Detetives de Histórias

Desenvolvida por: Kátia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de uma História de Mistério

Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para explorarem sua criatividade e habilidades de escrita ao desenvolverem uma história de mistério. Inicialmente, cada grupo receberá fichas para planejarem os elementos essenciais da sua narrativa, tais como personagens, cenários e objetos que instigam o mistério. Essa fase de planejamento é crucial para estruturar a história de forma coesa e interessante. Posteriormente, os grupos elaborarão o enredo, prestando atenção especial à clareza e descritividade, elementos essenciais para capturar o interesse do leitor. Após a construção da narrativa, haverá um momento de revisão colaborativa, onde os alunos poderão sugerir ajustes e melhorias para os textos uns dos outros, incentivando o desenvolvimento crítico e a cooperação. Finalizando a atividade, os estudantes editarão as versões finais dos seus textos, incorporando ilustrações que complementem e enriqueçam suas histórias. O resultado será um conjunto de pequenos livros de mistério, fruto da criatividade e esforço colaborativo dos alunos, prontos para serem compartilhados com a turma.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de leitura, escrita e análise crítica nos alunos, promovendo a compreensão de narrativas e estimulando a criatividade. Ao planejar e escrever histórias de mistério em grupo, espera-se que os alunos aprimorem sua capacidade de trabalhar colaborativamente, respeitar as ideias dos colegas e sugerir melhorias construtivas. Além disso, esta atividade visa melhorar as habilidades de escrita dos estudantes, focando em aspectos como clareza, coesão e coerência textuais. A incorporação de ilustrações às histórias escritas serve para engajar ainda mais os alunos no processo criativo, permitindo que explorem diversas formas de expressão.

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Estimular a criatividade ao criar histórias de mistério.
  • Promover a capacidade de análise crítica e revisão colaborativa entre pares.

Conteúdo Programático

A atividade 'Detetives de Histórias' centra-se no gênero narrativo, especificamente na construção de histórias de mistério, abordando elementos como personagens, ambientação e enredo. A revisão colaborativa do texto será um momento de aprendizagem significativa, onde os alunos poderão aplicar e reconhecer as estruturas linguísticas e narrativas trabalhadas em aula.

  • Elementos da narrativa: personagens, cenário, enredo.
  • Revisão de texto: estratégias para correção e melhoria.
  • Ilustração narrativa: complementação da história através de figuras.

Metodologia

Esta atividade é estruturada na metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos assumem um papel central na construção do seu conhecimento. Através da colaboração, discussão e criação conjunta, os alunos serão incentivados a tomar decisões, resolver problemas e produzir conhecimento de forma significativa e contextualizada. O uso de fichas de planejamento e revisão em grupo promove uma dinâmica interativa e reflexiva, essencial para a consolidação das habilidades de escrita e análise textual.

  • Trabalho em grupo para estimular a colaboração e criatividade.
  • Uso de fichas de planejamento para estruturar a história.
  • Revisão colaborativa do texto para aprimoramento da narrativa.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será feito o planejamento da história e o início da escrita. Na segunda aula, os alunos realizarão a revisão colaborativa e a edição final do texto, incluindo as ilustrações.

  • Aula 1: Planejamento da história e início da escrita.
  • Aula 2: Revisão colaborativa, finalização e ilustração do texto.

Avaliação

A avaliação será realizada com base na participação e colaboração durante todo o processo, na qualidade da história criada (considerando clareza, criatividade, coesão e coerência) e na contribuição à revisão dos textos do grupo. Além disso, a adequação e criatividade das ilustrações como complemento à narrativa também serão consideradas. Serão valorizados o esforço e o engajamento dos alunos na atividade, bem como a habilidade de trabalhar em grupo e aceitar sugestões construtivas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como papel e lápis para a escrita e ilustração das histórias. Fichas de planejamento do enredo, personagens e cenários serão fornecidas pelo professor para auxiliar na organização das ideias. A utilização de dicionários e acesso à internet para pesquisas pode enriquecer a qualidade das histórias e ilustrações.

  • Papel e lápis/canetas.
  • Fichas de planejamento de enredo, personagens e cenários.
  • Dicionários e acesso à internet.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo