Esta atividade visa aprofundar o conhecimento dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre palavras parônimas, fomentando habilidades de escrita, leitura e oralidade. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada um receberá envelopes misteriosos com palavras parônimas. Eles deverão, com o auxílio de dicionários ou a internet, investigar os significados dessas palavras e elaborar pequenas histórias que as empreguem corretamente. Esta metodologia ativa permitirá que os alunos atuem como protagonistas de seu aprendizado, desenvolvendo autonomia, criatividade e habilidades analíticas ao distinguir e aplicar palavras de ortografia e significado semelhantes, porém distintos. Ao final da atividade, cada grupo apresentará suas histórias, praticando a oralidade e compartilhando os aprendizados com a turma.
O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de identificar e aplicar corretamente palavras parônimas, melhorando sua compreensão leitora e escrita. Busca-se também estimular a pesquisa, o trabalho em equipe, a criatividade no uso da língua e a habilidade de apresentação oral, aspectos fundamentais para um domínio mais completo da Língua Portuguesa. Este exercício prático facilita a memorização e o entendimento das nuances do vocabulário, promovendo uma aprendizagem significativa e duradoura.
A atividade está alinhada ao ensino de Língua Portuguesa no 5º ano do Ensino Fundamental, com ênfase no uso e na compreensão de palavras parônimas, que são fundamentais para a ampliação do vocabulário e a precisão na comunicação escrita e oral. Esta proposta pedagógica também aborda habilidades de pesquisa e uso de recursos digitais e impressos para busca de informações, além de estimular a expressão criativa e a cooperação entre os alunos.
A metodologia adotada combina Atividade Mão-na-massa, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos de maneira ativa na aprendizagem. Ao investigar e aplicar as palavras parônimas em histórias, os alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos, enquanto a estratégia de Sala de Aula Invertida permite que desenvolvam autonomia no aprendizado ao pesquisar significados. A apresentação das histórias introduz elementos de Aprendizagem Baseada em Jogos, incentivando a interatividade e dinamismo em sala.
A atividade será dividida em 5 aulas de 60 minutos cada, possibilitando uma distribuição adequada das etapas de pesquisa, criação e compartilhamento. Esta estrutura permite aprofundamento e reflexão adequados durante todo o processo de aprendizagem.
A avaliação será processual e baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade. Será considerada a correta aplicação das palavras parônimas nas histórias, criatividade, coesão e coerência textual, além da qualidade das apresentações orais. O feedback será dado individualmente e ao grupo, valorizando os esforços e avanços de cada estudante, além de orientações para melhorias. Exemplos de critérios específicos incluem: precisão no uso das palavras investigadas, trabalho em equipe e engajamento durante as apresentações.
Para a realização desta atividade, serão necessários envelopes para os grupos contendo as palavras parônimas, acesso a dicionários físicos ou online e, se possível, dispositivos com acesso à internet para pesquisas. A disponibilidade de um espaço adequado para as apresentações finais também é essencial, além de materiais de apoio para a escrita das histórias, como papel e canetas.
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