâmica, desenvolver habilidades de pesquisa, observação e raciocínio lógico, além de fomentar a capacidade de trabalhar em equipe e de se expressar oralmente. Os estudantes serão encorajados a investigar e reconhecer as diferentes variações linguísticas, compreendendo a importância da linguagem como elemento de identidade cultural e social. Através desta proposta, espera-se também promover a reflexão sobre a importância do respeito às diferenças e a rejeição de qualquer forma de preconceito linguístico.

  • Promover o conhecimento sobre a diversidade linguística do Brasil.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, observação e raciocínio lógico.
  • Estimular o trabalho em equipe e a expressão oral.
  • Fomentar o respeito e a valorização das diferentes formas de expressão linguística.
  • Promover a reflexão sobre a rejeição de preconceitos linguísticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP10: Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).
  • EF35LP11: Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.
  • EF35LP30: Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.

Conteúdo Programático

A diversidade linguística brasileira é um rico componente da nossa cultura, refletindo a complexidade histórica, social e geográfica do país. Ao explorar as variações linguísticas de diferentes regiões do Brasil, os estudantes terão a oportunidade de se aproximar das múltiplas realidades e experiências culturais que compõem o território nacional. Este conteúdo será abordado de maneira interativa e participativa, permitindo que os alunos se envolvam ativamente na construção do conhecimento.

  • Variedades linguísticas do Brasil.
  • Características regionais da fala.
  • Identidade cultural e linguística.
  • Respeito às diferenças e combate ao preconceito linguístico.

Metodologia

Utilizaremos uma abordagem pedagógica ativa, combinando a Atividade Mão-na-massa e a Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos de maneira dinâmica e participativa. Com a preparação e uso de cartões contendo palavras e expressões de diferentes regiões, e lupas de papel para a investigação, os estudantes serão incentivados a explorar o ambiente em busca de pistas linguísticas, trabalhando em equipe e utilizando o raciocínio lógico. Esta metodologia promove não apenas o aprendizado ativo e significativo, mas também o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas essenciais.

  • Preparação e uso de cartões com palavras e expressões regionais.
  • Uso de lupas de papel para investigação.
  • Trabalho em equipe para encontrar e interpretar pistas.
  • Apresentação e debate sobre as descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, dividida em 2 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema, explicação das regras e a distribuição dos materiais. A busca pelas pistas linguísticas será iniciada. Na segunda aula, os alunos darão continuidade à busca, seguida da apresentação das descobertas e do debate sobre diversidade linguística.

  • Aula 1: Introdução, explicação das regras e início da atividade de busca.
  • Aula 2: Continuação da atividade, apresentações e debate.

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando a participação ativa dos alunos, a capacidade de trabalhar em equipe, a habilidade de conectar as pistas às suas respectivas origens e as justificativas apresentadas nas hipóteses sobre a origem e uso das palavras. O debate final também será um importante componente avaliativo, onde a habilidade de argumentação, o respeito pelas ideias dos colegas e a capacidade de reflexão sobre a diversidade linguística e a importância de combater o preconceito linguístico serão ponderados.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a realização desta atividade incluem cartões coloridos para a escrita das palavras e expressões com suas respectivas pistas, lupas de papel que serão confeccionadas pelos próprios alunos como parte da preparação para a atividade e recursos audiovisuais para a apresentação das descobertas e condução do debate. Esses recursos facilitarão a imersão dos alunos no papel de detetives linguísticos, promovendo uma experiência de aprendizagem ativa e significativa.

  • Cartões coloridos para as palavras e expressões.
  • Lupas de papel para investigação.
  • Recursos audiovisuais para apresentações e debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo