Detetives de Fábulas

Desenvolvida por: Luana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de fábulas

A atividade 'Detetives de Fábulas' tem como propósito transformar a sala de aula em um cenário de investigação literária, onde os alunos, atuando como detetives, buscarão resolver o mistério de identificar a quais fábulas pertencem trechos misturados entregues a eles. Para isso, eles contarão com pistas escondidas pelo ambiente da sala. Ao longo dessa busca, eles deverão identificar elementos como personagens, cenários e a moral das histórias. O processo culminará com a compartilhação das descobertas, permitindo aos alunos a prática da localização de informações explícitas e implícitas e estimulando uma leitura crítica e atenta dos textos. Este jogo de observação e análise textual promete ser divertido e recheado de descobertas, além de fomentar o trabalho em equipe e desenvolver habilidades de pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar textos literários de uma maneira lúdica e colaborativa, desenvolvendo habilidades de leitura, interpretação e análise crítica. Através da identificação de trechos de fábulas, os estudantes trabalharão a localização de informações explícitas e implícitas, além de aprimorar a compreensão do texto. Este trabalho colaborativo visa também estimular a construção do conhecimento de forma coletiva, promovendo habilidades sociais como comunicação, respeito ao turno do outro e trabalho em equipe.

  • Desenvolver a habilidade de leitura crítica.
  • Praticar a localização de informações explícitas e implícitas em textos.
  • Estimular a interpretação e compreensão de fábulas, identificando personagens, cenários e moral da história.
  • Fomentar o trabalho em equipe e habilidades sociais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

Conteúdo Programático

A atividade engloba a leitura e interpretação de fábulas, incentivando os alunos a identificar e refletir sobre elementos específicos como personagens, cenários e morais. Tal abordagem enfatiza o desenvolvimento de habilidades de análise textual, localização de informações e compreensão leitora. O conteúdo programado insere-se no contexto maior de literatura infantojuvenil, análise literária e compreensão textual.

  • Leitura de fábulas.
  • Análise literária de textos narrativos.
  • Localização de informações explícitas e implícitas.
  • Interpretação de texto e identificação de elementos literários.

Metodologia

Nesta atividade interativa, os alunos se engajam na identificação de trechos de fábulas por meio de pistas escondidas pela sala de aula. Aplicando metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, os estudantes atuarão de forma colaborativa, empregando habilidades de leitura, interpretação e análise crítica de textos. O aspecto lúdico é um componente crucial, tornando o aprendizado mais envolvente.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade e distribuição dos trechos de fábulas aos alunos, além do inicio da busca por pistas. A segunda aula será destinada à conclusão da busca, discussão em grupo das descobertas e sistematização das informações no quadro.

  • Aula 1: Introdução da atividade e início da investigação literária.
  • Aula 2: Conclusão da investigação, discussão e sistematização das descobertas.

Avaliação

A avaliação será formativa e processual, considerando a participação ativa, colaboração entre os colegas e a capacidade de localizar informações explícitas e implícitas nos textos. Será dada atenção à habilidade de interpretar os trechos lidos, identificar características literárias das fábulas e contribuir para as discussões em grupo. A habilidade de trabalhar em equipe, respeitar as ideias dos colegas e contribuir para a formulação de uma compreensão coletiva também será valorizada.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem cópias de trechos de fábulas misturadas, pistas escondidas pela sala, quadro para a sistematização das informações, marcadores e adesivos para demarcação das pistas. A utilização de materiais recicláveis e acessíveis assegura a viabilidade da atividade, promovendo também a conscientização sobre sustentabilidade.

  • Cópias de trechos de fábulas
  • Pistas escondidas pela sala
  • Quadro para sistematização das informações
  • Marcadores e adesivos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo